5 de janeiro de 2023
Você já se perguntou sobre qual é o motivo da existência de sua empresa, comandante? Se não sabe bem a resposta, é o momento de parar e refletir sobre essa questão.
A forma como ela é respondida e colocada para os colaboradores é uma poderosa aliada de sua empresa, do employer branding e principalmente como o consumidor vê o proposito da sua companhia.
É com esse requisito que você poderá criar a missão e a visão de sua empresa, além de como serão todas as demais ações aplicadas no futuro do negócio.
Confira mais abaixo sobre como funciona essa declaração de missão de uma empresa e como criar a sua!
A declaração da missão de uma empresa mostra a “essência” do porque as coisas são como são, quais são os motivos do porque ela existe e atua diariamente para mudar a vida das pessoas.
É natural que essa declaração sirva como um “norte” para a contratação de funcionários que estejam dentro da cultura organizacional de sua empresa, sendo usada também para repelir aqueles que não tem nada a ver com o negócio.
Essa declaração precisa responder:
Você sabe responder essas questões, comandante? Se não, é a hora de começar a pensar sobre o que você deseja que sua empresa represente para o público-alvo.
Os termos de visão e declaração de missão podem parecer a mesma coisa, por vezes, estão dispostos da mesma forma ou no mesmo documento da companhia.
Mas, se diferenciam em vários pontos, que são:
Você sabe diferenciar ambas as questões em suas diferenças dentro de sua companhia, comandante?
Ok, mas e afinal, quais são os principais pontos da declaração da missão de uma empresa e qual o seu impacto dentro da companhia?
Confira abaixo:
Pensando em como você pode definir a missão de sua empresa? Veja a seguir algumas dicas do EAG para aplicar dentro de seu negócio:
Com esses apontamentos em específico, fica muito mais fácil conseguir esboçar uma ideia de qual é a missão de sua empresa e assim, colocá-la em prática.
Confira no vídeo abaixo o programa Dica EAG, onde você pode pensar e se inspirar para descobrir efetivamente qual é a missão do seu negócio e como isso impulsiona drasticamente a sua companhia.
Quer saber como fazer a declaração da missão de sua empresa de uma maneira direcionada e efetiva? Veja abaixo algumas dicas para começar o quanto antes.
É importante que não somente o dono da empresa esteja ciente sobre o que será a missão da empresa, mas, também todos os envolvidos no negócio e o cliente em potencial.
Lembre-se que esse será um dos grandes diferenciais em relação aos seus concorrentes, tanto na hora da contratação de novos talentos, na retenção dos mesmos, assim como na escolha do público-alvo.
É preciso deixar o mais claro possível para todos os públicos já citados anteriormente qual é o objetivo de seu negócio.
Por isso, inclua uma página de “Sobre” ou uma especificamente com a “Missão do negócio”, posicionando-se assim de forma oficial e bem clara.
Deixe também com que essa questão esteja clara em todas as redes sociais e meios que sua empresa pode ser encontrada.
Aqui no EAG a nossa missão está descrita de forma sucinta e rápida em nossas redes sociais:
Você sabe definir qual é a sua em pouca palavras? Talvez seja o momento de incluir esse exercício nos seus afazeres.
Com base nessa missão, é a hora de criar o código de cultura de sua companhia e deixá-lo disponível para todas as pessoas que quiserem saber mais sobre o seu negócio.
É ele quem vai facilitar a visão do que a sua empresa deseja e despertar a curiosidade dos interessados em saber mais.
Na hora de contratar funcionários, deixe claro qual é o objetivo da empresa e como isso realmente pode mudar a vida das pessoas ao seu redor.
Não deixe de repassar a “experiência” para o futuro colaborador, assim, você cria a conexão necessária para achar funcionários aplicados e que vão realmente se conectar com o propósito do negócio.
Não invista somente na missão de forma escrita no negócio: deixe visível também em todos os pontos da comunicação visual da empresa.
Pense em qual será a logo que melhor representa sua empresa, quais são as cores mais aplicáveis, quais são as maneiras de se comunicar que mais se encaixam com o perfil da companhia.
É preciso que os trabalhadores de sua empresa realmente VIVAM a causa e a missão do negócio, portanto, vale a pena pensar em dinâmicas e estratégias que reforcem esse processo no dia a dia dos envolvidos.
Que tal explorar a gratidão por meio de 3 agradecimentos rápidos do dia a dia? Que tal pensar em como o produto ou serviço realmente muda a vida das pessoas quando adquirido?
Tudo isso dará a “cara” da declaração da missão de sua empresa, além de reforçar essa questão em todos os meios possíveis para quem quer descobrir mais sobre a companhia.
Confira no podcast abaixo mais sobre qual é a relação entre funcionário engajado e o real propósito de sua empresa e reflita sobre essa questão tão importante!
A declaração da missão da empresa não deve ser uma questão pontual na sua empresa, na verdade, ela precisa ser vivenciada, respirada e aplicada em tudo o que você, comandante, fizer e sua equipe.
Lembre-se que a empresa é a cara do dono, portanto, é preciso viver tudo aquilo que você deseja vender para o seu cliente.
Que tal começar a aplicar diariamente essa questão que permeia o seu negócio e verificar o quanto isso mudará a sua empresa?
Se você está enfrentando problemas para engajar a sua equipe com a missão de sua empresa, talvez seja o momento de saber mais sobre o programa EAG.
Por meio de seis pilares únicos e específicos, ajudamos com que seu negócio saia do caos e comece a realmente ser compreendido tanto de forma interna, quanto externa.
Encontre o propósito da sua companhia com a nossa ajuda, além de tornar toda a sua equipe cada vez mais autogerenciável!