13 de abril de 2022
O organograma empresarial é uma estrutura gráfica que serve para ilustrar a hierarquia de cargos e funções de uma empresa. Com ela, é possível saber qual a responsabilidade de cada pessoa na corporação e criar estratégias para o crescimento da equipe.
Tem várias formas de como fazer o organograma de uma empresa, mas a ferramenta é a parte menos importante. A estrutura pode ser feita até num papel de saco de pão. A parte fundamental do processo é saber como desenhar a estrutura organizacional.
É justamente isso que você irá aprender neste conteúdo!
Confira no vídeo a seguir a explicação do Marcelo Germano com um exemplo de organograma empresarial:
O CEO é o dono da empresa. O empresário é a pessoa que deverá: criar estratégias de crescimento para a empresa, executar a estratégia e se relacionar com a equipe.
Inclusive, elaborar o organograma empresarial ajudará o dono da empresa a ter mais clareza para definir as tarefas que compõem a agenda, evitando gastar tempo com trabalho operacional.
Afinal, como demonstra o organograma, as tarefas operacionais da empresa devem ser executadas por pessoas com outros cargos.
Se você é um dono de empresa e quer entender melhor quais as atribuições de um empresário assista o podcast na íntegra sobre funções do CEO:
Os cargos táticos são as lideranças da empresa: gestores, coordenadores e chefes. O ideal é que cada setor tenha um líder, são eles:
As atribuições para cargos de liderança podem variar conforme cada setor. Entretanto, tem algumas funções que todo líder deve exercer. Entre elas:
Os cargos operacionais são as pessoas que executam a estratégia e assumem tarefas operacionais. Aqui entram os analistas, assistentes e auxiliares.
Cada cargo deverá ter um descritivo competente com a função de cargo, dizendo quais as metas individuais e deveres de cada funcionário.
O organograma de uma empresa pode ser feito de diferentes tipos de esquemas. Acompanhe a seguir quais os tipos de organograma mais usados:
Neste esquema, as caixinhas de funções são divididas por grau de importância, do topo à base. Esse modelo facilita o entendimento da hierarquia empresarial e a estrutura de cada setor.
Neste tipo de organograma os cargos de liderança são representados em caixinhas à esquerda, enquanto os operacionais ficam à direita. A relação de trabalho entre eles é definida pelos traços que conectam as funções.
O organograma circular coloca os cargos de liderança no centro do círculo, enquanto os táticos e operacionais aparecem ao redor dele, em cores diferentes. O modelo facilita a visualização dos setores da empresa e as funções pertencentes a cada um deles.
O organograma linear é muito semelhante a uma planilha ou tabela. Nesta representação, as colunas representam os tipos de cargos (diretor, gerente, coordenador, analista, assistente) e uma tabela à esquerda define as atividades e função de cada pessoa em relação àquela atividade.
Essa visualização facilita o entendimento do esquema de trabalho dentro de um setor, exemplificando a passagem de bastão de todas as tarefas realizadas.
O organograma matriarcal representa as relações de trabalho entre os cargos, sem descrever as atividades. Esta visualização é uma estrutura simplificada e rápida de fazer, ideal para estruturas temporárias, como no caso de equipes formadas para um projeto isolado.
Quer começar o seu organograma funcional agora mesmo? Então use uma destas ferramentas online e gratuitas para começar a desenhar a sua organização ideal:
Agora que você já tem um organograma empresarial definido, está na hora de executar! Ou seja, colocar em prática o que está descrito e respeitar as tarefas de cada um.
Para isso, o organograma deverá ser apresentado à equipe.
Se você já tem colaboradores trabalhando, faça uma reunião com todos e apresente este organograma coletivamente. A partir de então, adote este documento ao processo de onboarding de novos funcionários, de modo que na integração, já possam ter conhecimento sobre o funcionamento da empresa.
Ao realizar este processo, todas as pessoas do time terão clareza sobre a posição que ocupam e como as tarefas que executam estão conectadas com um propósito maior.
No momento que o time se sentir pertencente a este objetivo em comum, se sentirá muito mais engajado na missão. Afinal, as tarefas do dia a dia ganham uma razão de existir.
Além disso, apresentar o organograma para a equipe também garante que todos os funcionários saibam o que precisam fazer para serem promovidos.
Ou seja, conseguem visualizar quais as cadeiras que podem ocupar na empresa e de que forma elas se conectam com o trabalho que já desenvolvem na organizacional.
Para fortalecer o desenvolvimento individual, também é recomendado ter dinâmicas de engajamento, alinhamentos, reuniões one-on-one e uma rotina de feedbacks.
Enquanto isso, o chefe se beneficia do organograma na hora da delegação. Pois, sempre que tiver dúvidas, poderá consultar o documento e saber qual é a pessoa mais adequada para fazer uma requisição, evitando que o comandante assuma trabalho operacional que deverá ser delegado.
Atente-se para o que não fazer na hora de montar o seu organograma:
Conforme sua empresa vai crescendo, você obrigatoriamente começa a criar novos cargos.
Mas, o que não pode acontecer é você moldar o cargo ao redor da pessoa que ocupa ele. Isso crias exceções que bagunçam a hierarquia da empresa e, a longo prazo, causam falta de engajamento.
Afinal, para estarem motivados os funcionários precisam ter clareza do que foram contratados para fazer.
O RCF (Responsabilidade Chave da Função) é um documento que serve de apoio ao organograma hierárquico da empresa.
No RCF, estará descrito quais as funções detalhadas que aquela pessoa fará ao ser contratada, bem como metas e responsabilidades.
O ideal é que este documento seja disponibilizado desde o processo seletivo e, depois, assinado, no momento da contratação.
O planejamento estratégico vai definir para onde sua empresa vai. Em outras palavras, é o documento que irá te dizer o que precisa ser feito ao longo do ano para conquistar um objetivo.
No planejamento estratégico é onde você saberá se vai precisar contratar novas pessoas, em que posições e em que momento.
Por isso, o ideal é fazer o organograma empresarial após o planejamento estratégico ou uma versão antes e depois. Assim você saberá com antecedência os cargos que precisará criar, quais as funções e, assim, agilizar o processo de contratação. Dessa forma, evitará colocar pessoas nos cargos errados ou ocupando funções que não deveriam.
Os benefícios de adotar um organograma empresarial na empresa são:
Por isso, garanta o seu organograma funcional agora e comece a visualizar as mudanças positivas que essa organização vai trazer em sua empresa!