26 de novembro de 2023
Se você está pensando em fazer a captação de recursos financeiros para a sua empresa, saiba que existem diversas formas de fazer isso.
Mas, antes de seguir em frente com esse processo, é importante saber o que é captação e em quais momentos o seu negócio vai se beneficiar de fazer esse levantamento de dinheiro.
Para descobrir isso e ainda conhecer 7 formas de captação de recursos, basta continuar conosco neste conteúdo!
A captação de recursos financeiros nada mais é do que um conjunto de ações que visam levantar mais dinheiro para ser investido no negócio e assim ajudá-lo a atingir seus objetivos.
A captação pode ocorrer em diversos momentos da empresa. Muitas vezes, os empreendedores fazem a captação como forma de iniciar um novo negócio, enquanto outros levantam o dinheiro necessário para realizar um projeto em um negócio já consolidado.
Além disso, o dinheiro levantado da captação de recursos pode vir de várias origens, desde empréstimos em bancos ou então a partir de investimentos dos próprios sócios.
A captação de recursos financeiros pode ser feita em diversos momentos diferentes do negócio. Mas, existem alguns cenários específicos onde é recomendável captar recursos, como em momentos de:
Além desses momentos, também é interessante fazer a captação de recursos para gerar capital de giro na empresa e melhorar a saúde financeira do negócio.
Existem várias formas diferentes para a sua empresa fazer a captação de recursos financeiros. Para você ter uma ideia, separamos a seguir 7 maneiras de captar dinheiro para o seu negócio!
Fazer um financiamento no banco é a forma mais convencional de captar recursos. A partir dele, você consegue acessar linhas de créditos para empresas e pegar um valor maior de crédito e pagar em um prazo prolongado.
Mas, ao escolher essa opção, é fundamental que o financeiro da empresa esteja em dia e bem organizado. Isso é necessário já que para ser aprovado, o banco fará uma análise de crédito no perfil da empresa.
Outra maneira de captar recursos é a partir de um investidor anjo. O investidor anjo é uma pessoa que investe recursos próprios em uma empresa ou projeto com o objetivo de obter retorno financeiro dessa empreitada.
Para que um investidor anjo queira investir na sua empresa é importante que você faça uma boa apresentação do seu negócio e mostre as chances de retorno e como a empresa trabalha hoje para obtê-lo.
Captar recursos dos sócios da empresa também é uma forma interessante de levantar dinheiro. Se você gerencia sua empresa em uma sociedade, é possível que ela entre com os recursos financeiros necessários para o negócio crescer.
Já o investimento próprio é uma alternativa interessante para quem vai tocar o negócio sozinho. Para isso, você pode guardar seu próprio dinheiro até ter o montante necessário para investir na empresa.
Mas, essa forma de captação de recursos pode ser mais demorada. Por isso, é recomendado que você use ela junto com outra forma listada aqui para dar mais rapidez ao processo!
Também conhecido como “vaquinha” , o Crowdfunding é uma modalidade onde os empreendedores conseguem captar recursos a partir da internet de forma muito simples.
Para isso, basta você fazer um cadastro em um site que oferece esse serviço para assim criar uma espécie de vaquinha virtual. Feito isso, basta divulgar seu projeto e pedir ajuda de pessoas que estariam interessadas em investir no negócio.
Uma boa dica para obter dinheiro a partir do Crowdfunding é oferecer algo em troca dessa captação. Dessa maneira, a chance das pessoas investirem se torna maior!
Você também pode pedir ajuda do governo para conseguir recursos para o seu negócio. Hoje existem diversos programas de crédito para empresas que facilitam a captação de dinheiro para investir.
Por fim, outra forma de captar recursos é lançar o IPO da sua empresa na Bolsa de Valores. O IPO é sigla para Initial Public Offering, que do inglês significa Oferta Pública Inicial.
A partir dele, a sua empresa abre cotas de investimento na Bolsa de Valores no formato de ações, permitindo que diversas pessoas invistam na sua empresa.
Apesar dessa ser uma forma interessante de captar recursos, ela costuma ser utilizada por empresas maiores que já são conhecidas no mercado, porque isso facilita para que mais pessoas comprem suas cotas.
Mesmo assim, é interessante analisar essa opção até para o futuro da empresa, pois o lançamento de IPO faz parte do programa de crescimento de muitos negócios.
Apesar do investimento próprio ser uma opção de ter recursos para a empresa, muitos empreendedores sempre optam por captar recursos de terceiros, já que é possível levantar uma quantia maior de dinheiro.
Mas, essa não é a única vantagem desse tipo de captação de recursos! Com ele também é possível:
Por mais que tenham pontos positivos, também é preciso considerar que a captação de recursos de terceiros pode ter algumas desvantagens que precisam ser analisadas, como:
Por isso, antes de fechar negócio, é preciso considerar os prós e contras de cada forma de captação de recursos para que você possa analisar o que de fato será benéfico para a empresa.
Para saber quando é o melhor momento para a sua empresa captar recursos, é preciso que você primeiro analise o capital de giro da mesma e veja quais recursos próprios a empresa tem hoje.
Somente a partir dessa análise que você saberá se é necessário captar recursos de terceiros e qual valor seria interessante levantar.
Além disso, é preciso analisar a forma que os recursos serão captados e assim verificar se será algo que demandará mudanças na organização interna da empresa ou até a contratação de consultores para seguir com a negociação.
Sendo assim, para saber quando vale a pena captar recursos, é importante analisar o cenário atual da empresa e verificar se a captação virá para ajudar ou prejudicar o negócio.
Agora que você conhece mais sobre a captação de recursos, aproveite para continuar navegando no blog da EAG e assim conhecer mais dicas empresariais para ajudar o seu negócio!