25 de novembro de 2023
Os softwares de gestão empresarial são ferramentas que realizam o gerenciamento das operações de um negócio, desde operações de logística e produção até contabilidade e faturas.
Por meio deles, a empresa consegue automatizar diversas ações e integrar diferentes processos, o que ajuda a melhorar a eficiência das atividades de gestão.
Confira alguns dos principais tipos e confira os benefícios que eles têm a oferecer à sua empresa!
Alguns dos tipos mais utilizados quando o assunto é sistema de gestão são os seguintes:
O modelo de ferramenta conhecido por CRM (Customer Relationship Management) é utilizado para automação e organização de marketing, vendas, suporte técnico e atendimento ao cliente.
Esse é um tipo de software focado na gestão do relacionamento entre empresa e cliente, facilitando que os gestores identifiquem as necessidades do público.
Por exemplo: por meio desse sistema, você consegue ter mais facilidade no rastreamento de leads e oportunidades. Além disso, ele permite que o setor de vendas gerencie e acompanhe o consumidor.
Ele também é muito útil para criar estratégias personalizadas de vendas e marketing, já que auxilia na identificação das tendências de compra.
Outro tipo é a plataforma de e-commerce, que é uma ferramenta focada em ajudar aqueles negócios que comercializam serviços e produtos online.
Em geral, essas ferramentas são voltadas à gestão de carrinho de compras, inventário, pagamento e até mesmo criação de sites.
Ou seja, o gestor de um e-commerce consegue administrar a loja online de forma facilitada, pois tem tudo o que precisa em um só sistema.
Nesse sentido, as funcionalidades vão desde processamento de pagamentos e gerenciamento de pedidos até atendimento e acompanhamento de envio.
Já o ERP (Enterprise Resource Planning) é destinado à simplificação dos processos da empresa, ajudando a elevar a eficiência das operações.
Para isso, esse tipo de ferramenta faz a integração dos mais diversos processos existentes em um negócio, como:
A partir dele, o gestor passa a ter uma visão ampla da empresa, uma vez que tem acesso a todos os dados por meio de uma ferramenta só.
Com isso, os ERPs também atuam na automação de tarefas mecânicas e dispensam a inclusão manual de dados no sistema.
Como visto, há diferentes modelos de softwares desenvolvidos especialmente para a gestão empresarial e os benefícios que eles oferecem são muitos. Confira os principais:
Um dos grandes benefícios é conseguir integrar os dados de todos os setores da empresa em um único software. Isso é fundamental para agilizar as operações e para evitar duplicidades de dados.
Mais um benefício importante é o aumento da produtividade. Como essas ferramentas têm alta capacidade de automação, muitos processos deixam de ser executados de forma manual.
Assim, a equipe tem mais tempo disponível para ações estratégicas e são mais relevantes do que aquelas administrativas que podem ser automatizadas.
As tomadas de decisão também sofrem influência positiva dos softwares de gestão. Isso porque eles fornecem acesso a relatórios minuciosos e a dados atualizados em tempo real.
Inclusive, por meio dessas ferramentas, é possível identificar tendências e acompanhar o desempenho da empresa. Assim, torna-se possível antever oportunidades e até mesmo problemas. Dessa forma, você passa a tomar decisões com base em informações detalhadas para fazer escolhas estratégicas e mais positivas para o negócio.
Por fim, outra grande vantagem é que, com a automação de tarefas, as chances de ocorrerem erros humanos são reduzidas. Como consequência, a empresa evita perder tempo e recursos com retrabalho.
Após entender o que são e conhecer os principais tipos e benefícios, que tal conferir como eles atuam em diferentes áreas? Confira!
Um dos softwares de gestão mais procurados pelas empresas é o financeiro. Com ele, a empresa faz todo o controle da entrada e da saída de dinheiro. Além disso, é utilizado para emissão de notas fiscais e boletos.
Ele também atua no controle do fluxo de caixa, faz relatórios financeiros e até mesmo gerencia as contas que devem ser pagas e as que serão recebidas.
Para o setor de estoque, os softwares de gestão realizam o controle de tudo aquilo que entra e sai. Por meio dele, a empresa consegue saber quantos itens de cada produto é necessário ter no estoque, e acompanha os custos de cada um.
Assim, esse sistema é fundamental para as empresas terem mais lucro e economia, bem como mais organização no setor.
Para o setor de projetos, também há ferramentas de gestão que podem ser usadas. Nesse caso, os sistemas auxiliam a empresa a documentar, planejar e executar seus projetos com sincronia e organização.
Existem muitas opções, sendo que a maioria fornece uma visualização simplificada e acessível dos fluxos de trabalho da empresa.
Além disso, usando um sistema de gestão de projetos, você consegue não só definir os cronogramas de cada colaborador e as etapas a serem cumpridas de cada processo, como também delegar tarefas e acompanhar métricas.
Portanto, esses são apenas alguns exemplos de sistemas que contemplam as variadas áreas de uma empresa.
Assim, adote um bom software de autogerenciamento empresarial para automatizar e tornar os setores do seu negócio muito mais eficientes.
Mas saiba que não são apenas os sistemas de gestão que economizam seu tempo e permitem que você tenha mais tempo para a gestão estratégica do seu negócio: o Programa EAG também.
Navegue pelo nosso site e conheça nosso programa que te ensina a ter uma empresa autogerenciável. Conquiste tempo para o que realmente depende de você: o crescimento do seu negócio!