5 de abril de 2021
Seu funcionário vive dando desculpas, como:
E muitas outras…
Você não está sozinho no mundo.
Pode até parecer que essas coisas só acontecem com você.
Mas não é verdade.
Isso acontece com todas as pessoas que não têm uma cultura forte, uma liderança forte e uma gestão eficiente.
É seu e de todos da empresa.
Mas fique tranquilo que a culpa não é sua, afinal de contas, nós não somos educados e nem treinados para ter comportamento voltado para soluções de problemas.
Está bem?
Mas apesar da culpa não ser sua, não adianta reclamar. Você precisa agir enquanto gestor e dono(a) da empresa.
E pode ficar tranquilo(a) que eu não vou te desamparar.
Muito pelo contrário: eu escrevi esse post justamente para te dar uma opção do que fazer quando um funcionário vive dando desculpas.
E nessa série, eu vou abordar em cada post, uma forma de lidar com cada desculpa que seu funcionário dá, beleza?
Então vamos para a clássica:
Você fala algo para seu funcionário, seja uma solução para um problema, ou algo para fazer.
Depois de algum tempo, o teu funcionário não segue o que você pediu para ele fazer.
E ele fala a seguinte frase:
“Você nunca me falou isso.”
Você se pergunta:
Será se eu estou ficando louco?
Como que eu nunca falei?”
E há situações onde você repetiu diversas vezes, e parece que a pessoa não entende.
Parece que entra em um ouvido e sai no outro, é como se você estivesse falando com uma parede, né?
Isso acontece porque infelizmente nós não somos educados para, quando errar, assumir o erro e seguir em frente, buscando fazer o certo.
Afinal de contas, o erro faz parte do processo de aprendizagem.
E a forma como você lida com ele, é que vai te diferenciar de pessoas comuns… de pessoas extraordinárias.
Seguinte, empresário(a):
Você vai fazer uma espécie de diário de bordo.
Eu fiz isso, inclusive, em minha empresa, e chamei de Registro de Ocorrência.
O que você vai fazer com esse diário, é o seguinte:
Toda vez que acontecer algo e você direcionar o teu funcionário, você vai registrar:
Você pode fazer isso em uma planilha de excel, por exemplo.
E quando a pessoa vinha me dizer que eu não havia dito tal solução, tal direcionamento, eu pegava essa planilha, e mostrava para a pessoa:
“Olha aqui, fulano: dia tal, tal horário, você veio e falou sobre o processo tal, onde você estava atendendo esse cliente, e eu falei exatamente isso e foi dado seguimento.
A pessoa ficava travada, porque não tinha o que questionar: estava ali, registrado!
E o R.O. (Registro de Ocorrência) começou a ser chamada pelos funcionários de Ruindade Oculta.
Porque para eles, aquilo era uma forma de fazer ruindade para o colaborador.
E isso se tornou uma nova desculpa…
Nós começamos também a registrar os momentos em que o colaborador fez algo bom, em que ele se sobressaiu.
Então continuamos a fazer o registro da data, hora, o fato, como o funcionário procedeu, e o que nós estamos reconhecendo.
Esse diário acabou se tornando uma ferramenta que auxilia nos feedbacks.
Então mais do que registrar ocorrências, se tornou uma forma de:
Treinar os funcionários a não dar mais desculpas e sim resolver os problemas;
E dar feedbacks para que todos pudesse se desenvolver.
E se você tem funcionário que dá esse e outros tipos de desculpas, eu tenho um convite a te fazer:
Clique no botão abaixo e saiba como eu posso ajudar a você, dono de empresa, a construir uma cultura forte, com uma liderança forte, e com uma gestão eficiente.
E se você ficou com algumas dúvidas sobre esse tema em específico, vou deixar um vídeo aqui embaixo para você.