22 de novembro de 2023
Como você controla a sua rotina de trabalho, o tempo gasto, agenda, atendimentos, questões com fornecedores e tudo mais que um profissional autônomo precisa gerenciar?
Saiba que existem diversos tipos de programa para autônomos que podem otimizar o seu trabalho e torná-lo muito mais eficiente.
Para escolher o melhor é preciso, antes de tudo, entender as suas necessidades. Depois, conhecer os principais tipos de software de gestão autônoma disponíveis no mercado para identificar aqueles que mais podem ser úteis para a sua empresa.
Por isso, veja, abaixo, alguns dos principais tipos e passe a utilizar a tecnologia a favor do seu negócio!
Acompanhe a leitura!
Existem diversos tipos de programas com ótimo potencial para melhorar a eficiência empresarial de quem é autônomo.
A escolha dependerá das necessidades de cada um, pois cada empresário tem dificuldades diferentes em termos de eficiência no negócio.
Por isso, veja algumas das principais opções que o mercado disponibiliza para ajudar na sua escolha:
Os apps que fazem a divulgação de serviços ficam no topo da lista dos mais úteis para os empresários autônomos.
Afinal, no começo é muito difícil fazer com que o público saiba da existência do seu negócio, certo?
Assim, para que seu trabalho tenha maior visibilidade, o uso desses aplicativos é uma ótima escolha.
Entre eles estão:
Outra possibilidade são os aplicativos que ajudam você a gerenciar melhor o seu tempo. Afinal, trabalhando de forma autônoma é ainda mais difícil dar conta de todas as atividades do dia.
Para ter auxílio nesta questão, ferramentas que controlam as horas trabalhadas para otimizar a rotina, são essenciais.
Alguns exemplos são o Toggl e o Rescue Time.
Junto ao tempo, também é necessário gerenciar adequadamente as suas tarefas para planejar o dia, organizar e acompanhar o andamento de cada atividade.
Assim, você evita perder prazos e melhora a produtividade diária.
Entre os programas que são especializados nisso, estão o Trello e o Asana.
Você gerencia os fornecedores e clientes? Para obter preços mais atrativos e fazer com que seu produto ou serviço seja mais atrativo para os clientes, fazer a gestão desses relacionamentos é fundamental.
Um programa para autônomos que você pode usar, nesse caso, é o Controle de Vendas. Com ele você cadastra os clientes, emite relatórios das vendas, registra produtos e muito mais.
Ou seja, tem um controle sobre as vendas e cobranças e consegue acompanhar o comportamento de compra dos clientes.
Qualquer empresa, independentemente do porte, precisa ter um rigoroso controle financeiro para garantir a saúde dessa área do negócio.
Porém, para autônomos esse controle pode ser até mais importante, pois com um simples descuido você pode acabar confundindo as contas pessoas com as empresariais.
Sendo assim, contar com programas voltados a esse controle permite que você tenha uma organização melhor e mais eficiente.
Um exemplo é o app Somei, que faz o controle de caixa da sua empresa, bem como o controle de estoque.
Com esses e outros programas, sua rotina como autônomo pode ser facilitada. Afinal, não é fácil gerenciar uma empresa sozinho, ter que lidar com fornecedores, vendas, atendimento, finanças e tudo mais sem ajuda de uma equipe.
Sendo assim, ao utilizar ferramentas como as mencionadas até aqui, você obtém uma série de vantagens, como:
Portanto, se você ainda não utiliza algum tipo de programa para autônomos, teste aqueles que oferecem o que você precisa no seu negócio e aproveite todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer a quem é empresário.
Para fazer seu negócio crescer ainda mais, temos uma dica: fazer da sua empresa uma empresa autogerenciável! Quer saber como e entender os benefícios disso? Acesse o site do EAG!