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10 dicas de como reduzir custos na empresa

25 de novembro de 2023

Para conseguir mais recursos para investir onde é necessário, ou mesmo para equilibrar melhor as contas ou aumentar a margem de lucro, toda oportunidade de reduzir custos e despesas na empresa precisa ser aproveitada.

Mas, para isso, é necessário cuidado. Afinal, a qualidade dos serviços ou dos produtos não pode ser afetada.

Por isso, confira algumas dicas de como reduzir custos na empresa e otimize os resultados financeiros do seu negócio.

Como reduzir custos na empresa?

1. Gerencie seus custos fixos

Saiba gerenciar os custos fixos da sua empresa. Muitas vezes, são negligenciados, pois, em geral, advêm de relações duradouras com prestadores de serviços e empresas, e os gestores tendem a querer mantê-las.

Porém, analisar periodicamente esses gastos é importante para verificar as oscilações do mercado e negociar melhores preços e condições com os concorrentes.

Ou seja, faça duas ou três cotações regularmente e tente negociar.

Saiba como garantir a saúde da sua empresa blindando o caixa: assista a este episódio do nosso podcast e descubra!
 

2. Organize seu estoque

Se a sua empresa vende produtos, organizar o estoque é fundamental.

Um estoque mal gerenciado costuma ficar abarrotado de itens que não giram na empresa, resultando em perdas financeiras. Afinal, ainda há os custos com armazenamento.

Assim, planeje as compras de mercadorias considerando suas vendas. E sempre monitore o estoque por meio de sistemas automatizados de gestão.

3. Negocie com fornecedores

Abrir canais de negociação com os fornecedores das suas mercadorias é útil para diminuir gastos.

Se o relacionamento com os fornecedores for de longa data, melhor ainda. Nesse caso, costuma ser mais fácil obter condições flexíveis e acordos mais favoráveis.

Porém, não deixe de se atentar ao que o mercado oferece de alternativa e faça revisões contratuais periódicas para analisar onde o custo pode ser diminuído.

4. Empregue a tecnologia na sua gestão financeira

Atualmente, existem muitos softwares especializados em gestão financeira. No controle e gerenciamento das despesas, a tecnologia é crucial.

Além disso, sistemas automatizados de gestão de despesas emitem notificações de ameaças financeiras em potencial, contribuindo para o controle das despesas em tempo real.

5. Elimine desperdícios

O desperdício é um vilão em qualquer negócio. Sendo assim, o gestor deve adotar meios de reduzir e eliminar hábitos que geram desperdícios.

Os desperdícios ocorrem em todas as áreas da empresa: com energia elétrica, materiais de escritório e de limpeza, matéria-prima ou combustível.

Uma boa alternativa, para que todos se empenhem em eliminar os desperdícios, é incentivar os colaboradores a pensarem em soluções para os principais e fornecer benefícios para quem executar ações efetivas.

6. Contrate as pessoas certas

Outra dica é investir na contratação das pessoas ideais à função.

Um profissional despreparado demora mais para executar a tarefa. Além disso, há chances de que cometa mais erros e não entregue bons resultados.

Essa situação é mais uma fonte de desperdício, já que eleva os custos e não direciona ao resultado esperado como contrapartida.

7. Foco na qualidade

Comumente, as empresas se abstêm da qualidade ou, ao menos, de parte dela para diminuir custos.

Porém, essa não é uma estratégia acertada, pois a qualidade é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso das vendas de uma empresa, seja de produtos ou de serviços.

Os consumidores prezam qualidade, fundamental para fornecer uma boa experiência ao cliente, consolidar a reputação da empresa e praticar preços mais elevados.

Além disso, a falta de qualidade pode gerar problemas no pós-venda, ocasionando custos extras à empresa.

8. Reduza a rotatividade da equipe

Se a taxa de turnover estiver alta, esse talvez seja um dos gargalos que estão elevando os custos do negócio.

Nesse cenário, uma boa dica é criar estratégias para diminuir a rotatividade dos colaboradores. Pois, os processos de contratação, treinamento e demissão são muito custosos financeiramente, bem como necessitam de muito investimento de tempo.

Para melhorar nesse quesito, adotar táticas como oferecer melhores benefícios aos funcionários, retendo talentos, é um bom caminho.

Além disso, melhorar o clima organizacional, ministrar treinamentos e reconhecer o esforço dos profissionais reduzem a rotatividade.

9. Descontinue os serviços não executados

Ao longo do tempo, a empresa contrata serviços conforme a demanda, como softwares, ou algum benefício para os colaboradores.

Porém, muitas vezes, o serviço foi ineficiente para a demanda, ou até é executado, mas raramente e sem agregar muitas vantagens.

Por isso, é fundamental reavaliar periodicamente os serviços contratados e desligar aqueles não essenciais ou pouco usados.

Também acontece de a empresa encontrar um serviço muito útil, mas não aplica todos os recursos.

Nesses casos, verifique se há possibilidade de reduzir o plano contratado para algum mais simples, mantendo o recurso-chave.

10. Diminua o orçamento de viagens

Em novos negócios, reuniões com investidores ou participação em feiras e workshops, por exemplo, viagens talvez sejam necessárias.

Porém, verifique se o orçamento para esse gasto pode ser diminuído.

Atualmente, muitas reuniões são realizadas via videoconferência.

Então, analise a possibilidade de os compromissos serem cumpridos virtualmente. Isso significa menores custos com voos, conexões perdidas, hospedagens e alimentação.

Dessa forma, com essas dicas de como reduzir custos na empresa, você otimizará as despesas do seu negócio. Mesmo que, em cada área, a redução não pareça tão expressiva, no somatório, valerá muito a pena.

Continue no blog e confira dicas de como melhorar a gestão financeira na empresa!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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