8 de agosto de 2022
Um dos livros que devem estar na cabeceira da cama de todos os empresários é, sem dúvidas, “O mito do empreendedor” de Michael Gerber. A obra com mais de 3 milhões de exemplares vendidos ilustra várias ciladas em que os empreendedores caem no momento de abertura de negócios que são definitivas para alcançar o sucesso.
Se você ainda não leu o Mito do Empreendedor saiba neste conteúdo o que é o tal do mito do empreendedor e se, por uma acaso, você foi acometido por esses “sintomas” deste “surto” que pode levar sua empresa à falência.
Para a Empresa Autogerenciável, o livro foi tido como uma inspiração e base para criação do método empresa autogerenciável.
O mito do empreendedor é composto da ideia de que o trabalho árduo é a solução para todos os problemas e questões da humanidade.
Quando uma empresa é criada, é comum que tenha um objetivo em questão, porém, com o passar do dia a dia, passam a ter o foco em apenas um aspecto e resolução de demais problemas.
Com o crescimento do negócio, o comandante possui o medo de começar a delegar tarefas para seus colaboradores, acreditando que isso terá interferência direta na entrega e qualidade.
De acordo com o livro, o empresário só começa a superar essa questão quando possui o foco em três questões essenciais, que são:
Qualquer empresa que não tenha esses três pilares, está fadada a fracassar, precisando assim da harmonia dos três para que possa ter saúde e prosperidade profissional.
Com foco em mudar principalmente a mentalidade do dono, o livro “O Mito do Empreendedor” debate como o comandante organiza seu tempo e quais são os investimentos que tem aplicado para a consolidação de sua empresa.
Esse foi um dos livros essenciais para a abertura do EAG e sucesso da empresa, por isso confira abaixo quais são as 7 lições sobre o livro e pense em como aplicá-las dentro de seu negócio:
Um dos principais erros dos empresários é de não entender a diferenciação entre conhecimento técnico e o necessário para a administração da empresa.
Os dois diferem entre si, porém, que se complementam.
É preciso ter mais conhecimento técnico do que efetivamente entender sobre o que está sendo produzido na empresa.
O autor do livro comenta sobre três tipos de perfis que devem existir no empreendedor para ter sucesso, que são:
Todas as companhias passam por três fases: infância, expansão e maturidade.
É essencial saber quando está acontecendo a migração de uma para a outra:
Durante a fase da infância, o empreendedor costuma fazer tudo, enquanto na expansão, atinge certa zona de conforto com responsabilidades limitadas.
Para atingir o processo da maturidade, é preciso que o comandante assuma novas responsabilidades e tenha um modelo de negócio sólido.
Quando a maturidade é atingida, muda-se as perguntas que devem ser feitas sobre sua empresa no mercado.
Ao invés do pensamento do que precisa ser feito, aqui o foco é se a ação está funcionando de forma correta.
É preciso pensar em como a companhia estará no futuro, sendo mais relevante do que apenas reproduzir o cenário atual.
A visão do futuro é muito mais interessante para se obter sucesso do que a visão do presente, por isso, esteja sempre se questionando sobre o que pode ser modificado, melhorado ou implementado!
Garantir um modelo de negócio que funciona é essencial para ter mais sustentabilidade.
Nesse caso, é preciso investir em três atividades essenciais:
Por fim, o livro cita que a empresa deve ter uma estrutura de desenvolvimento em 7 passos, que são:
Todos os processos precisam ser bem definidos e fáceis de serem ensinados para qualquer pessoa, assim, a empresa não fica dependente de funcionários gênios ou estrelinhas.
Nesse caso, todas as aplicações, os afazeres e detalhes devem estar bem explicados para que um novo indivíduo possa aprender do zero e se tornar um especialista no assunto.
Assim como os funcionários precisam saber o que vão executar, como devem fazer as ações e os procedimentos da empresa, você, comandante, também deve saber quais são suas responsabilidades.
Desse modo, fica muito mais simples e fácil de focar no operacional, deixando o micro gerenciamento e demais processos delegados para profissionais capacitados para cada função.
Por isso, não perca tempo e faça o organograma preciso de sua companhia, e é claro, não deixe de atualizá-lo quando aprimoramentos e otimizações acontecerem!
A ambição não é algo que deve ser visto como uma coisa negativa dentro de um negócio, na verdade, é o motor que vai motivar com que você, comandante, foque no crescimento de sua empresa.
Afinal, se a sua empresa não está em constante crescimento, o único caminho possível é a decadência e a falência.
Confira no vídeo abaixo mais sobre como os ensinamentos do livro foram aplicados dentro do EAG e saiba mais!
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Confira abaixo mais dos 5 principais ensinamentos que podem ser retirados do livro “O Mito do Empreendedor” e aplique dentro de sua empresa:
É preciso que a empresa tenha processos bem definidos e bem aplicados para que pessoas comuns se tornem cada vez mais entendidas e aptas as funções que lhe são delegadas.
Afinal, ao obter profissionais incríveis e processos que são falhos, é inevitável que além da saída do indivíduo, a empresa esteja fadada ao fracasso quanto antes se imaginar.
De acordo com o livro, todo empresário possui dentro de si três personalidades: do empreendedor, gerente e do técnico.
Cada uma delas tem pensamentos diferentes:
Dessa forma, é essencial encontrar o equilíbrio entre esses três pontos para obter sucesso e uma empresa com resultados cada vez mais singulares.
O mito do empreendedor é crer que o trabalho árduo é a resolução de todas as coisas.
Assim, parte-se do pressuposto de que e execução técnica e contínua é a chave para obter sucesso, porém, que com o passar do tempo, torna-se “apagar incêndios” e colocar a mão na massa.
Porém, o maior problema acontece quando o empresário torna-se apenas um funcionário sem chefe, executando ações de um colaborador, porém, atuando também como comandante.
Conheça aqui algumas das crenças limitantes de empresários que você também pode ter.
É comum que todas as pessoas já tenham tido a ideia de empreender, seja para ganhar mais, para não ter que lidar com patrões ou demais possibilidades.
Mas, é comum sonhar com a ideia de que se “trabalha pouco”, que se tem muito mais tempo e dinheiro para viver, enquanto é preciso muito planejamento estratégico e dedicação para que isso se torne realidade.
E de repente, essa vontade de empreender pode se reverter em surtos de inconformismo, principalmente quando se está executando trabalhos tediosos, não satisfatórios e sem reconhecimento.
Isso é chamado de “O surto do empreendedor”.
Um dos principais pontos do livro é de que não basta entender DO negócio, mas, é preciso entender DE negócios!
Para Gerber, a principal diferença dentro de uma empresa são as atitudes do empresário, onde é primordial o equilíbrio entre as personalidades técnicas, gerenciais e empreendedoras na mente do mesmo.
Para obter sucesso, é preciso se dedicar a aprender cada vez mais sobre mercado de vendas de uma maneira geral, deixando de lado a questão pessoal da empresa, trabalhando PARA e não NO negócio.
Uma verdadeira lenda do empreendedorismo, Michael E. Gerber possui mais de 40 anos de consultoria, além de ter escrito 13 livros de negócios, incluindo “O mito do empreendedor”.
Os ensinamentos ali aplicados lhe deram o título pela revista norte-americana INC de:
O maior especialista do planeta em matéria de pequenas empresas”.
Esses resultados já surtiram efeitos em mais de 65 mil empresas em 145 países ao redor do mundo.
Confira algumas das principais frases do livro de Michael Gerber para se inspirar:
Contrariamente à crença popular, minha experiência me mostrou que as pessoas que são excepcionalmente boas nos negócios não são tão boas por causa do que sabem, mas sim pela sua necessidade insaciável de saber mais.
Se o seu negócio depende de você, você não possui negócios – você tem um emprego. E é o pior trabalho do mundo porque você está trabalhando para um lunático!
Um homem de conhecimento escolhe um caminho com coração e o segue.
A criatividade pensa em coisas novas. A inovação faz coisas novas.
A maioria dos vendedores pensa que vender é “fechar”. Não é. Vender é abrir.
Ficou interessado em saber quais são os outros livros que mudaram a mente de Marcelo Germano? Confira no vídeo abaixo alguns deles e mude de vez seu mindset!
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