6 dicas para lidar com conversas difíceis

18.02.2016

Por que eu preciso ter uma conversa difícil?

Você pode me questionar nesse momento: “Marcelo, me diga uma coisa, por que eu preciso realmente ter uma conversa difícil? Eu não posso simplesmente encerrar o assunto ou então evitar esse diálogo?” Olha, eu te responderia da seguinte forma: Pode, você até pode, mas até quando você irá fazer isso? E mais, porque deixar uma situação se estender mais, se você pode resolver com muito mais facilidade naquele momento. Você precisa ter bem claro dentro de você que o seu modelo de negócio é um reflexo de você, sendo assim se você for uma pessoa que foge de situações difíceis e evita enfrentamentos, em algum momento, situações vão se tornar tão insuportáveis que você não irá conseguir mais lidar com a quantidade de problemas que ocorrem ao mesmo tempo. Não estou dizendo que toda a conversa que irá ter será necessariamente difícil, porém algumas delas vão exigir que você tenha delicadeza, outras que você seja incisivo em sua opinião e outras ainda, que você tome uma atitude radical. Sei que essa conversa já está te deixando tenso, não é mesmo? É que me sinto na obrigação de te situar no mundo dos negócios e te mostrar que nem todas as situações não são fáceis, porém ao final de cada etapa, você irá notar que está se tornando um empreendedor mais maduro. Antes te de dar algumas dicas de como lidar com conversas difíceis, preciso te alertar que nem sempre uma conversa complexa vai parecer, de imediato, tão ruim assim, porém suas consequências serão sentidas posteriormente. Vou tentar exemplificar para você, tudo bem? 1. Funcionário que vem pedir um aumento: Para quem é dono de pequena ou média empresa é muito comum ser chamado por seus funcionários para atender solicitações de aumento de salários, bonificações e até mesmo hora extra, estou certo? Alguns empreendedores já dão a negativa sem nem, ao menos, ouvir o que aquele trabalhador tem a falar e quais são as reais intenções por trás daquela conversa. Isso porque, aquele funcionário pode estar insatisfeito com a função e já está procurando outra atividade, porém pela vivencia dentro de sua empresa, pode estar buscando alternativas para seguir empregado ali, entende? Você precisa ter um pouco de traquejo para entender essas situações, sendo assim, procure dar uma verificada nas intenções, jogue limpo e verifique se está em seu alcance fazer algo. Falar não a um funcionário é muito ruim, porém dizer sim pode prejudicar o andamento de seus negócios. 2. Falta de tempo com a família: Acho que essa é uma das conversas mais difíceis que nos, donos de empresa, temos na vida, uma vez que, em alguns momentos iremos sentir a necessidade de priorizar o trabalho ao invés daquele tempo tão precioso com a família, mas não é porque a gente goste disso, é porque estamos fazendo o necessário para dar mais conforto e estabilidade a eles, não é mesmo? Sendo assim, quando essa conversa vier, jogue aberto e limpo e tente explicar a situação para que vocês formem um time que irá jogar junto. 3. Atrasos: Outra situação que sempre pede muita atenção é a questão de reclamações por horários com as pessoas que fazem parte do seu time. Você precisa saber que será uma conversa difícil, uma vez que, existem muitos fatores que poder estar ocasionando esses atrasos, entende? Cheque para ver se a pessoa em questão não está enfrentando algum problema familiar que a está impedindo de cumprir seus horários. Essa é uma situação muito, mas muito delicada e que irá demandar traquejo de sua parte. Poderia citar diversas outras situações para exemplificar que as conversas difíceis serão uma rotina em sua vida profissional e você precisará saber se portar diante deles para que assim, todos os processos podem ser encerrados da melhor forma possível. Única coisa que você não pode fazer é protelar uma situação, pois evitar essa conversa só irá tornar tudo mais difícil ainda do que já está. Quero, a partir desse momento, te ensinar qual é a melhor forma de você lidar com situações difíceis, pois assim você terá muito mais confiança na hora de agir.

Como lidar com conversas difíceis?

O primeiro ponto que tenho que salientar para você é que não existe uma forma mais certa ou mais errada de tratar conversas difíceis, uma vez que, cada personalidade tem um temperamento diferente. No entanto, depois de muitos anos na área, entendi e compreendi que somos totalmente capazes de moldar nosso perfil profissional.

Vamos para as dicas:

1. Admitir: O primeiro passo para ter uma conversa difícil bem sucedida é admitir que ela é necessária. Isso porque ficar negando a necessidade ou achando que ela tem pouca importância perante a outros acontecimentos do dia a dia, não mudaram em nada o fato de que ela vai acontecer, você querendo ou não. Vendo por esse ângulo, não é melhor então puxar esse assunto para que ele termine da forma mais amigável possível? Procure sempre estar um passo á frente da solução do problema para que assim, você esteja preparado para driblar os percalços que vão ocorrer pelo caminho. Pode acreditar que funciona muito bem e dá certo mesmo. 2. Deixar bem claro a sua intenção: A questão aqui é que será necessária muita clareza de palavras para nutrir uma conversa difícil de forma sadia, isso porque a parte “incomodada”, se sente sempre injustiçada, dessa forma a parte que está “incomodando” sempre pensa que está errada. No entanto, existem situações em que não existe o certo e o errado, o que irá existir são ponto de vistas diferentes e isso deve ser deixado bem claro. Caso você seja superior ou esteja no comando, usar palavras claras e demonstrar qual a sua real intenção com aquele papo, não significa que você deve minimizar a outra parte, tudo bem? Um bom líder motiva, enquanto um chefe apenas manda! 3. Se mostre disposto a debater: Costumamos ficar sempre na retaguarda, sempre em modo de defesa, não é mesmo? Porém, para lidar com conversas difíceis, você precisa estar aberto a mudanças. Tome você a iniciativa de começar o bate papo e caso o outro lado negar, procure nunca insistir, pois isso poderá desgastar a relação. Pergunte se vocês podem conversar daqui àlgum tempo para esclarecer, de vez, tal situação. 4. Se imponha e dite regras: Lembre-se que você está ali para esclarecer e mediar uma situação e não para bater boca. Você é o dono da empresa e precisa se portar como tal, logo jamais, por nada insulte, fala palavrões ou desmereça uma pessoa, pois isso só deixará magoas e ressentimentos, entende? Por mais que sejam apenas funcionários, sócios ou colegas de profissão, respeito cabe em toda e qualquer situação. 5. Aprenda a ouvir: Nem sempre só você está certo e nem sempre você tem razão. Não é porque você é dono de uma pequena ou média empresa que você deve se portar como um Deus! Escute com muita atenção o que a outra parte tem a dizer e sempre, por mais difícil que seja para você, procure entender os motivos por aquela situação está acontecendo, afinal toda a conversa é para isso, não é? 6. Estabeleçam juntos o próximo passo: Já que o problema que resultou uma conversa difícil está sendo esclarecido, nesse momento cabe a vocês dois juntos, estabelecer quais serão as regras de boa convivência a partir desse momento. No ambiente profissional é muito importante se criar um local sadio e de bom aproveitamento, pois só assim o rendimento se torna aceitável. Lidere para ter as expectativas correspondidas, uma vez que, essa é a sua missão. Acredito que tudo que eu poderia falar sobre esse assunto eu já abordei. Isso porque, não importa o número de conselhos que eu, ou qualquer outra pessoa vai te dar, importa o que realmente irá acontecer quando essa conversa complexa acontecer. Por muitas vezes, nos preparamos fielmente para uma situação, ensaiamos, ponderamos, mas quando chega na hora H, nada acontece dentro do que planejamos. Meu conselho é que quando você perceber que o momento chegou, respire fundo, se concentre e dê o seu melhor nesse bate papo, pois acredite essa é a melhor forma de resolver pendência e acertar as arestas. Entendo que nem sempre seja fácil se relacionar com as pessoas, porém é nosso dever como empreendedor ter uma relação muito boa com seu próximo. Costumo falar que ao longo de nossa vida profissional, teremos muitas, mais muitas dessas conversas difíceis. Nem sempre as coisas vão sair da forma com que imaginamos, pois a vida nos reserva muitas surpresas, porém temos que estar prontos para dar nosso melhor sempre, concorda? Espero que tenha gostado desse conteúdo e que ele possa mudar a forma com que você faz as coisas darem certa. Esteja sempre aberto ao diálogo, pois ele é o mapa da mina do sucesso. Ficou alguma dúvida? Entre em contato comigo, pois posso esclarecer. E se gostou muito, compartilhe com seus amigos e colegas, para que assim possamos ajudar mais pessoas através desse material. Obrigado pela atenção e até mais!]]>
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO