22 de fevereiro de 2021
Caro comandante,
Eu recebo muitas mensagens de empresários que não conseguem dar um feedback…
De que não sabem dar feedback…
E empresários que não sabem o que é.
Apesar de ser algo que gera muitas dúvidas…
O feedback é uma questão de estômago, pois é preciso saber fazê-lo.
Por isso, vou sanar algumas dúvidas sobre essa ferramenta tão poderosa.
Antes de mais nada, irei explicar o que é.
O feedback é o retorno sobre alguma ação que foi feita, e qual foi o impacto que ela gerou.
Portanto, quando uma pessoa faz algo bom ou ruim…
Você irá dar um retorno da ação que a pessoa gerou, e explicar quais as consequências dessa ação em específico.
Isso é um feedback.
No entanto, existem formas e formas de se dar um feedback.
E ao longo da minha jornada, eu venho estudando e praticando.
E as formas do feedback foram mudando, sendo nomeadas de diversas formas.
Mas na nossa prática, atualmente, vemos que o que faz mais sentido é o feedback de reconhecimento e o construtivo.
E por mais que trabalhamos isso na nossa empresa, a realidade que as empresas enfrentam é que o feedback tem uma conotação negativa para muitas pessoas.
Porque as pessoas não são preparadas para dar feedback, e muito menos receber.
Eu vejo que muitas pessoas têm medo do feedback.
E isso acontece porque elas não recebem o reconhecimento e elogios por seus bons trabalhos.
Afinal…
Nós não fomos educados desde criança para conversar, e falar o que está certo e o que está errado.
A partir disso, em todos os meus anos como empresário, eu vejo o seguinte:
Quem dá o feedback e quem recebe tem dificuldades no processo.
E todo mundo sabe que para desenvolver as pessoas, o feedback é fundamental para melhorar o que não está funcionando.
O feedback é uma ferramenta que pode ser aplicada de diversas formas…
Mas é preciso saber qual forma se adequa ao objetivo principal da sua empresa.
Se você quer uma equipe de alta performance, é interessante dar feedback de reconhecimento e construtivo.
Essa é uma forma que nós utilizamos.
E para isso, é preciso treinar as pessoas tanto para dar o feedback, quanto para receber.
O que mais trava ou impede é o contexto emocional.
Novamente: tanto para quem dá o feedback, quanto para quem recebe.
Ambas as partes têm dificuldades principalmente em nível emocional.
Haverá pessoas que ficarão chateadas com o feedback recebido…
E pessoas com medo de dar o feedback como deve ser dado, por medo de chatear, magoar a pessoa que vai receber.
Mas o que acontece normalmente, é que as empresas treinam apenas quem vai dar o feedback…
E quem vai recebê-lo não é treinado.
Daí, muitas empresas não entendem que quem vai receber o feedback, precisa:
– Saber o porquê de estar recebendo o feedback;
– Precisa saber como receber;
– E qual a postura ideal a ser adotada.
Ou seja, é preciso treinar ambas as partes para poder criar um ambiente onde o feedback é necessário nos processos.
E é assim que se constrói uma equipe de alto desempenho.
Se quiser uma prova do que estou falando, eu tenho um exemplo bem claro:
Em uma entrevista de emprego, dá para avaliar se a pessoa é boa em receber feedback ou não.
E você pode fazer isso, por exemplo, quando uma pessoa é desligada do processo seletivo:
Você vai apontar o porquê de ela não ter passado, dando um retorno de onde ela pode melhorar.
Daí, ela vai reagir ao seu retorno, e assim você vai treinando como dar feedback, e ensinando as pessoas que é bom recebê-lo.
Isso é o que fazemos no EAG.
Um ponto importante a ser ressaltado, é sobre as responsabilidades de cada um no processo.
Se o empresário quer uma cultura de melhoria contínua e de alto desempenho, o feedback é uma ferramenta essencial.
E para isso se concretizar, ele precisa treinar as pessoas para que desenvolvam a habilidade de dar feedback.
Dessa forma, o treinamento serve para a pessoa conhecer e aprender quais as formas de dar feedback e como fazê-lo.
No entanto, é preciso ter sabedoria por parte da pessoa que vai dar o feedback.
Ele precisa ter sabedoria para ter estômago para dar feedbacks difíceis…
E inteligência emocional para dar feedback para quem não está preparado para receber.
Afinal, quem não é treinado para dar feedback, muito provavelmente vai ficar chateado, e até magoado.
E é preciso ter sabedoria para saber conduzir o momento e para treinar as pessoas que vão receber.
E, claro, entender que a reação não é nada pessoal com ele, mas sim resultado da não preparação.
Como eu falei antes, damos feedback de reconhecimento e construtivo.
Sabe por que nós damos feedback de reconhecimento?
Porque todo ser humano, segundo estudos da Psicologia, tem o desejo de se autor realizar, de ser reconhecido.
E como ferramenta de liderança…
Faz parte do papel do líder reconhecer bons trabalhos, e dar um retorno de quando as coisas não estão funcionando.
E quando você não reconhece os bons trabalhos que as pessoas da sua equipe fazem…
Acaba criando um ambiente com uma harmonia artificial.
E a harmonia artificial é quando aparentemente, tudo está bem.
As pessoas fingem estar tudo bem, quando não há um “confronto”, um feedback construtivo.
E daí, a consequência disso é: o resultado não aparece.
E para se ter bons resultados e metas sendo alcançadas, é preciso de melhoria contínua.
Por isso que o feedback é a melhor ferramenta para ser utilizada na avaliação de desempenho.
Pois, é dessa forma, que as pessoas podem corrigir seus erros e alcançar resultados excelentes.
Porque todos nós temos falhas, ao longo dos nossos processos.
E se você tem uma meta, uma ambição, um grande objetivo de chegar a algum lugar…
Você precisa de evolução contínua.
É preciso melhorar a cada dia mais.
E se você não tem feedback do que está falhando, do que pode melhorar…
Sinto muito em te dizer isso, mas não há como melhorar.
Porque as pessoas não se orientam sozinhas; por isso, é necessário alguém para enxergar o que você não consegue ver.
E o feedback é a melhor forma para você saber se está no caminho certo ou não.
E se a cultura da sua empresa é uma cultura de dar e receber um retorno sobre suas ações…
As pessoas vão estar mais preparadas para dar e recebê-los.
E isso se dá pelo fato delas acreditarem que, toda vez que receberem um feedback construtivo, aquilo vai auxiliar no crescimento dela.
Logo, ela estará pronta para receber isso.
E pode ter certeza que isso funciona.
Mas, infelizmente, muitas empresas não são assim.
Por isso, estou deixando à sua disposição dois vídeos para você aprender mais profundamente:
E se você gostou desse conteúdo, vou deixar disponível o nosso Instagram, YouTube e Spotify.
Nós postamos conteúdos gratuitos constantemente.
Não tem desculpa para não nos acompanhar, hein?
Vai lá!