27 de novembro de 2022
Com certeza você já teve dias de super produtividade em seu trabalho ou em questões pessoais, certo? Você sabia que esse “feeling” é chamado de flow?
Indo muito além dos dois exemplos citados anteriormente, ele também pode acontecer quando está conversando com uma pessoa em específica, quando executou aquela sequência de exercícios sem parar ou ficou muito tempo concentrado.
Esse é um estado desejado por muitas pessoas, principalmente porque ótimos resultados podem ser alcançados, onde é comum se perder a noção do tempo e do que está acontecendo.
Confira abaixo informações completas sobre o que é o estado de flow, quais são suas principais características e quais são os mecanismos mais indicados para atingir esse estado.
Flow é um termo que quer dizer quando há envolvimento por completo em uma atividade, de uma maneira geral, quando o fluxo é encontrado.
Quem inventou esse conceito foi o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que diz que é quando o indivíduo está completamente absorto na atividade que se propõe a fazer, perdendo até mesmo o senso de espaço e tempo.
Ou seja, ele nada mais é do que encontrar a plenitude no que se está fazendo, onde atividades que são comumente desafiadoras, tornam-se apenas parte de um processo.
Não sabe bem ao certo se já atingiu o flow em toda sua potencialidade? Confira abaixo quais são as principais características desse modo saiba mais:
Se você já sentiu alguma ou várias dessas sensações enquanto se dedicava ao trabalho ou a um projeto em específico, parabéns, você já experienciou o tão maravilhoso flow.
É interessante compreender que cada pessoa entra no estado de flow de uma maneira diferente, afinal, somos todos indivíduos diferentes e com maneiras de trabalhar singulares.
Mas, é interessante saber que existem várias formas que podem te ajudar a entrar no estado de flow. Confira mais algumas delas abaixo e insira em sua rotina para experimentar:
É importante saber encontrar o equilíbrio entre as habilidades existentes e os desafios que são aplicados, do contrário, há maiores chances de estresse e desgaste.
Do contrário, quando não há o estímulo correto, têm-se o sentimento de tédio, reduzindo assim o trabalho mental comum.
É preciso que as metas sejam claras e visíveis para todos os envolvidos, gerando assim uma maior entrada no fluxo da atividade.
Quando os colaboradores compreendem mais sobre como essa ação pode impulsionar a empresa e os resultados, é natural que tenham mais engajamento nos trabalhos executados.
É natural que quando o cérebro entre no estado de flow, tenha uma redução de distrações, focando cada vez mais no trabalho que precisa ser feito.
Cerca de 80% dos profissionais relatam que tem distrações com os e-mails e demais apps de comunicações abertos, nesse caso, vale a pena seguir essas dicas:
É natural que as pessoas queiram ser multitarefa, porém, esse é um problema para quem deseja entrar em estado de flow.
Quando tentamos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, o cérebro fica sobrecarregado e pressionado, o que gera um desempenho ruim e problemático.
Assim, tente focar em apenas uma coisa e se dedicar ao máximo a ela, além de se lembrar de fazer pausas saudáveis para que o fluxo tenha um desempenho contínuo.
Se você já entendeu o seu estado de flow e como chegar até ele, porém, está em um momento de estagnação, é importante parar e relaxar um pouco.
Esse acontecimento é conhecido como paradoxo de controle, quando você tenta ao máximo controlar uma questão, porém, foge da lógica.
É natural que o ser humano não se sinta 100% disponível todos os dias, assim, foque em uma tarefa e execute-a como for possível, revisando posteriormente.
É praticamente impossível que você consiga entrar no estado de flow se está executando uma atividade da qual não gosta.
O estado de flow é uma motivação interna, não externa, onde há essa força motriz pelo prazer de executar a atividade, e não ao contrário.
Não sabe bem ao certo se atingiu o tão esperado e desejado estado de flow? Confira abaixo algumas das principais características que atestam que você chegou até lá:
Quer fazer sua equipe atingir o flow? Veja abaixo dicas essenciais para que consiga gerar esse movimento dentro de seu time!
Quer saber mais como gerar o flow exato em sua equipe? Confira no podcast abaixo mais sobre esse processo com a entrevista do convidado especial, Carlos Marciel.
E você, comandante, o que está esperando para ter uma empresa cada vez mais autogerenciável e de alta performance? Confira mais conteúdos no blog EAG e também em nossas redes sociais!