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Planejamento tático: comece a implementar na sua empresa

3 de novembro de 2023

Um bom plano estratégico contribui para o crescimento de uma empresa. Sabendo disso, no seu negócio já existe um planejamento tático?

Muitas vezes, as empresas até trabalham com o plano tático, mas sem ideia do que significa e como elaborá-lo de modo a alcançar os objetivos.

Pensando nisso, preparamos este artigo. Aqui, você saberá o que é planejamento tático e como fazer o seu, com 7 dicas práticas.

O que é planejamento tático?

Um planejamento tático é a conexão entre os objetivos e o operacional da empresa. Mas, para compreendê-lo, é preciso conhecer os 3 tipos de planejamento empresarial existentes:

1. Planejamento estratégico;

2. Planejamento tático;

3. Planejamento operacional.

Pelo planejamento estratégico, diretores e gestores definem um objetivo de longo prazo, geralmente almejando o crescimento do empreendimento.

Por outro lado, o planejamento operacional representa as tarefas rotineiras, executadas pelos colaboradores da sua equipe.

Nesse cenário, o planejamento tático está conectado entre os dois. Por meio do objetivo do planejamento estratégico, desenvolve-se um plano de ação com etapas e tarefas que serão realizadas pelo operacional.

Para que serve o planejamento tático?

A principal função do planejamento tático é fazer com que os objetivos de longo prazo da empresa sejam alcançados. Para isso, atua na transformação desses objetivos em atividades práticas.

Assim, os demais colaboradores saberão o que precisa ser realizado e poderão trabalhar de maneira que a empresa alcance o seu objetivo maior.

Dessa maneira, o planejamento tático exerce uma importante função nas empresas, pois sem o qual a comunicação entre o estratégico e o operacional seria um grande desafio.

Quais são as etapas do planejamento tático?

A elaboração do planejamento tático costuma passar por algumas etapas:

  • Análise de caminhos;
  • Organização por etapas;
  • Definição de indicadores-chave;
  • Mapeamento de tarefas;
  • Definição de prazos;
  • Delegação de tarefas;
  • Monitoramento e avaliação.

Essas etapas ajudam na elaboração e na análise do andamento do plano tático para depois aplicar melhorias que garantam que o negócio alcance seus objetivos.

Exemplos de planejamento tático

Um ponto importante sobre o planejamento tático é que geralmente as empresas estabelecem um plano para cada setor, por um objetivo comum.

Como exemplo, em uma empresa que vende eletrônicos, que deseja aumentar seu lucro em 25% no próximo ano, os setores poderão criar os seguintes planos táticos:

  • Marketing: melhorar a experiência de compra e trabalhar com campanhas sazonais;
  • Estoque: ações para evitar a perda de estoque;
  • Logística: parceria com transportadoras mais ágeis;
  • Financeiro: encontrar formas de diminuir despesas;
  • Recursos Humanos: um plano de carreira e contratação de novos colaboradores.

Assim, todos os membros conseguem trabalhar para alcançar um único objetivo.

Elaboração de um planejamento tático na sua empresa

Para criar um planejamento tático para a sua empresa, considere as 7 etapas mencionadas anteriormente. Mas, antes de passar por elas, certifique-se de que o plano estratégico está montado. Se estiver definido, siga os passos:

1. Análise de caminhos

Na primeira etapa do plano, o time vai começar a traçar o objetivo e os possíveis caminhos a serem seguidos a fim de atingi-lo.

Talvez seja preciso muita pesquisa de mercado nessa identificação. Após defini-los, basta analisar os prós e contras de cada caminho para escolher o melhor para a organização.

2. Organização por etapas

Aqui, o caminho escolhido é analisado e dividido. Mais tarde, essas etapas vão agrupar as principais atividades para atingir o objetivo. Além disso, é estabelecida a ordem das atividades.

3. Definição de indicadores-chave

Um bom plano tático sempre envolve a definição de indicadores-chave, ou seja, as principais métricas que a equipe acompanha para analisar o andamento do planejamento.

Por isso, na terceira etapa, a empresa já começa a verificar os indicadores que mostrarão a evolução do plano.

Para um processo mais efetivo, é interessante identificar metas relacionadas ao indicador. Dessa maneira, fica mais fácil visualizar o desempenho do plano tático.
 

4. Mapeamento de tarefas

Uma das principais características do planejamento tático é definir as principais atividades para atingir o objetivo proposto.

Por isso, o quarto passo do planejamento tático é começar a mapear as tarefas em cada etapa para prosseguir com o plano.

5. Definição de prazos

Com as etapas e tarefas definidas, os prazos precisam ser estipulados para cada etapa ou tarefa para mais clareza de quando o objetivo será alcançado.

6. Delegação de tarefas

Com as tarefas mapeadas e um prazo definido, o próximo passo é definir quem as executará.

Para isso, o gestor precisa conhecer as habilidades dos membros do seu time para delegar as atividades certas.

Além disso, após (ou antes) delegar as tarefas, faça uma reunião de alinhamento com o time, a fim de explicar sobre o que se trata o plano e o objetivo a ser alcançado. Assim, todos trabalharão em sintonia.

7. Monitoramento e avaliação

Por fim, a última etapa é monitorar e avaliar o andamento do planejamento tático. Depois de pronto, talvez sejam necessárias algumas mudanças, adicionar novas etapas, tarefas, entre outros.

Por isso, seja flexível, analise o andamento do planejamento e verifique se será possível atingir o objetivo ou se precisará fazer algumas alterações

Benefícios após a implementação do planejamento tático

Agora que você já sabe como fazer um planejamento tático, chegou a hora de conhecer o que a sua empresa ganha ao trabalhar com esse modelo!

Com um plano tático, a sua empresa consegue:

  • Aproveitar melhor os recursos a sua disposição;
  • Definir um foco;
  • Saber o que precisa fazer para crescer;
  • Fazer com que todos trabalhem para o mesmo objetivo;
  • Tomar decisões estratégicas melhores;
  • Crescer de forma planejada.

Com um bom planejamento, sua empresa alcançará os resultados para crescer!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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