Chega de ter problemas com a retenção de talentos

23.10.2023

Nesta edição de NO COMANDO, você vai compreender por qual razão nem mesmo a melhor estratégia pode dar certo com as pessoas erradas e como aprender a reter talentos vai melhorar os rumos da sua empresa.

Comandante, se você se esforça para fazer a sua empresa funcionar, quem trabalha para fazê-la crescer? Um negócio organizado e livre do caos precisa, sim, de método, gestão e plano de ação. Entretanto, sem o time certo para isso, nada irá para frente.
Tão importante quanto fazer as contratações certas é saber como reter os talentos que você já tem na equipe. Como colocar isso em prática? Siga nessa news para entender.

5 ERROS QUE ESTÃO FAZENDO VOCÊ TER PROBLEMAS PARA ATRAIR E RETER TALENTOS 🚫

Entenda: se os seus colaboradores, hoje, não fazem nada sem que você mande, a raiz desse mal está nas más contratações feitas. Ou na falta de razões para essas pessoas se motivarem a perseguir os objetivos junto com você. 
Em outras palavras, como empresário, é preciso compreender que a dificuldade na retenção de talentos nasce nos seus erros. Pronto para identificá-los e corrigi-los? 

1 - AS METAS DA EMPRESA SÃO INALCANÇÁVEIS

Pense nas metas como marcos na jornada da sua empresa, sempre mostrando onde todos devem ir em seguida. Quando esses objetivos não são realistas, é natural que a motivação geral caia. Afinal, os colaboradores não sentem que seus esforços valem a pena, nem conseguem mostrar todo o seu potencial.

2 - VOCÊ NÃO OFERECE UM BOM PLANO DE CARREIRA

Profissionais valiosos sempre terão a ambição de investir no próprio crescimento. Se a sua empresa não pensa nisso, então talvez você já saiba a razão pela qual a sua rotatividade está alta. Para solucionar esse problema, oriente o RH a entender as perspectivas dos entrevistados e faça um acompanhamento constante e personalizado do progresso de quem for contratado.

3 - NÃO DAR FEEDBACKS COM FREQUÊNCIA

Antes de tudo, entenda: feedback não é bronca, nem um momento puramente motivacional. É um equilíbrio entre ambos os extremos. Utilize esse recurso para comunicar ao colaborador onde ele está errando e pode melhorar, e também quais têm sido os seus acertos e contribuições para a empresa.

4 - OS PROCESSOS DO TRABALHO NÃO ESTÃO BEM DEFINIDOS

Consequência dessa falta de organização é a sobrecarga de alguns funcionários, enquanto outros têm mais tempo de sobra. Com o tempo, a motivação cai por terra e a produtividade também. Na hora de delegar tarefas, o faça de forma clara e justa.

5 - A CULTURA ORGANIZACIONAL DA SUA EMPRESA É FRACA

A cultura é a forma como o seu negócio funciona, então seja ela boa ou ruim, você já tem uma implantada. Se a sua não for positiva, conflitos internos, sobrecarga e desorganização são apenas três das razões capazes de acabar com o rendimento e a motivação dos colaboradores. 

Note, Comandante, que esse cenário caótico, do qual tanto falo, causa um efeito dominó na sua empresa. Se o caos gera uma queda nos seus resultados, é porque desmotiva a sua equipe e impede que o seu negócio seja autogerenciável. 
Para prevenir a alta rotatividade e a formação de equipes desengajadas, é preciso oferecer bons benefícios, definir bem os processos do trabalho e saber como se comunicar, especialmente ao ocupar o papel de líder. 

360 NO COMANDO

Confira links e informações que vão gerar insights valiosos para a sua semana. 
Comandante, agora que você já sabe quais erros estão levando os grandes talentos para longe da sua empresa, é chegado o momento de compreender como atraí-los e mantê-los. 

Primeiramente, entenda o que as pessoas esperam de uma empresa:
 

  • Reconhecimento profissional e pessoal;
  • Criação de desafios e metas viáveis;
  • Estabilidade;
  • Lideranças inspiradoras;
  • Oportunidades de crescimento.

Depois, compreenda as razões pelas quais você precisa manter os talentos que contrata:

  • O patrimônio humano é o mais valioso da sua empresa — mais até do que tecnologias e equipamentos de ponta;
  • Demissões e contratações envolvem muito tempo e recursos financeiros, ou seja, têm custo maior do que a retenção;
  • Colaboradores que já fazem parte da empresa estão por dentro das atividades e tendem a se envolver com muito mais afinco quando valorizados.

COMO RETER TALENTOS NA PRÁTICA? 

  1. Recrute apenas as pessoas certas, ou seja, aquelas que fazem sentido para a cultura da sua empresa;
  2. Defina um bom plano de carreira e faça avaliações periódicas do desempenho do colaborador. Ajude essa pessoa a crescer! 
  3. Crie ações de bem-estar laboral, para evitar problemas financeiros, físicos e laborais;
  4. Forme lideranças dentro da empresa. Identifique perfis compatíveis e os ajude a desenvolver as qualidades necessárias para liderar com firmeza;
  5. Ofereça bons salários e benefícios atraentes, como vale-alimentação, vale-refeição, seguro de vida e até apoio psicológico.

DESEJA COMPARTILHAR A SUA HISTÓRIA COM A REDAÇÃO?

Duas vezes ao mês, reservamos um espaço especial em NO COMANDO para que os próprios Marcelo Germano e Rogério Valentim, donos do EAG, possam te aconselhar. TODOS os relatos serão lidos com muita atenção! Quando o seu for respondido, você receberá um e-mail. Além disso, os dados sensíveis da história (nome da empresa e números) serão ocultados. Pode ficar tranquilo! ENVIAR HISTÓRIA.

REDAÇÃO RECOMENDA

Receba indicações de livros, filmes e vídeos diretamente da nossa redação: Marcelo Germano e Rogério Valentim! Inspire-se em conteúdos capazes de virar a mesa para os empresários.

Livro: Planejamento de carreira e retenção de talentos

Autor: Maria Cristina Pinto Gattai e Laura Marques Castelhano

Este livro foi escrito por uma equipe de professores e consultores, e oferece uma perspectiva atualizada e insights inovadores sobre temas críticos nos departamentos de Recursos Humanos. Mais do que abordar a gestão de carreiras, o conteúdo ainda trata sobre a atração e a retenção de talentos, tanto do ponto de vista dos colaboradores quanto das organizações. 
Mudanças no mercado de trabalho e nos modelos de negócio, a importância da colaboração organizacional e a necessidade de uma boa gestão são outros pontos do livro e razões pelas quais o consideramos uma leitura indispensável para quem deseja aprender a reter talentos na empresa!

INSPIRAÇÃO

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.” 
– Robert Collier


Esses conteúdos te ajudaram de alguma forma? Então, compartilhe com quem pode se valer desses insights também.

Antes de finalizar a sua leitura, deixo um último conselho para ajudar você: uma boa cultura organizacional é peça-chave para a retenção de talentos. Essa cultura, por sua vez, é feita de ações e não de promessas. Ao fazer contratações certeiras e não cumprir as expectativas do novo colaborador, é certo que a motivação acabará caindo. Por isso, Comandante, trabalhe duro para evitar que a equipe fique desengajada!

ATÉ SEGUNDA QUE VEM, ÀS 07H01

Se esse e-mail não estiver na sua caixa de entrada, pesquise nas pastas de spam e promoções e, para não perder nenhuma edição, nos tire de lá!

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO