23 de novembro de 2022
Muitos donos de empresas não tem a mínima noção sobre qual é o atual cenário de seu negócio, principalmente quando falamos sobre valor em específico.
Você já ouviu falar do que é valuation? Se não, é o momento de se informar sobre, entender qual a importância disso para sua empresa e o que pode ser implementado com esse dado.
Valuation é o processo de estimar o valor financeiro de um ativo, seja uma empresa ou investimento com base em diferentes métodos, como por exemplo a análise de fluxo de caixa descontado, comparação de mercado e ativos tangíveis. O principal objetivo do valuation é determinar quanto algo vale no mercado atual.
Para saber ao certo quanto vale o seu negócio, existem vários dados e indicadores que são necessários, onde o fluxo de caixa é um deles.
Quer saber mais sobre qual é o valor de sua empresa? Confira no vídeo abaixo do Café com Comandante como funciona esse processo!
Saber o valor de uma empresa é o primeiro passo para que tenha-se certeza do certeza do crescimento, tomando assim as melhores decisões para formar um planejamento estratégico direcionado e correto.
Essa informação também serve para verificar se aconteceu o declínio do negócio, traçando novas formas para ampliar os números e metas traçadas.
Além disso, compreender o valor da companhia também permite com que os preços de ações sejam condizentes, assim como a divisão equalitária para todos os sócios.
Você sabia que existem vários tipos de valuation que podem ser conferidos e aplicados dentro de sua companhia? Confira quais são eles abaixo!
Para ter uma noção mais precisa da realidade, são analisados os indicadores, conhecidos também como múltiplos.
Assim, eles são referências para que o processo de avaliação de uma empresa seja desenvolvido, principalmente no caso em que existem várias empresas do mesmo nicho.
O modelo valuation contábil leva em consideração o patrimônio líquido da companhia, não levando em consideração os bens intangíveis, no caso, que tem a marca, patente, franquia e mais.
Usado com mais frequência pelas empresas que estão sendo encerradas, esse modelo soma todos os ativos e reduz os passivos do negócio.
Ela também é usada em situações em que é preciso ganhar tempo, onde os investidores tem acesso a mais dados do restante da companhia.
Aqui é avaliado o valor antes do investimento, onde os investidores verificam com mais certeza os dados para terem certeza de onde vão aplicar suas quantias.
Semelhante a opção anterior, aqui é verificado mais sobre as finanças posteriores ao investimento, servindo como uma ótima análise para quem tem interesse em aplicar mais dinheiro ou entender o ganho ou prejuízo.
Consulte as dicas abaixo e aprenda a calcular o valuation da sua empresa de forma simples e fácil.
O primeiro passo é realizar o cálculo do fluxo de caixa de períodos passados.
Assim, você precisa ter todas as informações de receitas e despesas, da mesma forma como as entradas e saídas.
É por meio disso que você poderá avaliar com mais certeza o lucro da companhia, além de ser a base para as próximas etapas.
Depois de levantar os dados anteriores, é o momento de começar a projeção das finanças.
Geralmente as datas mais indicadas são entre 5 até 10 anos, usando sempre os parâmetros do passado conforme as variações percentuais existentes.
Nesse caso, é importante que você seja o mais realista possível nas projeções, evitando ser tanto otimista demais, ou pessimista.
Agora é o momento de calcular a taxa de desconto, também chamada de WACC.
É ela quem define o valor de sua empresa, onde é preciso levar em consideração os riscos que seu negócio pode correr, assim como as possibilidades de investimento.
Agora, é o momento de ter o valor atual, onde geralmente é usada a seguinte fórmula:
Veja abaixo o que cada letra significa:
O resultado obtido é o valor de valuation de sua companhia!
Confira abaixo quais são os 5 pilares de venda para uma empresa, além de quais são as dicas para ter um valuation preciso!
Ok, agora você já sabe como fazer o seu valuation, mas, sabe quais são as principais vantagens para seu negócio? Confira abaixo!
Agora que você já sabe mais sobre a importância do valuation, pode ser a hora de entrar em contato com os especialistas e realizar o seu! Não perca tempo comandante!
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando aqui no blog EAG informações completas sobre como implementar a gestão e demais questões de sua companhia!