28 de novembro de 2022
Ter um preço saudável e bem disposto por entre a concorrência é um dos passos essenciais para companhias que querem ganhar cada vez mais compradores e no fim das contas, obter lucros. Porém, engana-se quem pensa que essa é uma atividade fácil e simples de fazer, principalmente porque é preciso levar em consideração custos, tributos, salário dos funcionários e muito mais. Confira abaixo mais informações sobre essa temática e comece hoje mesmo a calcular o preço de seus itens da forma mais certeira para vender muito e ter uma empresa de sucesso!
A precificação é o processo de definir o valor que será cobrado pelo produto ou serviço. Essa ação deve ser proporcionar retorno para a companhia e aos investidores, pensando também na competitividade do negócio e na satisfação do cliente. Mas, é preciso levar em consideração algumas questões, como:
Alguns valores são regulamentados pelo governo, enquanto outros podem seguir a dinâmica de livre mercado. Por isso é tão importante ter atenção em como será feita a precificação de seu item, tanto para atrair novos compradores, quanto para manter os antigos fidelizados.
Preço é uma questão monetária, onde é aquilo que o cliente pagará pelo seu produto ou serviço. Enquanto isso, o valor é o que o seu consumidor entende sobre o que você está oferecendo, ou seja, aquilo que o potencial comprador está disposto a pagar pelo seu item. De uma maneira geral, a primeira opção é facilmente determinada com números, enquanto a segunda prioriza a experiência do consumidor.
Realizar uma precificação correta é primordial para manter a saúde financeira de sua companhia, visto que com preços errados, você perde clientes, oportunidades de negócios e prejudica seu fluxo de caixa. Assim, ao acertar essa quantia, têm-se uma certeza maior do faturamento e do lucro que pode ser gerado, refletindo diretamente no controle de custos e de resultados mais positivos.
Você sabia que existem diferenças na hora de fazer a precificação de um produto e de um serviço? Confira abaixo os cuidados precisos para cada uma delas e tenha atenção!
Tenha o custo da unidade
Saiba qual é o valor de cada unidade dentro de sua empresa. Uma das maneiras de conseguir realizar esse cálculo é por meio do CMV – Custo da Mercado Vendida -, onde usa-se a seguinte fórmula:
Cada uma das letras representa:
Verifique as despesas
Entenda que custos são diferentes de despesas, nesse caso, o primeiro é sobre a atividade final do negócio, enquanto as despesas tem relação mesmo que de forma indireta. Você deve incluir as despesas no valor de faturamento e também no processo de precificação.
Tenha uma margem de lucro razoável
Quando definir uma margem de lucro para sua empresa, respeite-a, mesmo em situações mais complicadas. Ao abaixá-la, pode ser que você tenha vários problemas de prejuízos, nesse caso, vale a pena cortar os custos e as despesas.
O Markup é o fator do qual você calcula o valor final do seu produto, assim, o lucro deve estar inserido dentro desse cálculo, da mesma forma como os custos e despesas. Saiba a diferença entre os dois durante o processo de precificação para não ter problemas na saúde financeira de sua empresa.
Saiba mais: como calcular margem de lucro
Já a precificação de serviços também tem alguns pontos que devem ser observados, que são:
Observe a cobertura das despesas e custos
É preciso calcular o CSV – Custo do Serviço Vendido -, que tem sua fórmula de cálculo:
Onde a representação das letras, são:
Valor da marca
Essa é uma variável direta na precificação dos serviços, onde leva-se em conta qual é a reputação da empresa e o nome envolvido. Ou seja, aqui o seu cliente provavelmente pagará mais caro pelo produto oferecido, levando em consideração a marca de sua companhia.
Quantidade de horas trabalhadas
Aqui é interessante saber calcular o valor de horas calculadas nesse processo de prestação de serviços. Nesse caso, basta dividir a quantia do salário médio de cada colaborador pela quantidade de horas trabalhadas. Confira no vídeo abaixo dicas do próprio Marcelo Germano para conseguir precificar o valor de seu produto e assim ter uma competição mais adequada ao nicho atuante! https://www.youtube.com/watch?v=u_YTKRAOilU&t=196s
Veja abaixo quais são as ferramentas mais indicadas para conseguir precificar com muito mais cuidado e atenção seus produtos:
Se você não faz o uso dessas ferramentas diariamente, é a hora de começar a implementá-las em sua empresa para ter um melhor direcionamento dos valores aplicados.
Confira abaixo algumas dicas essenciais para conseguir precificar o seu produto da forma mais correta e obter as melhores vantagens de mercado:
Confira no vídeo abaixo mais dicas de Marcelo Germano para conseguir aumentar o preço de seu serviço e produto sem correr o risco de perder clientes! https://www.youtube.com/watch?v=cZOqcDp7WLQ
Você sabe quais são os fatores que mais interferem na precificação de seu produto? Fique de olho nos seguintes itens:
E você, comandante, como está a questão da precificação de sua companhia? Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando aqui no blog EAG mais conteúdos para aplicar dentro de seu negócio e ter uma empresa em crescimento constante!