29 de setembro de 2014
Carlos, um jovem empresário, do tipo “casca-grossa”, trabalhador, primeiro a chegar e último a sair, sabe-tudo e faz-tudo e não tem tempo ruim. Pelo fato do Carlos ser muito bom, sua empresa começa a crescer e ele acaba precisando de uma pessoa que nem ele para ajudá-lo a cuidar do seu negócio.
Carlos fez um processo seletivo e contratou Pedro. Pedro era um rapaz recém-formado da universidade e era bastante esperto. Como Pedro entrou no “fogo”, Carlos não teve tempo de treiná-lo e deu as seguintes dicas: Pedro, o cliente vai te ligar, quero que você seja extremamente atencioso, proativo e seja responsável com as solicitações dele, OK? Pedro fez que sim com a cabeça.
Primeira semana Pedro foi bastante atencioso e ficou horas no telefone resolvendo o problema do cliente. Teve a proatividade de ir até a empresa do cliente e resolver a situação de vez, explicou cada detalhe do que estava acontecendo e reforçou: não vai mais acontecer.
Mas o que aconteceu? Diversos outros clientes ligaram para o Carlos indignados dizendo que ninguém atendia na empresa em horário comercial. Quando Carlos vai até a empresa: onde está o Pedro? Carlos fica indignado também e resmunga:
“Não tem jeito mesmo, ninguém faz do jeito que eu faço. Funcionário é tudo igual, não entende o que a gente precisa.”
Bom, o final você já pode imaginar né? O que acontece que isso é muito comum nas empresas. Mas o que de fato ocorreu na empresa do Carlos? Ué, muito simples, se eu perguntar o que é “ser responsável”, “ser proativo” e “ser atencioso”, você vai entender de um jeito, eu vou entender de um jeito, o Carlos vai entender de outro e o Pedro de outro completamente diferente.
Enfim, comunicação é um problema em qualquer lugar mas é um problema pois as pessoas acabam usando essas expressões “grávidas” que mencionamos acima. E o que torna essas expressões difíceis de estabelecer uma comunicação interna na sua empresa efetiva é justamente que elas são extremamente dependentes de contexto. Levando em consideração que cada pessoa tem um passado, crenças e principalmente experiências profissionais distintas, essas frases vão significar coisas completamente diferente para cada grupo.
Sabendo disso, criamos o infográfico 4 Passos Para Se Comunicar Com Clareza onde são passos simples baseado em conceitos de Programação Neurolinguística que vão determinar se a sua comunicação interna foi efetiva ou genérica. Use esse infográfico como referência na sua empresa e jamais terá efeito “telefone sem fio” nas tarefas da sua equipe:
Muito sucesso para você!]]>