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Precificação → Dicas para precificar de maneira correta

28 de novembro de 2022

Ter um preço saudável e bem disposto por entre a concorrência é um dos passos essenciais para companhias que querem ganhar cada vez mais compradores e no fim das contas, obter lucros.   Porém, engana-se quem pensa que essa é uma atividade fácil e simples de fazer, principalmente porque é preciso levar em consideração custos, tributos, salário dos funcionários e muito mais.   Confira abaixo mais informações sobre essa temática e comece hoje mesmo a calcular o preço de seus itens da forma mais certeira para vender muito e ter uma empresa de sucesso!  

O que é precificação?

A precificação é o processo de definir o valor que será cobrado pelo produto ou serviço.   Essa ação deve ser proporcionar retorno para a companhia e aos investidores, pensando também na competitividade do negócio e na satisfação do cliente.   Mas, é preciso levar em consideração algumas questões, como:

  • Custos da mercadoria;
  • Gastos indiretos;
  • Despesas administrativas;
  • Impostos;
  • Concorrência;
  • Crises econômicas;
  • Lucros.

Alguns valores são regulamentados pelo governo, enquanto outros podem seguir a dinâmica de livre mercado.   Por isso é tão importante ter atenção em como será feita a precificação de seu item, tanto para atrair novos compradores, quanto para manter os antigos fidelizados.  

Diferença entre preço e valor

Preço é uma questão monetária, onde é aquilo que o cliente pagará pelo seu produto ou serviço.   Enquanto isso, o valor é o que o seu consumidor entende sobre o que você está oferecendo, ou seja, aquilo que o potencial comprador está disposto a pagar pelo seu item.   De uma maneira geral, a primeira opção é facilmente determinada com números, enquanto a segunda prioriza a experiência do consumidor.  

Objetivos da precificação

Realizar uma precificação correta é primordial para manter a saúde financeira de sua companhia, visto que com preços errados, você perde clientes, oportunidades de negócios e prejudica seu fluxo de caixa.   Assim, ao acertar essa quantia, têm-se uma certeza maior do faturamento e do lucro que pode ser gerado, refletindo diretamente no controle de custos e de resultados mais positivos.  

Diferença entre precificação de produtos e serviços

Você sabia que existem diferenças na hora de fazer a precificação de um produto e de um serviço?   Confira abaixo os cuidados precisos para cada uma delas e tenha atenção!  

Precificação de produto: instruções

Tenha o custo da unidade
Saiba qual é o valor de cada unidade dentro de sua empresa. Uma das maneiras de conseguir realizar esse cálculo é por meio do CMV – Custo da Mercado Vendida -, onde usa-se a seguinte fórmula:

  • CMV = EI + C – EF

Cada uma das letras representa:

  • CMV: o Custo da Mercadoria Vendida de sua empresa;
  • EI: a quantidade do Estoque Inicial;
  • C: as compras que estão sendo executadas;
  • EF: por fim, o Estoque Final.

Verifique as despesas
Entenda que custos são diferentes de despesas, nesse caso, o primeiro é sobre a atividade final do negócio, enquanto as despesas tem relação mesmo que de forma indireta.   Você deve incluir as despesas no valor de faturamento e também no processo de precificação.  
Tenha uma margem de lucro razoável
Quando definir uma margem de lucro para sua empresa, respeite-a, mesmo em situações mais complicadas.   Ao abaixá-la, pode ser que você tenha vários problemas de prejuízos, nesse caso, vale a pena cortar os custos e as despesas.  

Saiba a diferença entre markup e margem de lucro

O Markup é o fator do qual você calcula o valor final do seu produto, assim, o lucro deve estar inserido dentro desse cálculo, da mesma forma como os custos e despesas.   Saiba a diferença entre os dois durante o processo de precificação para não ter problemas na saúde financeira de sua empresa.  

Saiba mais: como calcular margem de lucro

Precificação de serviços

Já a precificação de serviços também tem alguns pontos que devem ser observados, que são:  
Observe a cobertura das despesas e custos
É preciso calcular o CSV – Custo do Serviço Vendido -, que tem sua fórmula de cálculo:

  • CSV = Sin + (MO + GDS + GIS) – Sfi.

Onde a representação das letras, são:

  • Sin: o valor do saldo inicial dos serviços em andamento;
  • MO: a mão de obra;
  • GDS: os gastos diretos com o serviço;
  • GIS: os gastos indiretos com o trabalho;
  • Sfi: saldo final dos serviços em andamento.

Valor da marca
Essa é uma variável direta na precificação dos serviços, onde leva-se em conta qual é a reputação da empresa e o nome envolvido.   Ou seja, aqui o seu cliente provavelmente pagará mais caro pelo produto oferecido, levando em consideração a marca de sua companhia.  
Quantidade de horas trabalhadas
Aqui é interessante saber calcular o valor de horas calculadas nesse processo de prestação de serviços.   Nesse caso, basta dividir a quantia do salário médio de cada colaborador pela quantidade de horas trabalhadas.   Confira no vídeo abaixo dicas do próprio Marcelo Germano para conseguir precificar o valor de seu produto e assim ter uma competição mais adequada ao nicho atuante! https://www.youtube.com/watch?v=u_YTKRAOilU&t=196s

Ferramentas para precificar

Veja abaixo quais são as ferramentas mais indicadas para conseguir precificar com muito mais cuidado e atenção seus produtos:

  • Precificação orientada ao lucro: o preço do produto é o responsável pela remuneração da empresa, assim, é preciso ter as condições precisas para que isso aconteça;
  • Capital de giro de cada produto: entenda qual é valor de capital de giro em cada item de sua empresa, assim, poderá precificá-los da forma mais adequada;
  • Precificação de cada canal: o preço dos produtos devem ser adaptados aos canais de venda, principalmente pelas taxas aplicadas a cada um deles;
  • Pedidos de venda: saiba em tempo real como está a margem de lucro de suas vendas realizadas;
  • Acompanhe os indicadores financeiros: faça o acompanhamento do crescimento ou a falta dele por meio dos indicadores financeiros.

Se você não faz o uso dessas ferramentas diariamente, é a hora de começar a implementá-las em sua empresa para ter um melhor direcionamento dos valores aplicados.  

Dicas para precificar de maneira correta

Confira abaixo algumas dicas essenciais para conseguir precificar o seu produto da forma mais correta e obter as melhores vantagens de mercado:

  • Saiba os seus custos variáveis: assim, poderá inserir essa variação nos produtos e lidar com eventuais problemas, principalmente em momentos de crise;
  • Observe seu regime tributário: isso também é importante para que saiba a quantidade de lucro que pode obter e se tem algum limite de valor imposto em relação ao governo;
  • Tenha uma margem de contribuição: nada melhor do que garantir essa quantia para que sua empresa possa trabalhar com essa margem em questão;
  • Saiba seu ponto de equilíbrio: essa também é uma questão para empresas que desejam ir além no crescimento traçado, batendo metas, porém, sabendo o que é confortável para não errar;
  • Monitore a concorrência: você deve saber o que seus concorrentes estão aplicando de valores, equiparando-se para continuar na luta por novos clientes e até mesmo se destacando por sua qualidade.

Confira no vídeo abaixo mais dicas de Marcelo Germano para conseguir aumentar o preço de seu serviço e produto sem correr o risco de perder clientes! https://www.youtube.com/watch?v=cZOqcDp7WLQ

Fatores que interferem na precificação

Você sabe quais são os fatores que mais interferem na precificação de seu produto? Fique de olho nos seguintes itens:

  • Quais são os custos de produção do serviço ou do produto?
  • Como estão os salários de colaboradores em sua empresa?
  • Quais são os valores de despesas fixas e variáveis;
  • Qual o valor do lucro que você deseja ou espera alcançar?
  • Quais são os valores que a concorrência pratica e se está condizente com o seu.

E você, comandante, como está a questão da precificação de sua companhia?   Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando aqui no blog EAG mais conteúdos para aplicar dentro de seu negócio e ter uma empresa em crescimento constante!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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