19 de janeiro de 2023
Definir o macroprocesso da empresa é uma tarefa importante numa boa gestão. Pois, é a partir disso que os líderes terão a visão geral de como o negócio funciona. É como se fosse um mapa de todas as atividades empresariais.
Não ter o macroprocesso organizacional desenhado prejudica a gestão de qualquer negócio.
Por isso, este conteúdo vai te proporcionar TUDO o que você precisa saber para documentar os processos da sua empresa e ter a garantia de melhores resultados!
Boa leitura!
Os processos dentro de uma empresa são as tarefas que acontecem continuamente seguindo um passo a passo. Cada uma destas atividades cumprem um objetivo geral e um objetivo específico e possuem indicadores individuais de qualidade. Sendo assim, toda empresa possui vários processos.
Por exemplo, num restaurante há os processos de:
Numa empresa, é fundamental existir os processos extraordinários – que é uma documentação com o passo a passo de como realizar uma atividade.
Isso vai garantir que pessoas comuns possam desempenhar aquela atividade com excelência.
Entenda melhor a importância dos processos extraordinários de uma empresa na explicação a seguir do Marcelo Germano:
Agora que você entendeu o que significa ter um processo na empresa, está na hora de entender o que é o macroprocesso.
O macroprocesso é o conjunto de tarefas e processos que, juntos, são fundamentais para atingir os objetivos estratégicos da empresa.
Então, dentro do macroprocesso, você vai ter os processos essenciais.
Ou seja, são esses processos que vão garantir a entrega dos resultados da sua empresa.
Ao estabelecer um macroprocesso, a empresa começa a desenvolver uma cultura de processos. Isto é, o hábito e comportamento de estabelecer processos para cada atividade essencial naquele negócio.
Quando você começa a vivenciar uma cultura de processos, existem três elementos básicos que você precisa entender:
Assim, toda vez que algo dá errado ou uma situação incomum acontece, quem executa o processo deve comunicar a supervisão.
Por exemplo: Se alguém não seguiu o processo corretamente, é preciso registrar essa anomalia e avisar a supervisão.
Primeiramente, vai entender o que aconteceu. Então, se for o caso, vai treinar adequadamente o colaborador.
Seguir esse passo a passo garante que a empresa obtenha diversos benefícios. Este são alguns dos mais certeiros:
Ao ter uma visão holística de todos os processos da empresa, torna-se mais fácil de organizar para que haja o menor número de erros. Além disso, torna-se mais fácil visualizar onde estão ocorrendo equívocos, permitindo agir mais rapidamente na solução.
Uma equipe guiada por uma cultura de processos sabe exatamente o passo a passo que deve realizar em cada tarefa.
No dia a dia, esta ação permite a cada colaborador executar as atividades de forma mais rápida e produtiva. Assim, o time ganha performance e eficiência.
Ter um macroprocesso definido é como poder olhar para o computador de bordo de um avião. Só de bater o olho, o piloto consegue conferir todos os indicadores que precisa para analisar a saúde daquele voo.
Da mesma forma, o empresário tem o dever de ter todos os processos e métricas visíveis para que consiga tomar decisões rápidas e assertivas.
Se o líder souber usar o macroprocesso a seu favor na gestão empresarial terá garantia de melhores resultados na organização.
Afinal, ele estará munido de informações importantes a todo momento, lhe permitindo tomar decisões mais estratégicas de forma rápida.
Aprenda a seguir o passo a passo de como estabelecer o macroprocesso da sua empresa, documento que você deverá revisitar em toda reunião de estratégia e nas situações em que houver problemas processuais.
Este documento, assim que pronto, deverá ser explicado a todos os colaboradores. Entretanto, será papel dos líderes de cada setor consultar o macroprocesso toda vez que se depararem com algum erro processual.
Afinal, o macroprocesso não deve ser escrito em pedra. Cabe ao gestor, líderes e colaboradores ter ideias para aprimorar este documento.
O primeiro passo é identificar os subprocessos, ou seja, entender quais são as tarefas que fazem parte de cada atividade da sua empresa.
Por exemplo, no departamento financeiro existem os processos de conciliação bancária, fluxo de caixa, DRE, emissão de nota fiscal, entre outros.
Para identificar quais são os processos, é preciso fazer uma consulta minuciosa junto dos líderes de cada setor e, se possível, com toda a equipe.
Para realizar esta etapa esteja munido de todas as dicas!
Confira no episódio 37 do Podcast EAG uma aula completa com o Marcelo Germano que vai te ensinar o passo a passo de como criar processos na empresa.
A segunda etapa é validar os subprocessos com a sua equipe por meio de uma auditoria.
Nessa auditoria você deverá treinar alguns funcionários para realização de uma tarefa.
Os colaboradores selecionados deverão checar se os processos estão sendo executados corretamente ou não.
A auditoria poderá ser repetida de tempos em tempos para garantir a melhoria constante dos processos internos.
Na Empresa Autogerenciável ela é feita a cada 6 meses.
Já que está determinado a criar o macroprocesso do seu negócio, este é um bom momento para fazer a sua primeira – ou nova – auditoria.
Agora que você já identificou e validou os subprocessos está na hora de criar um fluxograma de processos respeitando a hierarquia da empresa.
Para isso, uma ferramenta de fluxogramas irá te ajudar.
Aqui está algumas dicas de ferramentas para criar fluxogramas 100% gratuitos:
Lembre-se sempre de respeitar a hierarquia do macroprocesso:
PROCESSO > SUBPROCESSOS > ATIVIDADES > TAREFAS >
Caso tenha dúvidas, use o modelo de fluxograma de macroprocesso abaixo para embasar o seu desenho!
Confira a explicação do Marcelo Germano exemplos de como fazer o fluxograma e tire suas dúvidas sobre como estabelecer o seu!
Assim que terminar, visualize o seu macroprocesso e identifique possíveis pontos de erros. A partir daí, você já estará usando o documento que acabou de criar para aprimorar a gestão empresarial.
Precisando de mais modelos antes de ir à prática?
Confira a seguir um exemplo de macroprocesso da APS (Atenção Primária à Saúde) realizado pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios brasileiros. O documento foi disponibilizado em uma oficina de macroprocessos do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
Os processos operacionais de um restaurantes incluem:
Já no caso da logística, os macroprocessos são:
No caso dos recursos humanos, são:
Existem 3 tipos de macroprocessos que podem ser usados numa empresa:
Confira um exemplo do processo de venda de uma empresa.
O organograma organizacional é uma visão geral da hierarquia de funções de todos os setores da empresa. Ou seja, todos os cargos presentes na organização e a forma com que eles se relacionam.
É a visão geral de pessoas.
Confira aqui como fazer um organograma empresarial.
Enquanto isso, o macroprocesso da empresa é a visão geral dos processos e atividades que cada uma dessas pessoas realiza, podendo ser visualizado em diferentes níveis de profundidade.
Ambos os documentos são necessários para uma boa gestão empresarial.
Por isso, confira a seguir a explicação do Marcelo Germano sobre quando usar cada uma destas ferramentas no seu dia a dia enquanto dono de empresa:
Os macroprocessos são diferenciados da Instrução de Trabalho porque apenas informam quais são os afazeres necessários que precisam ser executados pelos colaboradores.
Já as instruções de trabalho explicam especificamente o que precisa ser feito, como deve ser executado e todos os detalhes para que essa ação possa ser executada por qualquer pessoa.
Portanto, um é complementar ao outro, onde podem até mesmo serem mapeados em conjunto, onde os macroprocessos são determinados e a instrução de trabalho usada para especificar o que deve ser feito.
Por fim, é importante entender a diferença entre os tipos existentes, que são divididos entre:
Precisando de ajuda para ajustar os processos da sua empresa?
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