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O Mito Do Empreendedor de Michael E. Gerber: resumo e 5 principais ensinamentos do livro

8 de agosto de 2022

Um dos livros que devem estar na cabeceira da cama de todos os empresários é, sem dúvidas, “O mito do empreendedor” de Michael Gerber. A obra com mais de 3 milhões de exemplares vendidos ilustra várias ciladas em que os empreendedores caem no momento de abertura de negócios que são definitivas para alcançar o sucesso.

 

Se você ainda não leu o Mito do Empreendedor saiba neste conteúdo o que é o tal do mito do empreendedor e se, por uma acaso, você foi acometido por esses “sintomas” deste “surto” que pode levar sua empresa à falência.

 

Para a Empresa Autogerenciável, o livro foi tido como uma inspiração e base para criação do método empresa autogerenciável.

 

O que é o mito empreendedor?

O que é o mito empreendedor?

O mito do empreendedor é composto da ideia de que o trabalho árduo é a solução para todos os problemas e questões da humanidade.

 

Quando uma empresa é criada, é comum que tenha um objetivo em questão, porém, com o passar do dia a dia, passam a ter o foco em apenas um aspecto e resolução de demais problemas.

 

Com o crescimento do negócio, o comandante possui o medo de começar a delegar tarefas para seus colaboradores, acreditando que isso terá interferência direta na entrega e qualidade.

 

De acordo com o livro, o empresário só começa a superar essa questão quando possui o foco em três questões essenciais, que são:

  1. Ter visão;
  2. Aplicar a execução;
  3. Possuir organização.

Qualquer empresa que não tenha esses três pilares, está fadada a fracassar, precisando assim da harmonia dos três para que possa ter saúde e prosperidade profissional.

 

Sinopse O mito do Empreendedor – Michael Gerber

Com mais de três milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, “O Mito do Empreendedor” traz métodos eficazes para que você se prepare melhor, mantenha uma atitude positiva e eleve sua produtividade.
Uma verdadeira fonte de conhecimentos indispensáveis para quem está disposto a encarar o desafio de criar o próprio negócio e transformar uma boa ideia em um empreendimento bem-sucedido.
Em “O Mito do Empreendedor”, você vai aprender como preparar seus funcionários para que eles sejam uma extensão sua. Como dar ao negócio a “sua cara”, sem precisar fazer tudo sozinho.
Formas de estruturar sua empresa para superar eventuais turbulências. Como aliar entusiasmo com inovação, para crescer sempre.
Como estabelecer o programa de desenvolvimento que melhor se encaixe em seu empreendimento, visando estabilidade e solidez. “O Mito do Empreendedor” é a sua chance se de tornar um grande empresário, mantendo os pés no chão e obtendo ótima rentabilidade. O caminho para o seu maior sonho está diante de você! Comece a trilhá-lo agora!

 

Resumo do livro o mito do empreendedor – Michael Gerber

Com foco em mudar principalmente a mentalidade do dono, o livro “O Mito do Empreendedor” debate como o comandante organiza seu tempo e quais são os investimentos que tem aplicado para a consolidação de sua empresa.

 

Esse foi um dos livros essenciais para a abertura do EAG e sucesso da empresa, por isso confira abaixo quais são as 7 lições sobre o livro e pense em como aplicá-las dentro de seu negócio:

 

1 – Você pode ser um excelente técnico e péssimo empresário!

Um dos principais erros dos empresários é de não entender a diferenciação entre conhecimento técnico e o necessário para a administração da empresa.

 

Os dois diferem entre si, porém, que se complementam.

 

É preciso ter mais conhecimento técnico do que efetivamente entender sobre o que está sendo produzido na empresa.

 

2 – É preciso ter perfis complementares

O autor do livro comenta sobre três tipos de perfis que devem existir no empreendedor para ter sucesso, que são:

  • Perfil empreendedor: visão de negócio, quando se tem visão sobre as oportunidades de crescimento e resolução de situações triviais;
  • Perfil gestor: aqui o foco é ocupar e criar a ordem de sistemas para que a empresa possa exercer as atividades com mais qualidade;
  • Perfil técnico: onde se têm resultados diante da prática e daquilo que se executa.

3 – Aplicar as três fases empresariais salvará o seu negócio

Todas as companhias passam por três fases: infância, expansão e maturidade.

 

É essencial saber quando está acontecendo a migração de uma para a outra:

  • Infância: forte perfil técnico;
  • Expansão: aqui, é preciso ter mais conhecimento de gestão para o bom funcionamento;
  • Maturidade: por fim, é preciso foco em ter uma visão inovadora do negócio.

4 – Saia da zona de conforto e amadureça

Durante a fase da infância, o empreendedor costuma fazer tudo, enquanto na expansão, atinge certa zona de conforto com responsabilidades limitadas.

 

Para atingir o processo da maturidade, é preciso que o comandante assuma novas responsabilidades e tenha um modelo de negócio sólido.

 

5 – Faça novos questionamentos sempre que puder

Quando a maturidade é atingida, muda-se as perguntas que devem ser feitas sobre sua empresa no mercado.

 

Ao invés do pensamento do que precisa ser feito, aqui o foco é se a ação está funcionando de forma correta.

 

É preciso pensar em como a companhia estará no futuro, sendo mais relevante do que apenas reproduzir o cenário atual.

 

A visão do futuro é muito mais interessante para se obter sucesso do que a visão do presente, por isso, esteja sempre se questionando sobre o que pode ser modificado, melhorado ou implementado!

 

6 – Tenha um modelo de negócio desenhado

Garantir um modelo de negócio que funciona é essencial para ter mais sustentabilidade.

 

Nesse caso, é preciso investir em três atividades essenciais:

  • Inovação: desenvolver novas metodologias para atender as demandas dos clientes com muito mais valor;
  • Quantificação: utilizar métricas para acompanhar o retorno que foi gerado;
  • Orquestração: por meio das duas questões anteriores, encontrar uma forma de remover as complexidades de operações.

7 – Faça um planejamento em 7 passos

Por fim, o livro cita que a empresa deve ter uma estrutura de desenvolvimento em 7 passos, que são:

  1. Objetivo principal;
  2. Objetivos estratégicos;
  3. Estratégia organizacional;
  4. Estratégia de gestão;
  5. Estratégia de pessoas;
  6. Estratégia de marketing;
  7. Estratégia de sistemas.

 

8 – Não dependa de bons funcionários, mas de um bom processo 

Todos os processos precisam ser bem definidos e fáceis de serem ensinados para qualquer pessoa, assim, a empresa não fica dependente de funcionários gênios ou estrelinhas.

 

Nesse caso, todas as aplicações, os afazeres e detalhes devem estar bem explicados para que um novo indivíduo possa aprender do zero e se tornar um especialista no assunto.

 

9 – Faça o organograma funcional da sua empresa e saiba onde se colocar

Assim como os funcionários precisam saber o que vão executar, como devem fazer as ações e os procedimentos da empresa, você, comandante, também deve saber quais são suas responsabilidades.

 

Desse modo, fica muito mais simples e fácil de focar no operacional, deixando o micro gerenciamento e demais processos delegados para profissionais capacitados para cada função.

 

Por isso, não perca tempo e faça o organograma preciso de sua companhia, e é claro, não deixe de atualizá-lo quando aprimoramentos e otimizações acontecerem!

 

10 – Ambição não é algo ruim!

A ambição não é algo que deve ser visto como uma coisa negativa dentro de um negócio, na verdade, é o motor que vai motivar com que você, comandante, foque no crescimento de sua empresa.

 

Afinal, se a sua empresa não está em constante crescimento, o único caminho possível é a decadência e a falência.

 

Confira no vídeo abaixo mais sobre como os ensinamentos do livro foram aplicados dentro do EAG e saiba mais!

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5 principais ensinamentos do livro o mito do empreendedor

Confira abaixo mais dos 5 principais ensinamentos que podem ser retirados do livro “O Mito do Empreendedor” e aplique dentro de sua empresa:

 

Processos extraordinários para pessoas comuns

É preciso que a empresa tenha processos bem definidos e bem aplicados para que pessoas comuns se tornem cada vez mais entendidas e aptas as funções que lhe são delegadas.

 

Afinal, ao obter profissionais incríveis e processos que são falhos, é inevitável que além da saída do indivíduo, a empresa esteja fadada ao fracasso quanto antes se imaginar.

 

As 3 personalidades empreendedoras

De acordo com o livro, todo empresário possui dentro de si três personalidades: do empreendedor, gerente e do técnico.

 

Cada uma delas tem pensamentos diferentes:

  • Empreendedor: sonhador, vive no futuro e costuma ser inovador, estrategista e criador de novos métodos. Por estar sempre mudando, pode criar problemas ao seu redor, prejudicando projetos;
  • Gerente: aqui o foco é a ordem, manter o equilíbrio, porém, com atenção voltada no que são os problemas. É ele quem vai atrás do empreendedor para “arrumar a casa”, concluindo projetos com mais foco e agilidade;
  • Técnico: prega o pensamento de que tudo deve ser feito por ele mesmo para que se tenha sucesso, onde o objetivo é na execução de uma atividade, não sendo muito adepto de inovações, gostando de rotina, segurança e previsão.

Dessa forma, é essencial encontrar o equilíbrio entre esses três pontos para obter sucesso e uma empresa com resultados cada vez mais singulares.

 

A crença limitante dos pequenos empresários

O mito do empreendedor é crer que o trabalho árduo é a resolução de todas as coisas.

 

Assim, parte-se do pressuposto de que e execução técnica e contínua é a chave para obter sucesso, porém, que com o passar do tempo, torna-se “apagar incêndios” e colocar a mão na massa.

 

Porém, o maior problema acontece quando o empresário torna-se apenas um funcionário sem chefe, executando ações de um colaborador, porém, atuando também como comandante.

 

Conheça aqui algumas das crenças limitantes de empresários que você também pode ter.

 

Como vencer o “surto empreendedor”

É comum que todas as pessoas já tenham tido a ideia de empreender, seja para ganhar mais, para não ter que lidar com patrões ou demais possibilidades.

 

Mas, é comum sonhar com a ideia de que se “trabalha pouco”, que se tem muito mais tempo e dinheiro para viver, enquanto é preciso muito planejamento estratégico e dedicação para que isso se torne realidade.

 

E de repente, essa vontade de empreender pode se reverter em surtos de inconformismo, principalmente quando se está executando trabalhos tediosos, não satisfatórios e sem reconhecimento.

 

Isso é chamado de “O surto do empreendedor”.

 

Não adianta entender DO negócio é preciso entender DE negócios

Um dos principais pontos do livro é de que não basta entender DO negócio, mas, é preciso entender DE negócios!

 

Para Gerber, a principal diferença dentro de uma empresa são as atitudes do empresário, onde é primordial o equilíbrio entre as personalidades técnicas, gerenciais e empreendedoras na mente do mesmo.

 

Para obter sucesso, é preciso se dedicar a aprender cada vez mais sobre mercado de vendas de uma maneira geral, deixando de lado a questão pessoal da empresa, trabalhando PARA e não NO negócio.

 

Quem é Michael E. Gerber?

Uma verdadeira lenda do empreendedorismo, Michael E. Gerber possui mais de 40 anos de consultoria, além de ter escrito 13 livros de negócios, incluindo “O mito do empreendedor”.

 

Os ensinamentos ali aplicados lhe deram o título pela revista norte-americana INC de:

O maior especialista do planeta em matéria de pequenas empresas”.

Esses resultados já surtiram efeitos em mais de 65 mil empresas em 145 países ao redor do mundo.

 

Frases do mito do empreendedor

Confira algumas das principais frases do livro de Michael Gerber para se inspirar:

 

  • Contrariamente à crença popular, minha experiência me mostrou que as pessoas que são excepcionalmente boas nos negócios não são tão boas por causa do que sabem, mas sim pela sua necessidade insaciável de saber mais.

  • Se o seu negócio depende de você, você não possui negócios – você tem um emprego. E é o pior trabalho do mundo porque você está trabalhando para um lunático!

  • Um homem de conhecimento escolhe um caminho com coração e o segue.

  • A criatividade pensa em coisas novas. A inovação faz coisas novas.

  • A maioria dos vendedores pensa que vender é “fechar”. Não é. Vender é abrir.

 

Outros livros de negócios que você deveria ler

Ficou interessado em saber quais são os outros livros que mudaram a mente de Marcelo Germano? Confira no vídeo abaixo alguns deles e mude de vez seu mindset!

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Qual o próximo livro de gestão de negócios que você vai ler?

 

Continue acompanhando o Blog da Empresa Autogerenciável para ter mais indicações de livros de negócios!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério