Miopia empresarial: você tem enxergado as coisas direito?

06.11.2023

Nesta edição da news NO COMANDO, te convido a olhar para a sua empresa de uma forma diferente. Ou melhor: te convido a finalmente começar a enxergar de verdade o seu negócio, já que a miopia (ou a cegueira) empresarial está por trás de muitos estragos e prejuízos por aí.

Quem foca demais no curto prazo e no retorno imediato, acaba perdendo a solidez e a estabilidade que só uma boa visão empresarial pode trazer, aquela que enxerga longe, para além do presente. 

As consequências podem ser desastrosas: oportunidades de negócio perdidas, lucro que não chega, concorrente que ganha espaço e até a falência. O alerta é verdadeiro e urgente, mas não precisa se preocupar: nessa news, eu trouxe um compilado de informações e técnicas úteis que vão te devolver a visão.

DOR LATENTE

O QUE É A MIOPIA EMPRESARIAL?

Literalmente, esse problema de visão dificulta a capacidade de enxergar o que está longe. Metaforicamente, quando trazemos o assunto para o ambiente empresarial, usamos o termo para descrever um líder incapaz de focar no longo prazo.

Os resultados imediatos e as operações do dia a dia, por exemplo, se tornam prioridade e todo o resto sai do campo de visão. Dessa forma, que futuro pode ter uma empresa que só trabalha pelo presente?

O que causa essa miopia? 3 motivos principais

Cada caso é um caso. Mesmo assim, eu percebo as mesmas causas em muitos empresários que não conseguem sair do lugar:

  • Comodismo: esse é um clássico. O medo de mudar parece um mal generalizado. Entretanto, se um negócio não dá lucro e nem vai para a frente, seu momento atual é realmente cômodo?
  • Encantamento pelos lucros do curto prazo: eu não me canso de falar — uma empresa precisa de saúde financeira para crescer. Os lucros imediatos perdem a força quando não se tem uma estratégia de longo prazo para embasar o futuro desse empreendimento.
  • Cultura organizacional fraca: o jeito que a empresa funciona é a sua cultura, e estes hábitos vão ser replicados todos os dias, seja pelo líder, ou pelos funcionários. Como o seu negócio tem funcionado? Sua liderança é forte e a inovação é uma prioridade? Ou a desorganização já virou rotina?

360 NO COMANDO

Confira links e informações que vão gerar insights valiosos para a sua semana.

COMO EVITAR A MIOPIA EMPRESARIAL E VOLTAR A ENXERGAR?

Agora, eu vou te entregar o ouro. Assim que terminar essa news, eu quero que você comece a colocar em prática essas dicas aqui:

  • Entenda que um método ter dado certo no passado não é garantia de que vai funcionar de novo no futuro. Por isso, reavalie a sua estratégia e veja se ela ainda faz sentido, ou se você só está com medo de tentar algo novo;
  • Crie uma cultura organizacional forte. Ou seja, estimule a criatividade e a cooperação para resolver problemas. Além disso, delegue tarefas com eficiência e mantenha os fluxos de atividade organizados. Se a sua cultura for de independência e organização, o seu time trabalhará assim também.
  • Saiba dar feedbacks valiosos. Não importa se eles são bons ou ruins. O que realmente faz a diferença é saber transmitir esse tipo de informação para que o seu time possa aprender e crescer junto com a empresa, se sentindo parte do todo.

DESEJA COMPARTILHAR A SUA HISTÓRIA COM A REDAÇÃO?

Duas vezes ao mês, reservamos um espaço especial em NO COMANDO para que os próprios Marcelo Germano e Rogério Valentim, donos do EAG, possam te aconselhar. TODOS os relatos serão lidos com muita atenção! Quando o seu for respondido, você receberá um e-mail. Além disso, os dados sensíveis da história (nome da empresa e números) serão ocultados. Pode ficar tranquilo! ENVIAR HISTÓRIA.

REDAÇÃO RECOMENDA

Receba indicações de livros, filmes e vídeos diretamente da nossa redação: Marcelo Germano e Rogério Valentim! Inspire-se em conteúdos capazes de virar a mesa para os empresários.

Livro: Miopia corporativa: como a negação de fatos evidentes impede a tomada das melhores decisões

Autor: Richard S. Tedlow

A miopia corporativa é um mal do qual muitos empresários sofrem, infelizmente. Ou seja, quando líderes, até mesmo os inteligentes, não conseguem enxergar os problemas à sua frente, nem qual caminho seguir. Neste livro, o autor traz um panorama muito honesto das consequências catastróficas desse defeito e histórias de empresas que conseguiram dar a volta por cima, superando crises. Quem sabe essa não é a inspiração que faltava para a sua visão melhorar?

INSPIRAÇÃO

“A coisa mais difícil é a decisão de agir, o resto é apenas tenacidade.”
– Amelia Earhart


Esses conteúdos te ajudaram de alguma maneira? Então, compartilhe com quem pode se valer desses insights também.

Não se esqueça: não vai longe quem não consegue enxergar o caminho. Os problemas que eu sei que você está enfrentando agora podem ser puramente falta de visão empresarial. Lembre-se: resultados baixos, pouco lucro, time desengajado e um negócio prestes a quebrar são alguns dos sintomas do problema, sejam eles mais sutis ou mais graves.
A mudança, como sempre, começa por você, o líder. Pronto para sair dessa newsletter e começar a enxergar melhor?

ATÉ SEGUNDA QUE VEM, ÀS 07H01
 
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO