2 de março de 2023
Todo colaborador ou empresário está exposto a vários riscos e problemas na companhia, não importa de qual ambiente de trabalho estamos falando.
O foco também acontece principalmente em acidentes de trabalho, no desenvolvimento de doenças psicológicas e questões físicas durante a prática dos afazeres da função.
Veja abaixo como funciona cada uma dessas questões e fique de olho em como está o grau de risco do seu negócio!
O grau de risco de uma companhia é uma nota entre 1 até 4 que mostra mais sobre o perigo de cada atividade executada.
Esse risco tem relação diretamente aos acidentes de trabalho, onde é definido pela NR04 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).
As normas reguladoras são super importantes, isso porque mostram mais sobre os procedimentos e requisitos para que tenha-se o máximo de segurança entre todos os colaboradores, ainda mais no regime CLT.
Para classificar o grau de risco de uma empresa, é necessário dividir em 4 particularidades, sendo elas:
Ficou interessado em saber qual é o grau de risco dentro de sua empresa? Confira abaixo o tutorial oficial para que tenha acesso a esse dado:
Outra forma de acessar essa numeração é por meio do site da CNAE, veja abaixo:
De uma maneira simples e fácil, você consegue entender mais sobre qual é o cenário atual de sua empresa e assim, trabalhar para que todos os trabalhadores estejam corretamente protegidos.
Primeiramente, é preciso compreender que o grau de risco é dividido entre cinco fatores, são eles:
Depois disso, é traçado um mapa de risco, que é um documento do qual pode-se visualizar com muito mais facilidade os níveis de problemas existentes em cada local do ambiente de trabalho.
Esses quesitos avaliam desde as matérias-primas, os equipamentos que são usados durante o dia a dia, as acomodações das pessoas e as relações entre os membros do time.
O principal intuito é reduzir os riscos para todos os trabalhadores, ou, diminuir potenciais problemas ali existentes.
Essa criação do mapa é feita por profissionais de segurança do trabalho, que em sua maioria, são membros do CIPA, em conjunto com as autoridades da empresa.
Lá, se tem uma legenda que representa o risco de cada localidade dividida entre:
Assim, a quantidade desse risco também é ilustrada por meio de círculos em diferentes tamanhos, onde quanto maior, maior as chances de problemas, enquanto menor, menos danos podem acontecer.
Além de ser uma obrigação para garantir com que todos os colaboradores tenham todas as condições e benefícios de trabalharem em segurança, o grau de risco também tem impacto direto nas atividades executadas.
Isso porque a organização pode estudar e avaliar com mais calma e atenção quais são as formas mais condizentes de evitar problemas, reduzir a quantidade de multas e impostos, assim como implementar a ação dos funcionários.
Garanta uma boa saúde física, moral e mental para seus colaboradores, portanto, procure entender melhor sobre como está o grau de risco de sua empresa e como implementá-lo. Gostou desse conteúdo?
Continue sempre acompanhando aqui no blog do EAG mais informações para melhorar cada vez mais a sua empresa e ter resultados surpreendentes!