23 de agosto de 2022
Um dos primeiros passos para que empresas possam ter profissionais de alta capacidade e com produção inigualável é fazer uma ótima gestão para que sintam-se valorizados e únicos, o que começa com um organograma.
Dessa maneira, uma das maneiras mais indicadas para empresas que ainda não iniciaram esse processo é investir na criação de um organograma bem estabelecido e definido. Mas como criar um organograma de uma pequena empresa familiar?
Se você está pensando que por ter uma empresa familiar não existe essa necessidade, está completamente enganado! Confira abaixo mais informações sobre como funciona e comece quanto antes!
O organograma empresarial nada mais é do que uma estrutura gráfica da qual serve para demonstrar quais são os cargos, a hierarquia de cada um deles e as funções atribuídas de maneira visual a intuitiva.
Assim, quando bem estabelecido, deve responder as seguintes perguntas:
Assim, ficará muito mais fácil e simples de compreender quais são as próximas funções de um funcionário, como cada setor atua e como executar uma gestão precisa dos colaboradores.
Existem algumas características que são próprias e muito vistas em empresas familiares.
Confira quais são elas abaixo:
Esses são alguns dos principais traços que pode-se verificar dentro de um negócio onde há maior envolvimento de familiares.
Mas, você deve estar se perguntando, afinal, qual é a importância de criar um organograma dentro de uma empresa desse estilo, certo?
Confira abaixo quais são os principais motivos e desenvolva o quanto antes essa aplicação para ver o crescimento da organização.
Um dos primeiros pontos é o de atribuir as funções de cada pessoa dentro da empresa, assim, otimiza-se processos internos, além de não sobrecarregar os envolvidos.
Por isso, você deve realmente escrever o que cada pessoa estará responsável, até mesmo detalhando todas as funções em questão.
Ao definir os cargos, você tem a certeza de quais são as posições da empresa, criando uma hierarquia precisa, onde os funcionários sabem onde estão e onde podem chegar.
Assim, você tem todas as ocupações bem posicionadas, onde todos os colaboradores têm ciência em que momento estão e quem precisam procurar ou responder no caso de dúvidas.
Com as ambas situações anteriores explicadas, têm-se uma redução de conflitos muito significativa, principalmente porque cada um sabe exatamente o que deve fazer, como fazer e sem se sentir sobrecarregado.
Com menos conflitos e brigas na empresa, há maior desenvolvimento, produção e ambiente de trabalho cada vez mais positivo e saudável para todos os envolvidos.
Nem sempre o herdeiro, aquele primo ou tio terá a profissionalização precisa para lidar com o cargo que está sendo ocupado, dessa forma, é preciso acontecer a profissionalização da gestão.
Seja em conjunto com um conselho administrativo, com uma consultoria ou com demais profissionais externos, você começa a garantir mais qualificação para a companhia, incluindo o produto ou serviço.
Quer começar a fazer um organograma dentro de sua empresa familiar, porém, não sabe bem ao certo como executar? Confira abaixo o passo a passo completo:
Lembre-se que os interesses econômicos devem prevalecer diante dos pessoais de seu negócio, portanto, contrate devagar e com responsabilidade!
Confira abaixo mais sobre como definir o organograma em uma empresa familiar, quais são as dicas de Marcelo Germano para essa questão e muito mais!
[su_button url=”https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1″ target=”blank” style=”glass” background=”#ec0025″ color=”#ffffff” size=”8″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: youtube-play”]Inscreva-se no canal[/su_button]
Agora que você já sabe mais sobre como funciona o organograma familiar dentro de uma empresa, é a hora de olhar para o seu negócio e ter uma visão mais direcionada sob o que está acontecendo.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar todas as novidades no EAG em nossas redes sociais! Lá, você fica sempre muito bem informado sobre as atualizações aqui do blog e do Programa EAG!