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Trilha de carreira: o que é e como implementar na sua empresa

26 de outubro de 2023

Você já considerou desenvolver uma trilha de carreira para seus colaboradores? Pois saiba que essa simples ferramenta aumenta o engajamento do time e até diminui a rotatividade dos funcionários!

Segundo um levantamento realizado pela Robert Half, cerca de 33% dos pedidos de demissão acontecem pela falta de perspectiva de crescimento na empresa.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, a melhor solução é desenvolver uma boa trilha de carreira para os colaboradores.

Por isso, neste artigo, explicaremos o que é trilha de carreira, benefícios de implementar uma no seu negócio e como de fato começar a estruturá-la!

O que é trilha de carreira?

Uma trilha de carreira é a representação de todas as etapas que uma pessoa passa em sua vida profissional. Assim, a trilha serve para mapear o que um profissional precisa fazer para crescer na sua carreira.

Para as empresas, a trilha é uma ótima ferramenta de gestão de pessoas, a partir da qual a organização consegue mapear a hierarquia de cargos e definir o que um funcionário precisa para evoluir nos cargos da organização.

Geralmente, a trilha de carreira costuma ser desenvolvida por um profissional de recursos humanos, que definirá uma trilha para cada cargo onde será adicionado:

  • Responsabilidades do cargo;
  • Principais atividades da função;
  • Requisitos ou habilidades;
  • Metas a atingir para crescer;
  • Próximo cargo ou nível em que é possível ascender.

Ao definir esses pontos, a empresa consegue se organizar melhor internamente e ainda motiva o funcionário, que passa a saber como pode evoluir na organização.

Vantagens em elaborar uma trilha de carreira para sua empresa

Desenvolver uma trilha de carreira para seu time é vantajoso para sua empresa. Afinal, saber como desenvolver a equipe possibilita formar um time mais produtivo e eficiente no momento de seguir com os projetos.

Além disso, com uma trilha, aproveitam-se diversas vantagens, como as que separamos a seguir.

Clareza de direção

A trilha de carreira propicia mais clareza de direção, tanto para o funcionário quanto para a empresa, pelo acompanhamento do desempenho e de como evoluir para beneficiar a empresa

Colaboradores mais engajados

Com a trilha de carreira, os colaboradores ficam cientes onde conseguem crescer na empresa, e assim ficam mais engajados e motivados no momento de executar as atividades

Retenção de talentos

Colaboradores engajados geram uma retenção de talentos maior. Quando os funcionários sabem como evoluir como profissionais, tendem a continuar na empresa, diminuindo a rotatividade de pessoal.

Preparação para o futuro

Por uma trilha de carreira, a empresa se prepara para o futuro, e consideram-se seus principais objetivos para fazer com que o crescimento do colaborador aconteça concomitantemente.

Estruturando uma trilha de carreira para os seus colaboradores

Para desfrutar de fato de todas as vantagens listadas, aprenda a estruturar uma boa trilha para a sua equipe. Separamos 5 dicas para criar um ótimo plano de carreira para seus colaboradores.

1. Defina o objetivo

Pense no objetivo maior que quer alcançar com a sua empresa ou como espera que ela seja no futuro.

Dessa definição, você traçará uma trilha de carreira mais objetiva, que satisfaça seus colaboradores, enquanto a própria organização atinge seus objetivos de crescimento.

Sendo assim, comece pensando no futuro, no que você realmente almeja alcançar na empresa para que assim os demais cargos trabalhem ativamente para a concretização desse cenário.

2. Conheça os objetivos dos seus colaboradores

Uma trilha de carreira bem-feita não satisfaz apenas um dos lados, mas, sim, ambos. Nesse sentido, considere as necessidades e o que querem os seus colaboradores no momento de estruturá-la.

Com base na resposta, haverá uma noção melhor de:

  • Extensão da hierarquia do cargo;
  • Novos cargos criar na empresa;
  • Responsabilidades de cada funcionário.

Para isso, faça uma entrevista simples com os colaboradores ou envie um formulário com as perguntas:

  • Onde você se imagina daqui a 5 anos?
  • Para onde almeja crescer na sua área?
  • Quais responsabilidades gostaria de ter?

Dessa maneira, você conhecerá melhor a visão de futuro de seus funcionários em relação à própria carreira e assim desenvolverá trilhas mais realistas e objetivas.

3. Mapeie os cargos e as responsabilidades

Com os objetivos definidos, mapeie os cargos e as responsabilidades.

Desenvolva a hierarquia dos cargos e verifique como se conectam na formação de uma equipe realmente produtiva e eficiente.

Nesse mapeamento, conte com a ajuda dos principais líderes de cada setor da empresa para ampliar a visão do que precisa ser adicionado nas funções.

Além disso, esse é uma ocasião propícia para ponderar adicionar novos cargos, que auxiliarão na organização da empresa.
 

4. Adicione metas de desenvolvimento

Após mapear os cargos e as responsabilidades, introduza metas de desenvolvimento. Desse modo, haverá mais clareza do que precisa para conseguir crescer na empresa.

Além disso, pelas metas, as promoções ocorram de maneira mais estruturada e conforme o desenvolvimento do profissional.

5. Crie uma rotina de feedback

Até aqui sua trilha de carreira estará praticamente pronta. Mas, para ter certeza de que os funcionários estão no caminho certo, o ideal é criar uma rotina de feedbacks na empresa.

Os feedbacks auxiliam o colaborador acerca do desenvolvimento do próprio trabalho, com uma noção melhor do que está bom e do que precisa ser melhorado a fim de crescer na carreira.

Para desenvolver essa rotina, estipule um período (semanal, mensal, trimestral, diário) em que precisará atualizar os colaboradores sobre seu próprio desempenho.

O importante é manter uma frequência no momento de dar feedback para a equipe permanecer em evolução.

Com esses passos, você criará uma ótima trilha de carreira para seus funcionários! E, agora que já sabe como elaborar uma, aproveite, continue navegando pelo site e conheça mais estratégias para implementar no seu negócio!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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