EAG – Empresa Autogerenciável

li#menu-item-362 { margin-left: 10px; }

Quais são os principais processos empresariais?

5 de dezembro de 2023

Como as tarefas e atividades são executadas na sua empresa? Os fluxos são bem organizados e definidos? As pessoas são responsáveis por uma determinada etapa? Ou você está sentindo que tudo é executado com desorganização, e o caos é crescente?

Então, hoje vamos falar justamente sobre um tema de extrema importância para esse aspecto do seu negócio: processos empresariais.

Entenda o que são e conheça alguns exemplos de processos empresariais e dicas para implementá-los.

Boa leitura!

O que são processos empresariais?

Os processos empresariais são o conjunto de atividades relacionadas, desenvolvidas cotidianamente na empresa para entregar valor para os clientes.

Para ser considerado um processo empresarial, a atividade precisa apresentar algumas características. As principais são as seguintes:

  • Tarefas contínuas e repetitivas;
  • Atividades feitas em diferentes etapas com um fluxo sequencial predefinido;
  • Atingir determinado objetivo quando o fluxo for concluído.

Em suma, um processo empresarial é tudo aquilo que transforma um conceito de entrada, como uma matéria-prima ou uma ideia, em saída, como o serviço ou produto comercializado para o cliente.

A importância dos processos empresariais

Pela conceituação, é possível inferir a relevância dos processos para a empresa.

Para mais clareza, os processos empresariais estipulam a sequência na qual as atividades devem prosseguir e servem de norte para o trabalho ser executado.

Ou seja, são os processos que possibilitam o funcionamento do negócio de forma organizada, com participação direta de todos os elementos que os compõem, como os colaboradores, equipamentos, práticas e informações.

Quais são os principais tipos de processos empresariais?

Existem diferentes tipos de processos empresariais, com objetivos e níveis de relevância diferentes, classificados em 3 grandes grupos:

  • Primários ou essenciais,
  • De suporte ou apoio;
  • De gestão ou gerenciais.

Primários ou essenciais

Neste primeiro grupo, de primários ou essenciais, alocam-se as atividades fundamentais para que a empresa atinja seu objetivo, mais relevantes, já que agregam valor, com ligação direta com os clientes.

Entre os principais exemplos de processo estão os de produção, desenvolvimento de produtos e marketing.

De suporte ou apoio

Já os processos de suporte ou de apoio não se relacionam diretamente com o público e não agregam valor aos clientes, mas, sim, aos procedimentos que a empresa desenvolve internamente, contribuindo para facilitar e otimizar a execução dos processos essenciais.

Sendo assim, também são considerados cruciais para o bom andamento de todo o fluxo de valor da empresa.

Alguns exemplos para esses processos são os de gerenciamento de RH e gestão de estoque.

De gestão ou gerenciais

Por fim, o terceiro e último grupo abarca os processos gerenciais, ou de gestão. Assim como nos processos do grupo anterior, o objetivo é dar suporte aos demais.

No entanto, aqui, a intenção é monitorar e medir os demais processos, coordenando as ações de suporte e essenciais, identificando os gargalos e definindo melhorias para que as demandas do negócio sejam mais eficazes.

Como exemplo, governança organizacional, gestão de performance e, inclusive, gestão estratégica do negócio.

Exemplos de processos empresariais

Para aprofundarmos mais no tema, conheceremos mais alguns exemplos dos processos empresariais mais comuns e aplicados nos negócios atualmente.

Processo de compras

O foco é adquirir recursos para o negócio, e abrange diversas etapas, desde a escolha de fornecedores até a definição de prazos e cotação de custos.

Recrutamento de colaboradores

Mais um processo muito comum é o de recrutamento de profissionais, que envolve análise dos perfis dos candidatos, entrevista e recrutamento.

Além disso, há o processo de onboarding para apresentar o funcionamento da empresa aos novos funcionários.

Processo de vendas

A maioria das empresas utiliza um processo de vendas. Nesse sentido, precisa ser implementado com um fluxo bem organizado e etapas preestabelecidas.

Além disso, para alcançar os resultados esperados, é preciso que esse processo seja documentado.

Dessa forma, o acesso às etapas será facilitado a toda a equipe de vendas.

Processo de reembolso

O reembolso é realizado em empresas que demandam viagens a trabalho pelos funcionários.

Assim, nos casos em que o custo é pago pelo colaborador, para ocorrer o reembolso corretamente, é preciso contar com um processo específico e bem estruturado.

Afinal, é necessário o pleno controle sobre todas as notas fiscais e pagamentos pendentes e efetuados. Sem um processo específico, o controle não é eficiente.

Como aplicar processos empresariais?

Entendendo o que são processos empresariais, é hora de conferir algumas dicas de como aplicá-los.

  • Estabeleça as funções: defina a função do colaborador em cada fluxo de um processo;
  • Acompanhe o fluxo: acompanhe o fluxo de trabalho, tanto de entrada (tarefas a serem executadas) quanto de saída (resultados das tarefas). Isso é importante para monitorar o progresso dos projetos;
  • Otimize os processos: invista em sistemas de automação, a fim de que as tarefas sejam facilitadas e realizadas com mais agilidade;
  • Registre os procedimentos: documente as etapas do fluxo para servir de guia de boas práticas a todos os colaboradores;
  • Monitore e ajuste: sempre monitore todos os processos e faça os ajustes necessários para torná-los ainda mais eficientes.

Assim, certifique-se de que os seus processos empresariais estão bem estruturados, siga as dicas mencionadas e os mantenha com o máximo potencial de resultados.

No site do EAG, inscreva-se no nosso programa, aprenda a transformar seu negócio em uma empresa autogerenciável e acabe com o caos.

Compartilhe

Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério