Metas empresariais: como determinar e obter resultados
17.10.2022
Estabelecer metas empresariais é um dos primeiros pontos que empresas de sucessos devem realizar para que assim, possam ir além do esperado e aumentarem grandemente os números de vendas e lucro.
Porém, para que esses objetivos sejam traçados com sucesso e objetividade, é preciso ter um planejamento estratégico bem definido, entender o que precisa ser feito com cuidado e observar tantos outros pontos.
Quer começar essa aplicação dentro de sua empresa, porém, não sabe exatamente como ou quando? Confira aqui no artigo mais sobre como funciona, quais são os conceitos e dicas únicas!
A meta nada mais é do que definir um ponto de chegada dentro de sua empresa, onde algumas das possibilidades podem ser:
Definição de meta

- Valor x até o final do semestre;
- Contratação de 10 novos funcionários em um ano;
- Aumento de determinada quantidade no final do faturamento trimestral.
Conceito de metas empresariais
As metas de um negócio são alvos escolhidos de forma prévia por uma empresa, estabelecendo assim qual será o dia final para que seja verificado se foi alcançado ou não. Geralmente as metas são divididas entre curto e médio prazo, além das subdivisões internas para que possa ser melhor planejada. Veja no vídeo abaixo mais sobre o planejamento mais indicado para alcançar metas, onde há um plano de ação, execução e assim, o resultado angariado. https://www.youtube.com/watch?v=udVhGUB7rUAImportância das metas empresariais
Está se perguntando sobre qual é a importância das metas empresariais? Alguns dos principais pontos que são decorrentes da aplicação de objetivos, são:- Aumento da produtividade da equipe: todos os funcionários começam a trabalhar em prol da mesma conquista;
- Determinação do que é prioridade: sabe-se o que se deseja de forma inicial, articulando todos da equipe para que o objetivo seja atingido;
- Unificação da equipe: tenha um time mais engajado ao determinar uma questão que precisa ser alcançada por todos os indivíduos;
- Maior assertividade: com essa determinação do que precisa ser feito, menos tempo é desperdiçado, focando no que é prioridade.
Por que estipular metas empresariais?
O principal ponto de estipular metas empresariais é de conseguir com que planos e ações que são importantes para a empresa, sejam executados com mais facilidade e direcionamento. Portanto, se existem questões específicas que precisam ser executadas em sua empresa, é a hora de definir isso como meta e assim, trabalhar com todos os envolvidos para que isso aconteça. Lembre-se que meta precisa:- Ser importante e relevante para o setor de atuação;
- Encantar os envolvidos;
- Ter tempo estipulado para que seja concluída;
- Trazer benefícios significativos para os envolvidos.
Como determinar metas empresariais?
Existem muitas formas de conseguir determinar algumas metas empresariais, principalmente porque existem várias metodologias designadas para que isso aconteça. Um dos mais utilizados é o OKRs - Objectives and Key Results -, usado por grandes empresas ao redor do mundo. A ideia principal é a definição de um objetivo e como ele será mensurado, incluindo assim fatos importantes para que tenha-se direcionamento e cuidado no que será feito. Além disso, geralmente são incluídos prazos curtos para a conclusão, permitindo assim com que existem avaliações de tempos em tempos. É preciso que uma meta seja definida, afinal, nada será prioridade se tudo é importante da mesma forma! Assim, vale a pena definir um objetivo para a empresa de forma geral, uma para cada equipe e até mesmo uma para cada pessoa de forma individual, permitindo com que todos tenham objetivos individuais e em comum. As metas precisam ser realistas e condizentes com o que é possível de ser alcançado, do contrário, só vão gerar insatisfação e frustração com todos os envolvidos.Como alcançar as metas empresariais?
Quer saber o que deve ser feito para que as metas empresariais estipuladas sejam alcançadas? Veja abaixo algumas dicas para começar a aplicar o quanto antes dentro de sua companhia e assim, visualizar os primeiros resultados o quanto antes esperar:- Defina a meta: saiba o que deseja-se atingir, seja certo valor de faturamento, contratação de novos funcionários ou demais variações;
- Verifique a situação da empresa: é nesse momento que você deve compreender o cenário atual do negócio, se essa meta é possível de ser aplicada, quais são as consequências financeiras, se existem pessoas suficientes para que seja executada e muito mais;
- Seja realista: como dito anteriormente, essa meta precisa ser condizente e possível de ser aplicada, do contrário, apenas maiores problemas serão gerados;
- Selecione os indicadores: você precisará ter indicadores claros para que possa fazer o acompanhamento próximo dos planos de sua empresa, medindo assim o que está correto e o que precisa ser revisto;
- Tenha um plano de ação: crie ações e o que deve ser feito para que o objetivo seja atingido no final das contas, do contrário, de nada adianta ter uma belíssima meta e não começar a trabalhar para que seja realizada.
Exemplos de metas empresariais
Metas são questões muito pessoais para cada empresa, por isso, é preciso fazer uma análise interna primeiramente para que assim, possa escolher a melhor para seu negócio. Algumas das mais comumente estipuladas dentro das empresas, são:- Adquirir novos clientes;
- Ampliar o faturamento;
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir os custos operacionais;
- Crescer de forma exponencial;
- Inovar os processos internos;
- Ter maior fidelização de clientes;
- Ter um melhor fluxo financeiro;
- Melhorar a retenção de talentos;
- Ter mais competitividade dentro do mercado de atuação.

QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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