Consultoria empresarial dá resultado? Confira os 12 tipos e como contratar

07.03.2023
empresário recebendo orientações de um consultor empresarial onde ele mostra informações na tela do notebook||
Muitas pessoas se perguntam se realmente o serviço de consultoria pode render resultados dentro de uma companhia, afinal, muito se tem falado ultimamente sobre essa modalidade.   Conforme dados publicados pelo Laboratório de Consultoria, empresa ligada à ABCO - Associação Brasileira de Consultores -, o crescimento das consultorias durante o ano de 2021 foi de 14%, número bem maior que o valor de 4,5% do PIB brasileiro.   Confira mais sobre como funciona essa questão de consultoria aqui no Brasil, quais são os diferenciais em relação as demais empresas e muito mais. uma pessoa com caneta na mão anotando informações em seu caderno enquanto a outra explica sobre consultoria empresarial A consultoria é basicamente uma troca de experiências, onde o intuito é identificar problemas e encontrar soluções para que certa ação, processo ou questão de uma companhia seja resolvida de forma diferenciada.   Nesse caso, é um especialista dando dicas do que deve ser feito para que se tenha uma gestão mais efetiva, ágil e competitiva tanto de forma interna, quanto em relação aos concorrentes do nicho atuante.   Geralmente ela é prestada por um profissional super qualificado, do qual entende o assunto abordado, levantando assim o que melhor pode ser feito dentro da companhia em questão.   A consultoria é uma relação entre uma empresa e o consultor, assim como uma equipe capacitada para atender as demais necessidades e diagnóstico completo do serviço contratado.   Ela é uma ajuda externa que tem como foco propor melhorias, mudanças e novas aplicações para que o negócio se torne cada vez mais eficaz e com resultados cada vez mais positivos.   O trabalho de uma consultoria empresarial é composta de:
  • Compreender o problema da empresa: quais são as falhas e o que pode ser melhorado;
  • Aplicar um plano de ação: qual a sugestão para que o cenário atual possa ser modificado;
  • Acompanhamento da execução: aqui o consultor e a empresa verificam os resultados e como estão sendo realizadas as modificações propostas;
  • Auditoria final: por fim, é realizada uma revisão do que foi realizado, "passando a régua" e verificando se o saldo foi positivo, negativo e o que pode ser feito novamente.

Quando contratar uma consultoria?

Uma das perguntas mais realizadas pelas empresas, é preciso saber que não há bem ao certo um momento ideal para contratar uma consultoria.   Na verdade, essa é uma questão muito pessoal e que mudará de acordo com cada organização e necessidade que precisa ser nada.   Geralmente o momento ideal é quando há o desejo de alcançar certo objetivo, porém, não se sabe bem ao certo como iniciar o processo, contratando assim especialistas para que tenha-se todo o processo necessário.   É importante destacar que não é indicado que o ponto crítico seja alcançado, do contrário, a dificuldade de mudar o cenário será muito mais complicada do que se imagina.   Além disso, pense se a sua companhia possui o preparo, a equipe e a condição para dar esse próximo passo no negócio, do contrário, será um grande tiro no pé e um investimento ineficaz.   Veja abaixo quais são os principais benefícios de contratar uma consultoria empresarial:  

1. Gestão estratégica

Com um especialista no nicho de atuação e uma visão mais estratégica do negócio, é possível ter uma gestão mais estratégica e que terá ações específicas para que os resultados sejam cada vez mais singulares.   É importante destacar que essa gestão vai muito além do setor de vendas: há o cuidado preciso com o financeiro, com o time de marketing, o atendimento ao cliente e muito mais.  

2. Fortalecimento das lideranças

Que tal deixar claro e fortalecer quem são as lideranças de sua empresa?   Por meio dessa concretização de quem são os líderes de sua companhia, é natural que as pessoas saibam a quem se dirigir, quem recorrer no caso de problemas ou sugestões, além dos demais direcionamentos precisos.   Lembre-se de escolher com calma e cuidado quem será o comandante daquele time ou setor, afinal, é ele ou ela quem comandará os demais colaboradores e manterá a "roda" sempre girando.  

3. Aumento do valuation da empresa

Tudo isso também será aplicado no valuation de sua empresa, portanto, aumentará a quantia no caso de uma avaliação de compra ou venda, seja por investidores ou interessados.   Uma companhia da qual demonstra investimento e vontade de crescer é bem quista diante do mercado e do nicho de atuação, portanto, tenha foco e saiba cuidar cada vez mais de seu negócio.  

4. Aumento da produtividade

Ao contratar uma consultoria, é natural que uma das aplicações seja no maior direcionamento e cuidado em como o trabalho deve ser executado.   Assim, toda a equipe e os colaboradores envolvidos terão uma produtividade cada vez mais positiva, com resultados positivos e engajamento de time cada vez mais sincronizado.  

5. Profissionalização da gestão

Tenha uma gestão profissionalizada e com toda a capacitação necessária para que sua equipe e sua companhia estejam sempre no caminho mais correto e preciso para bons resultados.   Tudo isso pode ser feito por meio do uso de softwares específicos, com a contratação correta de seus funcionários e claro, com a escolha de um líder que represente a sua empresa em todos os momentos.  

6. Foco nos resultados

Independente de como tenha sido feito o contrato, o principal intuito da contratação de uma consultoria é obter o retorno condizente para seu negócio.   Dessa maneira, os especialistas trabalharão para traçar as melhores estratégias, planos táticos e prestar todo o auxílio primordial para que seu negócio consiga decolar dentro da área escolhida.  

7. Custo benefício

É verdade que o valor de investimento em uma consultoria não costuma ser barato, porém, é preciso pensar nisso como um investimento, do qual definitivamente trará vários retornos para sua companhia.   Seja no nicho de finanças, de gestão de pessoas, de implementação de produtos ou qualquer outra área, seu negócio terá um especialista observando o que trará benefícios para o negócio.   Você sabia que existem vários tipos de consultorias empresariais que podem ser aplicadas dentro de seu negócio?   Basta encontrar qual é aquela que melhor atende as suas necessidades do momento e contratá-la. Confira mais sobre cada tipo abaixo!   A consultoria de gestão ajuda às empresas a solucionar questões que tenham a ver com o gerenciamento das lideranças e setores específicos.   Ela é usada principalmente quando existem problemas com lideranças, dentro de times específicos ou até mesmo na formulação de novas categorias dentro do negócio.   Enquanto isso, a consultoria financeira possui como foco solucionar problemas monetários de um negócio, onde pode envolver todo o time desse setor em específico ou a regularização de processos.   Nesse caso, há o estudo do fluxo de caixa, a entrada e saída de dinheiro, verificação de como está sendo a administração e muito mais.   Confira no vídeo abaixo algumas dicas com Marcelo Germano de como realizar a gestão financeira de sua empresa e obter cada vez mais lucro dentro de seu negócio! https://youtu.be/0Wk-0vsn93w Comandante, talvez essa seja a hora de você fazer o seu programa EAG! Você sabe como funciona? Por meio de ensinamentos e técnicas únicas ajudamos a tirar a sua empresa do caos e se tornar autogerenciável!   A consultoria jurídica tem como foco fornecer informações para que o cliente saiba compreender ou resolver os problemas jurídicos de seu negócio.   Geralmente são apontadas mudanças e novas aplicações para que o desempenho da empresa seja cada vez mais positivo.  

4. Consultoria de marketing

O marketing é uma das áreas que precisam ser desenvolvidas dentro de qualquer companhia, sendo assim, essa consultoria visa analisar a atual imagem de sua empresa e o que precisa ser implementado.
As estratégias podem incluir a mudança em redes sociais, na questão interna, externa e como o negócio está posicionando sua marca em relação ao mercado e ao público-alvo.

5. Consultoria de branding

Ainda atrelado a questão anterior, a consultoria de branding visa entender e modificar, quando necessário, a marca de sua empresa, assim como a forma como ela se posiciona dentro de seu nicho.   Aqui pode ser feita uma avaliação em relação aos concorrentes, uma análise interna para entender o propósito da marca, assim como uma análise geral do negócio.  

6. Consultoria de tecnologia

Toda empresa precisa da aplicação de tecnologia em vários processos, seja no quesito financeiro, para uma melhor aplicação de marketing, para o desenvolvimento de produtos e diferentes áreas.   É primordial que as companhias estejam de olho nas mudanças do mercado e em como estão acontecendo as atualizações, inserindo-se assim, da melhor forma possível para o progresso e futuro.  

7. Consultoria de logística

Compreender sobre qual é a melhor forma e meio para enviar os itens, seja desde o processo interno até externo, é um dos pontos que empresas que desejam crescer devem estar atentas.   A logística é uma das partes essenciais para quem trabalha com o envio de produtos físicos, portanto, deve-se encontrar qual é o meio mais seguro, mais eficaz e que seja mais interessante para o envio da companhia.  

8. Consultoria de recursos humanos

Empresas que não possuem um RH devem realizar a implementação de um o quanto antes. É esse setor quem cuida da gestão dos funcionários, do emocional, assim como a contratação e demissão dos envolvidos.   Que tal contratar uma consultoria especialista nesse ramo e começar a criar esse time em específico o quanto antes?  

9. Consultoria de LGPD

Você sabe do que se trata a Lei Geral de Proteção de Dados? É ela quem regulariza questões como o compartilhamento de dados em sua companhia.   Ela é um dos maiores focos que tem sido aplicados ultimamente, principalmente com o avanço da internet em todos os seus meios dentro de das empresas.  

10. Consultoria de comunicação visual

A comunicação visual é um dos principais pontos para que sua empresa saiba se posicionar no mercado de atuação, afinal, é a imagem de seu negócio que está em jogo!   Não entende ao certo qual o impacto de uma consultoria visual para a sua empresa?   Assista o episódio completo do Podcast EAG sobre o assunto e entenda como ter um consultor especializado na imagem institucional da empresa pode ajudar seu negócio a ter mais sucesso! https://youtu.be/mM9fQFTKod4

11. Consultoria de SEO

O SEO é um dos mercados dentro do marketing digital que também tem ganhado bastante força, isso porque seus resultados são a longo prazo e surtem efeitos inimagináveis dentro de seu negócio.   Por meio da aplicação de boas práticas e ações em seu site e redes sociais da empresa, você tem um melhor posicionamento dentro do Google, atraindo e captando mais clientes de qualidade.   Obtenha uma consultoria inicial grátis para o seu negócio no episódio abaixo sobre o potencial de tráfego orgânico do Google Meu Negócio com o especialista na área, Luiz Fernando! https://youtu.be/STI5uzWj578

12. Consultoria de inovação

Por fim, porém, não menos importante, que tal contratar uma consultoria para te mostrar um caminho do qual você ainda não visualizou?   Existem empresas que são especializadas em encontrar ideias, produtos ou serviços que podem inovar o negócio de sua companhia.  

Qual o valor cobrado por uma consultoria empresarial?

O valor por uma consultoria empresarial pode variar conforme qual é o serviço e as especificidades contratadas.   Existem lugares que podem cobrar entre R$70 até R$200 a hora do profissional, mas, é claro que é possível encontrar especialistas que vão além dessa quantia.  

Como contratar uma consultoria para o meu negócio?

Um dos primeiros para conseguir contratar uma consultoria é identificar quais são os problemas dentro de sua empresa e como devem ser atualizados.   Depois disso, você deve saber qual é o modelo de consultoria que melhor vai atender os seus desejos empresariais, além de investigar bem ao certo qual delas sente mais confiança.   Esse é um dos pontos principais que podem te fazer escolher entre um profissional e outro, adquirindo certeza de que tudo o que será feito terá retorno dentro do tempo determinado.   Se você está pensando em contratar uma consultoria para seu negócio, o programa EAG com certeza é tudo aquilo e muito mais do que você quer adquirir e nem imagina!   Por meio de estudos e aplicações específicas, ensinamos a você e seus colaboradores a como ter uma companhia que trabalha de forma autogerenciável, além de sair do caos completo.   Além disso, conosco você também pode se informar mais sobre os demais tipos de consultorias e quais são mais interessantes para contratar em sua empresa com nossos especialistas.   Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudar você e seu negócio o quanto antes por meio do programa EAG!  
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO