15 de agosto de 2022
Uma das palavras mais comuns dentro do ambiente corporativo, o faturamento de uma empresa nem sempre é compreendido por todos da maneira mais certeira.
Se você está curioso para saber do que se trata efetivamente essa questão, continue acompanhando esse artigo e compreenda quais são as principais formas de cálculo e cuidados necessários.
O faturamento de uma empresa é nada mais do que a soma de todas as vendas de uma empresa dentro de certo período de acordo com o que é comercializado.
Por exemplo, o faturamento de uma padaria que vende 50 pães com o valor de R$5 cada é de R$250,00 ao dia, certo?
É por meio do faturamento que uma empresa pode se enquadrar dentro dos regimes de negócio, como é o caso do MEI, de médio porte e tantas outras.
Assim, essa é uma das informações primordiais para o desenvolvimento e para traçar um planejamento estratégico certeiro e de qualidade.
A importância de saber o faturamento de uma empresa vai muito além de apenas entender sobre a quantia que é recebida no final do mês, mas também sobre:
Interessante, não é mesmo? Por isso, é essencial compreender o faturamento de uma maneira geral e como ele funciona.
Engana-se quem pensa que lucro e faturamento são a mesma coisa! Na verdade, os dois são conceitos completamente diferentes entre si.
O faturamento é sobre os valores de determinado período, enquanto o lucro é sobre aquilo que sobra depois do pagamento de todas as despesas da empresa.
Por exemplo:
Mas, aí é que está o pulo do gato: se você teve custos com embalagem, entrega ou publicidade, por exemplo, é preciso descontar essas quantias do valor total de lucro.
Assim, essa é uma lógica básica que deve ser aplicada dentro da gestão de um negócio, principalmente para quem quer aprender como lucrar com a empresa dentro de pouco tempo.
Primeiramente, você deve saber que existem dois tipos de faturamento: o bruto e o líquido.
O bruto é aquele que a empresa ganha pelas vendas os prestações de serviços dentro de certo período.
Assim como já explicado anteriormente, ele é diferente da receita, visto que sempre acontecem novas vendas, mesmo que tenha sido parcelada ou em diferentes possibilidades.
Já o faturamento líquido é a quantia que existe após o pagamento dos impostos diante da venda do produto ou serviço em questão.
Mas, afinal, existe uma fórmula de faturamento ou meio para saber mais precisamente esse cálculo em questão? Confira abaixo!
Agora que você já sabe mais precisamente sobre quais são os dois tipos de faturamento, confira abaixo como é realizado o cálculo de cada um deles.
Considerado como o mais simples de ser calculado, nesse caso, basta multiplicar o valor de venda do item ou do serviço pela quantidade total de vendas dentro de certo período selecionado.
A fórmula usada é:
Por exemplo, se uma empresa vendeu 10 serviços no custo de R$1 mil, o cálculo do faturamento bruto é de R$10 mil.
O faturamento líquido nada mais é do que o mesmo cálculo, porém, com a aplicação das deduções de vendas e dos impostos aplicados em cada operação.
Confira a fórmula que é usada abaixo:
O que é chamado de dedução de vendas, são aqueles contratos ou transações que não foram efetivadas, assim como os produtos devolvidos.
Nesse caso, é mais fácil de pensar pelo exemplo a seguir: uma loja que está enquadrada dentro do Simples Nacional e que efetua mensalmente o pagamento de 6% de imposto referentes ao serviços que são prestados.
Caso sejam comprados 150 produtos no valor de R$70, o faturamento bruto será de R$10,5 mil.
Porém, deverá ser descontado a quantia de 6% desse total, resultando assim em R$9870.
Ele é considerado como mais preciso para obter resultados de faturamento e descontos aplicados, visto que a tributação também faz parte do negócio.
Com os métodos apresentados anteriormente, fica muito mais fácil e simples de saber quais são os valores angariados pela sua companhia.
É importante compreender que essa quantia é um dos indicadores que devem ser analisados constantemente dentro da companhia, verificando se aconteceu uma queda, crescimento ou se está mantendo-se equilibrada.
Independente de qual seja o resultado, é preciso aplicar estratégias e traçar um planejamento para melhorar ou dar continuidade aos resultados apresentados.
Quer começar a fazer uma gestão de faturamento precisa e com maior qualidade? Confira abaixo algumas dicas essenciais para aplicar o quanto antes:
Confira no vídeo abaixo mais sobre como atingir as metas de seu negócio todo o mês com dicas de Marcelo Germano.
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Se você ainda está com dúvidas sobre como ele funciona, confira alguns depoimentos abaixo de empresários que obtiveram extremo sucesso após a imersão.
João Paulo Matos, dono de uma empresa com 35 funcionários, comenta que seu faturamento dobrou após o acompanhamento do programa EAG. Confira!
Já Roberta Feijó, dona de uma empresa de 10 funcionários, comenta que abriu uma nova filial de seu negócio em apenas um ano!
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