COMANDANTE, QUAL É O SEU ESTILO DE LIDERANÇA?

09.10.2023

Nessa edição de NO COMANDO, aprenda a dominar a sua postura e finalmente encontrar um estilo de liderança que faça sentido dentro da sua empresa. Assuma o controle!

 

Não tem mistério, nem fórmula mágica: se você é o líder, então a responsabilidade de assumir o controle da sua empresa é unicamente sua
Por mais óbvia que pareça essa informação, ainda é gigantesca a quantidade de empreendedores presos em uma situação de estagnação, reféns da sorte, esperando que o seu caos acabe sozinho, do dia para a noite.
Comandante, domine a sua postura e pare de cometer esse erro. Essa newsletter chegou em boa hora: hoje você aprenderá a arte do domínio pessoal e da liderança com propósito.

POR QUE DESCOBRIR E DESENVOLVER O SEU PERFIL DE LIDERANÇA VAI MUDAR A FORMA DA SUA EMPRESA TRABALHAR

Muito falo sobre uma equipe autogerenciável e empresas organizadas por aqui. Também são muitos os métodos que eu venho ensinando para acabar com o caos do seu negócio. Todos eles são valiosos e extremamente úteis, porém, nada vai pra frente se você não souber como assumir a sua posição de líder.
Já ouviu aquele ditado “se Pedro fala de Paulo, eu sei mais sobre Pedro, do que sobre Paulo”? A lógica se aplica aqui também. Afinal, se os seus colaboradores estão desengajados, isso diz muito mais sobre a sua liderança do que sobre as equipes.

VEJA 3 PROBLEMAS QUE IRÃO ACABAR ASSIM QUE VOCÊ SAIR DESSE ESTADO DE ESTAGNAÇÃO
 

Sua equipe vai trabalhar melhor

É a sua liderança que conduzirá a performance do time e os resultados que ele gera. Em vez de ser um líder fraco, apagando incêndio a todo momento e sem estabelecer prioridades claras, tenha conversas constantes e sinceras com a sua equipe, defina metas e processos e veja o caos diminuir.

Seu desenvolvimento não estará mais paralisado

Essa sensação de que você não tem saído do lugar irá passar. Isso acontece pois um perfil de liderança definido reduz os seus pontos fracos. Consequentemente, sobra mais espaço para que as suas forças sejam exploradas e potencializadas. Em outras palavras, você finalmente se torna um comandante.

Você deixa de ser inseguro

Lideranças fracas têm muito a ver com insegurança. É uma bola de neve: seu estilo não é definido desde o início, os pontos fracos vão acumulando, a falta de confiança aumenta e o resultado já conhecemos bem: o caos. Entretanto, esse cenário está prestes a mudar.

COMO DESCOBRIR O SEU PERFIL DE LIDERANÇA? APRENDA EM 5 PASSOS PRÁTICOS:

1 - Domine a arte do autoconhecimento e se familiarize com as suas próprias características. Comandante, quem você é? Aprenda a se definir;
2 - Compreenda que tipo de postura se espera de um líder e seja honesto ao avaliar o seu comportamento, a fim de investigar o que você tem feito de errado;
3 - Faça uma lista de todos os pontos fortes e fracos sobre sua liderança. Após, reflita sobre todas as possíveis formas de potencializar aquilo que é bom e acabar com as fraquezas;
4 - Analise como se dá a conexão entre você e o seu time. Eles te respeitam? Te compreendem? Te admiram?
5 - Estude sobre diferentes perfis de líderes (carismático, visionário, servidor etc.) e cultive aquele mais pertinente às suas características. Lembre-se: a liderança é como um músculo - para desenvolvê-lo, precisa de treino.

O QUE AS PESSOAS PENSAM DE VOCÊ?

Seus amigos, sua família, seu time e seus sócios: de que forma se desenrola sua relação com essas pessoas e quais opiniões elas costumam ter sobre você? Esse é um exercício mental extremamente útil para definir o seu perfil de liderança.
A forma como as outras pessoas se comportam ao seu lado é uma projeção daquilo que você mesmo é. A sua projeção tem sido positiva ou negativa? 

 

360° NO COMANDO

Confira links e informações que vão gerar insights valiosos para a sua semana.

Comandante, eu sei que essa jornada de autodescoberta e de desenvolvimento de um perfil de liderança não acontece de uma hora para outra. Eu mesmo já passei por isso. 

O que me ajudou foi explorar modelos clássicos de comportamentos de líder e adaptá-los à minha realidade. Assim, você não somente assume o comando, como também o faz com autenticidade e força.

A boa notícia é que essa história de “líder nato” não existe. Qualquer pessoa pode se tornar um bom líder, desde que se esforce para isso. 
 

5 PRINCIPAIS TIPOS DE LIDERANÇA E COMO CULTIVÁ-LOS: ORIENTE-SE AGORA MESMO

LÍDER EMPREENDEDOR: é criativo, diligente e não se intimida diante dos problemas — prefere buscar soluções. Assumem riscos, aprendem com as suas falhas e compreendem que uma boa liderança é voltada para a equipe como um todo.

LÍDER ORIENTADO PARA AS PESSOAS: se preocupa constantemente com o bem-estar da equipe e seus relacionamentos. Resolve conflitos pessoais com facilidade e é empático, porém, é preciso ter cautela — traços assim, em exagero, podem impedir o crescimento dos seus colaboradores, caso você se torne paternalista demais.

LÍDER ORIENTADO PARA AS TAREFAS: se preocupa com prazos, custos e padrões de qualidade. É eficaz, dinâmico e analítico. Além disso, mostra-se excelente em determinar prioridades e otimizar processos.

LÍDER SITUACIONAL: é um mestre da adaptação e age como a situação manda. Esse perfil de comportamento exige um grau bastante grande de inteligência e sensibilidade — características fundamentais à tarefa de analisar a postura necessária em cada momento.

LÍDER DEMOCRÁTICO: está sempre próximo da equipe, dando e recebendo feedbacks, ou estimulando o compartilhamento de ideias. Se comunica com clareza, é firme (sem ser autoritário ou injusto) e mantém o time continuamente a par de processos e metas.

Dica de ouro: seres humanos são complexos. Você não precisa escolher um estilo de liderança só e jamais explorar novos horizontes. Utilize essa lista como inspiração e adapte-a à sua própria realidade empresarial. Explore os pontos fortes de cada exemplo e torne-se um comandante.


DESEJA COMPARTILHAR A SUA HISTÓRIA COM A REDAÇÃO?

Duas vezes ao mês, reservamos um espaço especial em NO COMANDO para que os próprios Marcelo Germano e Rogério Valentim, donos do EAG, possam te aconselhar. 

TODOS os relatos serão lidos com muita atenção! Quando o seu for respondido, você receberá um e-mail. Além disso, os dados sensíveis da história (nome da empresa e números) serão ocultados. Pode ficar tranquilo! ENVIAR HISTÓRIA.

REDAÇÃO RECOMENDA

Receba indicações de livros, filmes e vídeos diretamente da nossa redação: Marcelo Germano e Rogério Valentim! Inspire-se em conteúdos capazes de virar a mesa para os empresários.

Livro: Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Autor: Simon Sinek

A diferença entre pessoas e organizações inovadoras, admiradas e lucrativas e as demais está no forte senso de propósito que as inspira - o porquê. 

Esse livro desencadeou um movimento que ajuda milhões de pessoas a encontrar um sentido maior em seu trabalho, inspirando colegas e clientes. Por meio de histórias icônicas de líderes como Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, o autor mostra que o verdadeiro propósito por trás de um movimento, ideia, produto ou serviço é o que realmente impulsiona a dedicação de corpo e alma das pessoas. 

INSPIRAÇÃO

 “Solucionar grandes problemas é mais fácil do que solucionar pequenos problemas.” 

– Sergey Brin, Google

 

Esses conteúdos te ajudaram de alguma forma? Então, compartilhe com quem pode se valer desses insights também.

Está terminando essa newsletter inspirado a se tornar um líder melhor? Essa mudança é um exercício diário, dentro e fora da sua empresa. Comporte-se como a pessoa que você deseja ser e pare de sentir medo do comando.

ATÉ SEGUNDA QUE VEM, ÀS 07H01

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO