12 de dezembro de 2019
Todos nós, em algum momento da vida, estamos dispostos a cair na zona de conforto. É aquela região em que não sentimos medo de fazer algo, simplesmente porque já estamos acostumados com as nossas ações. Esse tipo de pensamento, muito cômodo, pode se aplicar até na vida caótica de um empresário.
Ficar esperando os problemas da empresa se resolverem sozinhos, ou culpar os outros pelas dificuldades, é um exemplo de se manter na zona de conforto. Já que não há nenhuma tomada de ação para enfrentar esses riscos.
A questão é que, enquanto não se faz nada para mudar esse cenário, uma empresa cujo dono caiu na zona de conforto anda para trás.
Para saber como sair dessa zona de conforto e encarar de frente todos os desafios da sua empresa, eu, Marcelo Germano, fundador do EAG (Empresa Autogerenciável), vou te mostrar nesse texto o que precisa ser feito para que você se desenvolva, e, assim, desenvolva o seu negócio.
Te desejo uma excelente leitura e reflexão!
A maioria das pessoas deve achar que a gestão empresarial e a zona de conforto são coisas opostas, e não são. A zona de conforto pode estar instalada na vida do empresário e na rotina da sua empresa, mesmo que tudo esteja de cabeça para baixo.
E eu vou te contar qual é o principal problema da zona de conforto, inclusive na vida de muitos empresários: a vitimização.
Muitos empresários, ao invés de procurarem uma solução, acabam se vitimizando. Falam que os clientes não estão comprando, que os seus funcionários não estão engajados, que o país está em crise…
Você reparou que todas essas reclamações estão direcionadas para a terceira pessoa? Ou seja: elas estão direcionadas para as coisas das quais você não tem controle.
Entenda que, independentemente do problema que esteja enfrentando, você sempre terá três faces: o eu, o outro e o ambiente. Sobre o outro e sobre o ambiente, você até pode ter uma influência, mas nunca terá o controle.
Só temos controle sobre o “eu”. Sobre o que eu faço, sobre as minhas reações de acordo com tudo o que acontece. Então, temos ⅓ de todas as responsabilidades sobre todos os problemas que surgem na nossa vida.
Mas aí, você me diz: “Marcelo, assumir responsabilidades é complicado. Exige muito esforço”.
E eu vou te contar porque muitas pessoas continuam na zona de conforto e não realizam as coisas: porque existe a lei do menor esforço.
Por exemplo: eu treino todos os dias de manhã. Mas tem gente que não treina, porque não quer fazer esforço. E o que é mais cômodo: acordar, ficar na cama e pegar o celular, ou trocar de roupa e ir se exercitar?
Por isso que muita gente diz que não tem tempo de praticar exercício físico. Na verdade, tem tempo, só não deu prioridade. E essa é a tendência de ficar na zona de conforto. A zona de conforto obedece à lei do menor esforço.
Mas, no mundo dos negócios, você precisa se esforçar para fazer a sua empresa crescer. Senão, ela nunca vai sair do lugar. Por isso, você deve focar nas coisas que você tem controle para resolver e gerir a sua empresa do jeito certo.
Só que ninguém nasce sabendo o que precisa ser feito. Por isso, você precisa aprender.
Tem uma frase que eu gosto muito, do Wendell Carvalho, que diz o seguinte: “Nada, nem ninguém, pode impedir a gente de aprender”. Ou seja: se você quer ter sucesso, primeiro você precisa aprender algumas habilidades, como liderança e gestão, depois precisa praticá-las.
Aprender e praticar está dentro do nosso controle. Desta forma, você reúne ferramentas necessárias para melhorar a sua gestão empresarial.
Só de pensar dessa maneira, você sai da zona de vitimização, e, consequentemente, da zona de conforto. Não é fácil, mas é necessário para que você e sua empresa cresçam. E eu vou te mostrar como.
Você já entendeu que sair da zona de conforto exige foco nas coisas que você pode controlar. E isso demanda esforço, porque nem sempre você vai saber como fazer isso.
Mas, uma vez que você entende e aplica os conceitos que eu vou te passar para sair da zona de conforto, você vai ver que isso surtirá efeito em todas as áreas da sua vida. Não só no trabalho, mas também em todos os seus aspectos mentais, físicos, espirituais e emocionais.
Existem três etapas para sair de vez da zona de conforto. São essas:
Se você quiser ver essa explicação em vídeo, é só dar o PLAY:
Você está prestes a sair da zona de conforto, e você finalmente toma essa atitude. Só que você acaba parando na zona do medo.
Na nossa vida, o que tende a ficar rondando nossa zona de conforto é a zona do medo. É a sensação de que tudo vai dar errado, de impotência diante dos fatores externos.
De alguma maneira, a gente sempre vai estar rodeado da zona do medo. E, nessa etapa, passamos por muito estresse e muita tensão.
Entender que a zona do medo existe é o primeiro passo para quebrá-la, e isso te levará para onde realmente importa: para a zona de aprendizagem.
É aqui que você vai desenvolver o esforço necessário para crescer como pessoa e como profissional. Nesta etapa, é onde você vai trabalhar no que eu chamo de CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude.
O conhecimento é o que você precisa adquirir majoritariamente, para depois partir para a ação. O momento que você parte para a ação é quando você desenvolve a habilidade.
Ou seja, você pratica esse conhecimento quantas vezes for necessário, até que você o desenvolva e o torne uma característica sua.
E, para se ter conhecimento e habilidade, é necessário ter atitude para tirar as ideias do papel e executá-las de fato, partindo para a ação. Isso é o que motiva o desenvolvimento e aperfeiçoamento de qualquer habilidade.
Digo: quando você entra na zona de aprendizagem, você começa a adquirir o conhecimento que você precisa, para depois aplicá-lo. E, para isso, você tem que lidar com um certo desconforto. O importante é saber lidar com esse sentimento para fazer o que precisa ser feito.
Quando você entra na zona de aprendizagem e pratica o CHA constantemente, você entra para a zona de superação.
Pronto! Esse é o estágio máximo de aprendizado para enfrentar os problemas. Mas não pense que agora você vai estar livre para sempre da zona de conforto.
Sabe a razão? Porque quando você sai da zona de conforto, pula a zona do medo e vai direto para a de aprendizagem, na verdade você ampliou essa zona de conforto.
Ou melhor: a zona de conforto ficou maior, porque você aprendeu o que precisava e já superou esse desafio. Aí, parece que você resolveu todos os seus problemas e que está tudo bem, não é?
Mas acabou por aí? Não. Porque vai existir outra zona do medo circulando onde, agora, é essa sua nova zona de conforto “ampliada”. Você vai precisar encarar um novo desafio. E aí, você vai precisar praticar todo esse ciclo novamente.
Veja só:
Entendeu? Por isso que sair da zona de conforto requer um trabalho constante, que demanda muito esforço. Mas os frutos que são colhidos serão conhecimentos úteis para toda a vida.
O que te trouxe até aqui não é o que vai te levar para o próximo nível. Por isso, você precisa se manter em constante desenvolvimento, e evoluindo a sua empresa junto.
Dessa forma, você nunca mais vai cair na vitimização, porque você começa a assumir o controle das coisas que você faz. Assim, você consegue fazer a sua parte para resolver todos os problemas que impedem você e a sua empresa de continuar crescendo.
O que mantém muitos empresários presos na estagnação de suas empresas e numa zona de conforto inevitável é a vitimização. Um dos cenários mais comuns é o do dono de empresa que reclama de diversos desafios que vem enfrentando, mas não faz nada para mudar essa realidade.
Mas aqui você aprendeu como todos nós temos controle sobre nossas ações e atitudes. Por isso, quando nos deparamos com algum problema em nossa empresa, precisamos fazer a nossa parte para resolvê-lo. E como? Saindo da zona de conforto e aprendendo como lidar com essa situação, a partir da zona de aprendizagem.
Quando você desenvolve suas habilidades para resolver esses desafios, você encontra soluções que talvez nem tenham passado pela sua cabeça, para fazer o seu negócio se desenvolver ainda mais. Empreender é isso. Foco, força e ENERGIA!
O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para ajudar donos de empresas a acabar com o caos em que seus negócios se encontram e torná-los autogerenciáveis.