Inteligência emocional: você não pode ser um líder de verdade sem essa habilidade

27.11.2023
Essa edição da newsletter NO COMANDO veio para te convencer de uma vez por todas que um bom líder não é feito apenas de competências técnicas. Se você não ser inteligente emocionalmente também, seu time jamais vai ser engajado e o seu negócio não vai para frente.

Sabia que, em 2023, 30% dos pequenos empresários brasileiros buscaram ajuda psicológica pela primeira vez? Esse dado vem do estudo da Troposlab, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Essa nem sequer é a única informação preocupante. Na verdade, houve até uma piora no quadro mental dos empreendedores no Brasil, já que foi registrado um aumento de 10% no número de pessoas que passaram a tomar remédios psiquiátricos

Seja sincero: acha mesmo que é possível comandar uma empresa nesse estado? E tem mais: quando criou o seu negócio, você com certeza buscava, entre outras coisas, realização, segurança e satisfação, certo? Se não tem sentido nada disso, algo está muito errado na sua jornada.

A ANSIEDADE PODE ESTAR ACABANDO COM VOCÊ

E com a sua empresa também, por consequência. A mesma pesquisa que já citei ressalta ainda que a ansiedade é o fator que mais tem impactado a força de trabalho. Estresse, depressão, síndrome do pânico e burnout são — para a surpresa de ninguém — outras razões pelas quais os empreendedores não têm conseguido lidar com a pressão de comandar um negócio.

Será que você está dentro das estatísticas?

SINAIS MENOS ÓBVIOS DE QUE O BURNOUT BATEU À SUA PORTA

  • O cansaço nunca passa, mesmo quando você consegue dormir o suficiente;
  • Cumprir tarefas na empresa tem sido extremamente difícil e a sua produtividade já não é mais a mesma;
  • O foco e a energia que existiam no começo não estão mais lá;
  • Você se sente emocionalmente distante dos colegas e até mesmo da própria família;
  • Mesmo fora do expediente, a preocupação é uma constante;
  • Pensar no trabalho te deixa inquieto e desconfortável, a ponto de sentir um medo incontrolável de falhar;
  • Seu humor muda constantemente e você já não parece ter nenhum controle sobre isso.

O QUE ISSO TUDO CAUSA NA SUA ROTINA NA EMPRESA?

Lembra o que eu falei no começo sobre como é impossível ser um bom líder sem inteligência emocional? É porque essa habilidade é fundamental para preservar a sua saúde mental e, sem ela, é isso que acontece:

  • A motivação necessária para acordar todos os dias e fazer a sua empresa acontecer desaparece;
  • Você tende a reagir por impulso mesmo em situações e decisões que pedem mais cautela e análise;
  • A comunicação com a sua equipe se enche de ruídos e é impossível transmitir as mensagens certas;
  • Suas habilidades de negociação deixam de ser eficazes e oportunidades podem ser perdidas;
  • O seu estado mental reflete na cultura organizacional e todas as equipes sentem a negatividade no ambiente.

Ao somar todas essas consequências, os resultados não deixam dúvidas: é impossível crescer ou inovar dessa forma. Da mesma maneira, também é inviável esperar que a solução parta unicamente dos seus colaboradores — um negócio é feito por todas as partes integrantes e você é o comandante. 

Em outras palavras, é preciso muita inteligência emocional para saber quando pedir ajuda e colocar tudo nos eixos novamente.

 360 NO COMANDO

Sabia que, em 2023, 30% dos pequenos empresários brasileiros buscaram ajuda psicológica pela primeira vez? Esse dado vem do estudo da Troposlab, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Essa nem sequer é a única informação preocupante. Na verdade, houve até uma piora no quadro mental dos empreendedores no Brasil, já que foi registrado um aumento de 10% no número de pessoas que passaram a tomar remédios psiquiátricos.

Seja sincero: acha mesmo que é possível comandar uma empresa nesse estado? E tem mais: quando criou o seu negócio, você com certeza buscava, entre outras coisas, realização, segurança e satisfação, certo? Se não tem sentido nada disso, algo está muito errado na sua jornada.

A ANSIEDADE PODE ESTAR ACABANDO COM VOCÊ

E com a sua empresa também, por consequência. A mesma pesquisa que já citei ressalta ainda que a ansiedade é o fator que mais tem impactado a força de trabalho. Estresse, depressão, síndrome do pânico e burnout são — para a surpresa de ninguém — outras razões pelas quais os empreendedores não têm conseguido lidar com a pressão de comandar um negócio.

Será que você está dentro das estatísticas?

SINAIS MENOS ÓBVIOS DE QUE O BURNOUT BATEU À SUA PORTA

  • O cansaço nunca passa, mesmo quando você consegue dormir o suficiente;
  • Cumprir tarefas na empresa tem sido extremamente difícil e a sua produtividade já não é mais a mesma;
  • O foco e a energia que existiam no começo não estão mais lá;
  • Você se sente emocionalmente distante dos colegas e até mesmo da própria família;
  • Mesmo fora do expediente, a preocupação é uma constante;
  • Pensar no trabalho te deixa inquieto e desconfortável, a ponto de sentir um medo incontrolável de falhar;
  • Seu humor muda constantemente e você já não parece ter nenhum controle sobre isso.

O QUE ISSO TUDO CAUSA NA SUA ROTINA NA EMPRESA?

Lembra o que eu falei no começo sobre como é impossível ser um bom líder sem inteligência emocional? É porque essa habilidade é fundamental para preservar a sua saúde mental e, sem ela, é isso que acontece:

  • A motivação necessária para acordar todos os dias e fazer a sua empresa acontecer desaparece;
  • Você tende a reagir por impulso mesmo em situações e decisões que pedem mais cautela e análise;
  • A comunicação com a sua equipe se enche de ruídos e é impossível transmitir as mensagens certas;
  • Suas habilidades de negociação deixam de ser eficazes e oportunidades podem ser perdidas;
  • O seu estado mental reflete na cultura organizacional e todas as equipes sentem a negatividade no ambiente.

Ao somar todas essas consequências, os resultados não deixam dúvidas: é impossível crescer ou inovar dessa forma. Da mesma maneira, também é inviável esperar que a solução parta unicamente dos seus colaboradores — um negócio é feito por todas as partes integrantes e você é o comandante. 

Em outras palavras, é preciso muita inteligência emocional para saber quando pedir ajuda e colocar tudo nos eixos novamente.

Confira links e informações que vão gerar insights valiosos para a sua semana.

COMO EMPREENDER DE FORMA INTELIGENTE EMOCIONALMENTE?

Além de procurar por ajuda psicológica quando julgar necessário, algumas dicas são imbatíveis para te ajudar a ser mais inteligente emocionalmente todos os dias. Experimente colocar em prática essas orientações hoje mesmo e, em algumas semanas, veja a mágica acontecer na sua empresa:

  1. Estabeleça prioridades e as organize de forma que você sempre saiba o que deve ser feito a cada dia;
  2. Gerencie o tempo de forma eficaz, considerando pausas para o intervalo, que te ajudarão a se estressar menos, e delimitando prazos razoáveis para as suas tarefas;
  3. Pratique o autoconhecimento e tente identificar seus padrões comportamentais, seus gatilhos e tudo aquilo que te estressa ou te faz explodir;
  4. Pense antes de resolver um problema, em vez de agir na emoção. Faça dessa pausa para refletir um hábito inegociável;
  5. Pratique exercícios físicos, antes ou depois do expediente, para que as endorfinas liberadas ajudem a controlar o humor e os níveis de estresse;
  6. Se comunique de forma clara e firme com os seus colaboradores, para delegar tarefas do jeito certo, sem ser rude durante o processo.

Veja só, nenhuma dica é difícil demais. Então, não tem desculpas: agora que você leu cada uma delas, tente colocá-las em prática no seu dia a dia. Afinal, não é só o caos da sua empresa que precisa ser controlado, mas o seu caos mental também.

DESEJA COMPARTILHAR A SUA HISTÓRIA COM A REDAÇÃO?

Duas vezes ao mês, reservamos um espaço especial em NO COMANDO para que os próprios Marcelo Germano e Rogério Valentim, donos do EAG, possam te aconselhar. 

TODOS os relatos serão lidos com muita atenção! Quando o seu for respondido, você receberá um e-mail. Além disso, os dados sensíveis da história (nome da empresa e números) serão ocultados. Pode ficar tranquilo! ENVIAR HISTÓRIA.

REDAÇÃO RECOMENDA

Receba indicações de livros, filmes e vídeos diretamente da nossa redação: Marcelo Germano e Rogério Valentim! Inspire-se em conteúdos capazes de virar a mesa para os empresários.

Filme: Um Senhor Estagiário

Direção: Nancy Meyers

Jules Ostin (Anne Hathaway) é uma empresária de sucesso, dona de um site bem-sucedido de venda de roupas. Com apenas 18 meses de estrada, emprega mais de 200 funcionários. Quando decide implementar um projeto de contratação de idosos como estagiários, conhece o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Com 70 anos, levava uma vida monótona até encontrar nesse estágio uma oportunidade para se reinventar. Apesar do choque de gerações, Ben não somente conquista os colegas, como também vira um grande amigo de Jules.

INSPIRAÇÃO

““Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los.”
– Walt Disney
 

Esses conteúdos te ajudaram de alguma forma? Então, compartilhe com quem pode se valer desses insights também.

Assim que fechar essa newsletter, se tiver tempo, faça uma pausa para respirar, tomar o seu café da manhã com calma ou se alongar. A inteligência emocional faz, de fato, toda a diferença na sua empresa, mas é na vida pessoal que ela começa.

ATÉ SEGUNDA QUE VEM, ÀS 07H01

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO