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O que é faturamento de uma empresa? Saiba como calcular

15 de agosto de 2022

Uma das palavras mais comuns dentro do ambiente corporativo, o faturamento de uma empresa nem sempre é compreendido por todos da maneira mais certeira.

 

Se você está curioso para saber do que se trata efetivamente essa questão, continue acompanhando esse artigo e compreenda quais são as principais formas de cálculo e cuidados necessários.

 

O que é faturamento de uma empresa?

O que é faturamento de uma empresa?

O faturamento de uma empresa é nada mais do que a soma de todas as vendas de uma empresa dentro de certo período de acordo com o que é comercializado.

 

Por exemplo, o faturamento de uma padaria que vende 50 pães com o valor de R$5 cada é de R$250,00 ao dia, certo?

 

É por meio do faturamento que uma empresa pode se enquadrar dentro dos regimes de negócio, como é o caso do MEI, de médio porte e tantas outras.

 

Assim, essa é uma das informações primordiais para o desenvolvimento e para traçar um planejamento estratégico certeiro e de qualidade.

 

Importância de saber o que é o faturamento de uma empresa

A importância de saber o faturamento de uma empresa vai muito além de apenas entender sobre a quantia que é recebida no final do mês, mas também sobre:

  • Números sobre desempenho: seja sobre um lucro maior ou menor, é possível compreender mais sobre as vendas que são aplicadas e o que pode ser feito para continuar assim ou demais investimentos;
  • Cálculo de tributos: é essencial saber qual a quantia que se deve nas questões tributárias, o que costuma variar justamente de acordo com o valor do faturamento;
  • Fluxo de caixa: por fim, têm-se uma maior visão das finanças do negócio.

Interessante, não é mesmo? Por isso, é essencial compreender o faturamento de uma maneira geral e como ele funciona.

Qual a diferença entre lucro e faturamento?

Engana-se quem pensa que lucro e faturamento são a mesma coisa! Na verdade, os dois são conceitos completamente diferentes entre si.

 

O faturamento é sobre os valores de determinado período, enquanto o lucro é sobre aquilo que sobra depois do pagamento de todas as despesas da empresa.

 

Por exemplo:

  • Caso você compre 3 chocolates de R$2 cada, e venda cada um deles por R$3, sem nenhum tipo de custo de despesa, você tem o faturamento de R$9, lucrando R$3.

Mas, aí é que está o pulo do gato: se você teve custos com embalagem, entrega ou publicidade, por exemplo, é preciso descontar essas quantias do valor total de lucro.

 

Assim, essa é uma lógica básica que deve ser aplicada dentro da gestão de um negócio, principalmente para quem quer aprender como lucrar com a empresa dentro de pouco tempo.

 

Como saber o faturamento da minha empresa?

Primeiramente, você deve saber que existem dois tipos de faturamento: o bruto e o líquido.

 

O bruto é aquele que a empresa ganha pelas vendas os prestações de serviços dentro de certo período.

 

Assim como já explicado anteriormente, ele é diferente da receita, visto que sempre acontecem novas vendas, mesmo que tenha sido parcelada ou em diferentes possibilidades.

 

Já o faturamento líquido é a quantia que existe após o pagamento dos impostos diante da venda do produto ou serviço em questão.

 

Mas, afinal, existe uma fórmula de faturamento ou meio para saber mais precisamente esse cálculo em questão? Confira abaixo!

 

Quais são os tipos de faturamento?

Agora que você já sabe mais precisamente sobre quais são os dois tipos de faturamento, confira abaixo como é realizado o cálculo de cada um deles.

 

Faturamento Bruto

Considerado como o mais simples de ser calculado, nesse caso, basta multiplicar o valor de venda do item ou do serviço pela quantidade total de vendas dentro de certo período selecionado.

 

A fórmula usada é:

  • Faturamento bruto = quantidade que foi vendida X o valor do item.

Por exemplo, se uma empresa vendeu 10 serviços no custo de R$1 mil, o cálculo do faturamento bruto é de R$10 mil.

 

Faturamento líquido

O faturamento líquido nada mais é do que o mesmo cálculo, porém, com a aplicação das deduções de vendas e dos impostos aplicados em cada operação.

 

Confira a fórmula que é usada abaixo:

  • Faturamento líquido = faturamento bruto – os impostos – deduções de vendas.

O que é chamado de dedução de vendas, são aqueles contratos ou transações que não foram efetivadas, assim como os produtos devolvidos.

 

Nesse caso, é mais fácil de pensar pelo exemplo a seguir: uma loja que está enquadrada dentro do Simples Nacional e que efetua mensalmente o pagamento de 6% de imposto referentes ao serviços que são prestados.

 

Caso sejam comprados 150 produtos no valor de R$70, o faturamento bruto será de R$10,5 mil.

 

Porém, deverá ser descontado a quantia de 6% desse total, resultando assim em R$9870.

 

Ele é considerado como mais preciso para obter resultados de faturamento e descontos aplicados, visto que a tributação também faz parte do negócio.

 

Faturamento baixo vs Faturamento alto

Com os métodos apresentados anteriormente, fica muito mais fácil e simples de saber quais são os valores angariados pela sua companhia.

 

É importante compreender que essa quantia é um dos indicadores que devem ser analisados constantemente dentro da companhia, verificando se aconteceu uma queda, crescimento ou se está mantendo-se equilibrada.

 

Independente de qual seja o resultado, é preciso aplicar estratégias e traçar um planejamento para melhorar ou dar continuidade aos resultados apresentados.

 

Gestão de faturamento

Quer começar a fazer uma gestão de faturamento precisa e com maior qualidade? Confira abaixo algumas dicas essenciais para aplicar o quanto antes:

  • Exponha os resultados: seja em uma parede ou quadro interativo, é essencial que todos os colaboradores tenham acesso a quais foram os resultados obtidos, visualizando assim qual é o andamento da companhia;
  • Gestão à vista: outra ação que deve ser aplicada internamente é o acompanhamento de todas as metas e objetivos continuamente, visto que podem ser mutáveis e alteradas, engajando cada vez mais o time;
  • Incentive a equipe: nenhuma meta é possível de ser alcançada sem que exista uma equipe capacitada e que trabalhe em prol desse resultado, por isso, comandante, é sua responsabilidade incentivar com que seus colaboradores tenham esse senso de responsabilidade;
  • Crie uma meta: ao definir qual será o objetivo que a equipe precisa alcançar, é o momento de investir na criação de um planejamento estratégico específico, assim, todos os envolvidos vão compreender de maneira mais linear o que precisa ser feito para atingir esse ponto em questão;
  • Aceite sugestões: escute o que os trabalhadores de sua empresa podem sugerir para a melhoria dos processos e atingimento de metas dentro de sua empresa, pode ser que detalhes sejam essenciais para que o objetivo seja alcançado com sucesso;
  • Faça o acompanhamento: por fim, é a hora de começar a acompanhar quais estão sendo os resultados obtidos, dessa forma, novos rumos podem ser traçados, maiores incentivos para o alcance da meta e como consequência, sucesso!

Confira no vídeo abaixo mais sobre como atingir as metas de seu negócio todo o mês com dicas de Marcelo Germano.

Como aumentar faturamento da empresa?

Se o objetivo de sua empresa é aumentar o faturamento com grande excelência, é o momento de conhecer o programa EAG.

 

Por meio de vários pilares, métodos e ensinamentos, ajudamos a sua empresa a sair do caos – seja ele financeiro, cultural ou de gestão – e obter uma empresa cada vez mais autogerenciável.

 

Se você ainda está com dúvidas sobre como ele funciona, confira alguns depoimentos abaixo de empresários que obtiveram extremo sucesso após a imersão.

 

João Paulo Matos, dono de uma empresa com 35 funcionários, comenta que seu faturamento dobrou após o acompanhamento do programa EAG. Confira!

Já Roberta Feijó, dona de uma empresa de 10 funcionários, comenta que abriu uma nova filial de seu negócio em apenas um ano!

O que você está esperando, comandante, para se tornar um depoimento de sucesso aqui do EAG? Entre em contato com a nossa equipe e inicie hoje mesmo um novo rumo para sua companhia!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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