13 de junho de 2022
Um dos hábitos mais comuns por parte de donos de empresas é o de usar o dinheiro da companhia para pagar despesas pessoais, mas, isso é realmente algo certo?
Muitas pessoas não sabem corretamente o que deve ser feito, por isso, continue lendo esse artigo e veja quais são os bons hábitos do empreendedor inteligente e assim, comece a aplicá-lo no seu dia a dia.
As despesas da empresa são todos os gastos dos quais têm-se com a gestão, primordiais para que a companhia mantenha-se funcionando.
Esses são custos não possuem ligação com as vendas. Geralmente incluem:
Assim, compreender de forma geral o que são esses valores pode melhorar a visão sobre a empresa como um todo.
Enquanto isso, as despesas pessoais são aquelas referentes a pessoa física, onde os custos podem ser variáveis e diferentes entre cada indivíduo.
Nesse caso, costumam incluir:
É importante saber diferenciar a pessoa jurídica da pessoa física, assim, tem se um melhor aproveitamento para ambas as partes.
Não, não deve-se usar o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais, do contrário, poderá acontecer o desequilíbrio financeiro da empresa, tornando assim, a questão monetária uma bola de neve.
Fazer uma gestão de qualidade é obrigação do empreendedor, porém, nem sempre é uma realidade, principalmente com as dificuldades e várias demandas do dia a dia.
Os motivos principais que explicam o porque deve ser separado o dinheiro pessoal do empresarial, são:
Por isso, comandante, é o momento de parar e começar a entender a importância de ter essa separação.
Quando não há essa distinção, o empresário pode ter vários problemas ao realizar sua Declaração de Imposto de Renda ou a Declaração do Faturamento Anual do MEI.
Além disso, existem algumas vantagens específicas para que você tenha mais incentivo de manter suas contas separadas. Confira algumas delas abaixo:
Existem algumas ações primordiais que podem facilitar esse processo de transição para o empresário que quer ter mais cuidado com seu negócio.
Veja quais são elas abaixo:
Ao ter contas bancárias separadas, há uma maior possibilidade de saber quais são as entradas e saídas de dinheiro de cada parte da empresa.
Além disso, ao ter uma conta jurídica, os consumidores possuem mais certeza de que estão negociando com um negócio com credibilidade.
Conhecido como uma remuneração do chefe ou sócios, ele é uma quantia determinada da qual é paga mensalmente para essa pessoa.
Assim, ao ter um valor fixo, têm-se uma maior possibilidade de não causar danos às entradas e saídas da empresa, estabelecendo uma maior certeza ao realizar transações financeiras.
Além disso, há um maior controle financeiro, possibilitando com que planos, planejamento estratégico e medidores possam ser analisados e aplicados no futuro da companhia.
É importante ter uma quantia de dinheiro separada tanto para a empresa quanto para a vida pessoal.
Assim, em tempos mais difíceis, há a possibilidade de usar esse dinheiro para se ter mais conforto e até mesmo sanar eventuais problemas monetários.
Saiba o que você quer no quesito empresarial e o que deseja para sua vida pessoal.
Assim, fica muito mais fácil de realizar o investimento ou aplicação em cada área de sua vida, de modo a conseguir diminuir potenciais problemas financeiros e a desorganização.
Confira no vídeo abaixo dicas exclusivas de Marcelo Germano sobre como separar seus gastos pessoais das finanças da empresa.
Para definir o valor do pró labore do dono da empresa existem muitas variantes e detalhes que devem estar incluídos na equação.
Primeiro, é indicado observar qual é o valor de mercado de acordo com o cargo. por exemplo, quanto um CEO ganha? Pode-se usar isso como base para realizar o pagamento do salário do dono.
Mas, também é preciso saber se a companhia possui a capacidade de obter lucro com essa quantia paga, do contrário, é hora de revisar os valores.
Nesse caso, é preciso verificar quais são os custos fixos mensais, como: aluguel, energia, valor de mercadoria e tantos outros gastos.
Depois disso, verifique quanto é preciso de faturamento mensal para que você inclua o valor salarial dentro dos custos fixos, afinal, ele é uma despesa de sua companhia.
Para aumentar o salário do dono ou de demais colaboradores, é preciso realizar um estudo dos números do negócio, visualizar com mais clareza e assim, bater o martelo ou não sobre a implementação dessa quantia.
Confira no vídeo abaixo do podcast EAG qual o valor que ganha-se um empresário nos dias atuais, além de outras dicas para conseguir melhorar a gestão financeira de seu negócio!
Se você, comandante, está perdido sobre o que deve ser feito para conseguir organizar sua vida financeira e de sua empresa, pode ser o momento ideal de conhecer o programa EAG.
Aqui, ajudamos a tirar seu negócio do caos, transformando em uma empresa autogerenciável, assim, você tem uma vida de mais qualidade, com mais tempo com a família e disposição.
Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais!