30 de dezembro de 2020
Caro comandante,
Vejo constantemente, donos de negócio sobrecarregados.
Isso porque muitos empresários ainda acreditam na crença de que: “se quer algo bem feito, faça você mesmo”.
Essa é uma das piores armadilhas que você, dono de negócio, pode cair.
E para escapar dessa armadilha, vou explicar o que você deve fazer.
Mas, antes de explicar…
Vou esclarecer o porquê não delegar tarefas, é uma armadilha.
E das grandes.
Muitos donos de pequenas e médias empresas chegam até mim dizendo isso.
Mas também sei que muitos empresários já tentaram delegar tarefas, e acabou não dando certo.
E por isso, acreditam que delegar é uma besteira, e perda de tempo.
Até porque, acredita cegamente, que não há ninguém no mundo que faça as tarefas bem feito e tão ágil quanto ele.
Mas eu sei o porquê de não ter dado certo.
Para isso, vou explicar do começo:
Quando a pessoa abre um negócio, ela precisa de “braços” trabalhando.
Muitos empreendedores começam sozinhos, inclusive.
E por esses motivos, há uma necessidade de centralizar as tarefas, até porque se o dono não faz, a empresa não anda.
Até aí, tudo bem.
A empresa começa a crescer, o dono começa a contratar funcionários…
E então, chega um momento em que ele não dá mais conta: fica sobrecarregado de tarefas e acaba trabalhando 10, 12, 14 horas por dia…
Levando trabalho para casa, e também trabalhando no fim de semana… e por aí vai.
Aí, o empresário percebe que há a necessidade de delegar as tarefas.
Mas, acaba fazendo isso da maneira errada.
Em vez de delegar…. Acabam fazendo o que eu chamo de delargar.
Se não sabe o que é delegar e delargar, eu me encarrego de explicar.
Delegar uma tarefa envolve gestão.
Requer que você, dono de um negócio:
– Tenha um passo a passo de como fazer a tarefa,
– Explique o porquê que a tarefa precisa ser feita;
– Construa um check list do que precisa ser feito, para que a execução seja considerada “bem feita”;
– E envolve acordos com a pessoa a quem as tarefas foram delegadas.
Para delegar tarefas, exige clareza por parte do dono.
Principalmente na hora de comunicar o prazo para a tarefa ser cumprida e o porquê dessa demanda ser atribuída ao funcionário.
Mas o que muitos donos fazem, quando vê a necessidade de delegar, não tem nada a ver com isso que eu expliquei.
Eles miram na delegação, mas acertam em algo que eu chamo de delargar.
Delargar é você achar que, pelo fato de você ter contratado uma pessoa para uma determinada função, é óbvio que essa pessoa saiba o que precisa ser feito.
E aí, o dono da empresa acredita que não precisa explicar.
E nesse caso, ao invés de fazer uma gestão por delegação, que é basicamente o passo a passo que falei anteriormente…
O empresário faz uma gestão por abdicação, que é passar o trabalho para a pessoa e, sem explicar nada a ela, esperar que magicamente as tarefas sejam cumpridas do jeito que eu faço, do jeito que eu quero e dentro do prazo.
Esse é o erro que muitos donos de negócio cometem.
E você, caro empresário, pode estar cometendo esse erro também.
Mas pode ficar tranquilo, eu estou aqui para te ajudar a sair dessa situação!
Entenda:
O seu trabalho como dono do negócio, é fazer a empresa crescer.
Se você está todo dia fazendo o trabalho operacional, pode ter certeza de uma coisa:
O seu negócio não vai crescer, e pode chegar a quebrar.
Assim como 80% as empresas que fecham as portas, em até cinco anos de existência.
Eu quero que você coloque nas sua cabeça o seguinte:
Quando você precisa crescer, você precisa de coisas de outras pessoas, do dinheiro (em caso de empréstimos), da inteligência, dos braços, do tempo de outras pessoas…
E se você fica fazendo tarefas que não geram valor, deixando de lado as coisas que são realmente importantes…
Você não vai ter tempo de fazer o direcionamento estratégico para fazer sua empresa crescer, que é o verdadeiro papel de comandante.
Esse problema existe nas empresas, não importa o tamanho delas.
Eu mesmo já cometi esse erro.
Quando eu fazia uma determinada tarefa e fazia bem feito, eu até descobria formas mais ágeis de fazer aquela atividade.
E então eu delegava para alguém. Dava um tempo para pessoa fazer a atividade.
Mas quando via a pessoa fazendo e que não era ágil como eu, eu caía nos mesmos pensamentos que muitos donos de negócio:
“Ninguém faz tão bem quanto eu faço…
Ninguém faz tão rápido como eu faço…
Olha só o tempo que essa pessoa demora para fazer…
Não vai ficar tão bom quanto o jeito que eu faço.”
E você fica repetindo essas frases na cabeça.
Quando você tem esse tipo de pensamento, isso instala uma informação na tua mente: que ninguém vai fazer tão bem, simples e rápido quanto você.
Você acaba se prendendo nisso e para de delegar.
E de novo, você tende a pegar as tarefas de volta.
Porque você tem urgência;
Precisa de produtividade;
Tem clientes aguardando a sua entrega de produtos/serviços;
Porque tem contas para pagar.
E aí você faz a tarefa rápido, porque você não quer e nem pode fazer duas vezes.
E quando passa para alguém, essa pessoa não vai fazer tão rápido e bem feito, porque não tem a mesma urgência que você.
Sabe por quê?
Porque dentro da empresa, não tem uma cultura de alta performance, de senso de dono.
Então, a cultura precisa ser trabalhada.
E construir uma cultura, é um trabalho de liderança.
Porque se você contrata pessoas e deixa bem claro que ali, na sua empresa, precisa que os funcionários:
Tenham alta performance, senso de dono, fazer mais com menos, fazer uma vez e fazer bem feito, e que fazer mal feito dá mais trabalho que fazer bem feito…
Você não vai precisar ficar verificando o que e como as pessoas estão fazendo as tarefas.
E talvez, a pessoa possa fazer melhor do que você mesmo, com o tempo.
É só deixar a pessoa fazer todo dia, treinar todo dia, que o desenvolvimento acontece.
Tenha clareza.
Esta sempre será sua aliada, durante toda sua trajetória.
É preciso que você tenha clareza do seu negócio e das tarefas que você precisa fazer, para chegar no objetivo.
Isso porque, se você delega uma tarefa de forma compreensível, você tem meio caminho andado.
A clareza é fundamental para fazer essas coisas acontecerem.
Olha, é preciso entender o seguinte:
Se você fez uma vez e deu errado, não quer dizer que o processo de delegação não funciona;
Só quer dizer que você fez e deu errado.
Mas, se dá certo pra um monte de gente, pode dar pra você.
E o que você faz?
Você delega e:
I – se deu certo, ótimo: você continua tocando a sua empresa, e a vida segue uma maravilha.
II – se fez e deu errado: se você pensar: “Ah se quer bem feito, faça você mesmo” e você vai lá e faz…
Infelizmente, você estragou todo o processo.
Você olha para todo o processo e execução, e se pergunta: o quê que deu errado?
E daí, você começa a ter a percepção do que deu errado na hora em que você delegou…
O que deu errado na comunicação do passe de tarefas…
E, também, o que deu errado durante o acompanhamento da execução da tarefa.
E aí faz de novo, corrigindo o que você percebeu que errou.
Faz de novo, refaz e faz de novo…
Até dar certo.
E você pode até falar: “Ah Marcelo, mas dá muito trabalho…”
E talvez, não tenha dado certo ainda, porque pode ser que seja questão de delegar para a pessoa certa.
Muitas vezes o empresário não tem clareza na hora de delegar, e aí delega de um jeito que ele acha que o funcionário está entendendo…
Mas na verdade não está entendendo.
E daí precisa ter muita clareza, para entender, pedir para um funcionário rebater ele.
Precisa entender o que é gestão por delegação, e o que é gestão por abdicação.
Compreender também, qual desses dois tipos de gestão você está fazendo, e tomar ações que sejam coerentes com a gestão por delegação.
O empresário pode até perguntar ao funcionário: “tá, o que foi que eu te pedi?”
E daí, você consegue verificar se foi claro, na hora de comunicar o passe da tarefa.
Existem diversos jeitos de vencer essa crença do empresário, de que só ele sabe fazer bem feito e mais rápido.
E eu acredito que o melhor jeito é através da criação de um processo de delegação bem feito, e desse processo dar resultado.
Então, você faz o segundo processo, o terceiro, o quarto…
E você começa a perceber: “hmm esse negócio funciona!
Sabe o que mais você pode fazer, para construir esses processos e conseguir delegar as tarefas de maneira eficiente e efetiva?
Assistir esses vídeos sobre delegar tarefas, que vou deixar aqui embaixo:
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Comece assumindo o comando da sua empresa.
Vai lá!