6 de janeiro de 2016
Passado a euforia e as promessas de fim de ano é hora de encarar a realidade. O que você vai fazer para ter um 2016 espetacular? Para você que é dono de uma pequena e média empresa nós começamos o ano de 2016 lidando com um grande desafio na nossa economia. A má notícia é que vai ser um ano duro. Eu não sei para você, mas 2015 foi um ano difícil pra várias empresa, algumas se saíram muito bem e algumas nem tantos. Nas minhas empresas, por exemplo, em uma delas nós dobramos o faturamento, em outra tivemos uma queda de 30% no nosso faturamento e no EAG (Empresa Autogerenciável) que montei em 2015 fomos muito bem ano passado. Então, o que eu tenho para falar para vocês é que 2016 vai ser um ano difícil economicamente falando, falta liderança no nosso país, uma economia mais equilibrada e principalmente o nosso problema político que é enorme. E a boa noticia é que as grandes empresas surgem em momentos de dificuldade, e eu não sei o que você prometeu esse ano, mas supondo que este é o seu caso eu quero te ajudar nessa caminhada ao longo desse ano. A questão é porque as pessoas não acabam atingindo os seus objetivos? O que acontece é chega segunda-feira as pessoas não colocam em prática aquilo que elas prometeram. As pessoas que colocam em prática aquilo que elas prometeram no primeiro e no segundo dia elas têm 90% de chances de atingir seus objetivos, e aquelas pessoas que não colocam em prática vão voltar para o piloto automático do dia a dia. Eu não sei o que você planejou, mas pega todo esse planejamento e se pergunta: o que tem que ter acontecido esse ano para que dia 31 de dezembro você dizer que foi o melhor ano da sua vida? E o que eu te digo é muito simples. Pega esse resultado, divide ele em pequenas partes e determina o que precisa acontecer no primeiro trimestre, no primeiro mês e na primeira semana para você chegar mais próximo daquilo que você planejou. E para facilitar esse processo, pega um calendário e determina qual o resultado que você vai querer gerar para sua empresa logo na primeira semana e divide os dias da semana em dias estratégicos. Para mim funciona da seguinte maneira, eu acostumo dividir em 3 tipo de dias: dias de foco, dias de limpeza e dias livres. Minha dica é não só planejar a primeira semana, mas todo o mês e até o ano inteiro. Uma das coisas que fiz no EAG foi planejar o ano inteiro, os treinamentos e as viagens que preciso fazer. Então todo começo de semana eu determino qual o resultado que eu quero atingir no final da semana e na sexta-feira eu olho esse planejamento e respondo três perguntas: o que funcionou, o que não funcionou e o que eu preciso fazer de diferente. E dentro dos resultados traçados eu analiso quais foram os resultados que eu consegui e porque eu consegui, e se eu não consegui, por quê? É muito mais fácil planejar a semana em cima dos resultados que pretendemos atingir. E tão importante quanto planejar é ter indicadores para saber se você esta evoluindo ou não. E quando você mede você é capaz de criar melhorias. Tudo isso que acabei de falar é conhecido como PDCA – ou ciclo de deming, um exemplo de modelo de planejamento. Espero que estas dicas valiosas ajudem no crescimento da sua empresa. Até breve e um ótimo começo de 2016]]>