Recentemente, li um artigo no USA Today sobre algumas mudanças nos cargos de liderança na Associação de Jogadores da NFL (Liga de Futebol Americano dos EUA) e isso nos fez pensar sobre uma preocupação que muitas organizações de hoje enfrentam: planejamento de sucessão.
Dado o grande número de Baby Boomers que estão entrando ou estão perto de se aposentar, esta questão é claramente algo que qualquer CEO, líder sênior e até mesmo chefes de departamento deveriam ter em mente. Como é possível capturar e reter não apenas o conhecimento técnico e a visão de negócios destas pessoas, mas também os valores e habilidades de liderança afiadas ao longo de muitos anos?
Claramente, nós enfrentamos os mesmos desafios, mas existe uma enorme confiança de que a The Walt Disney Company continuará a prosperar no futuro. Por quê? Eis o que aprendemos ao longo dos anos: enquanto uma organização típica acredita que apenas algumas pessoas são líderes, a organização que se orienta por valores acredita que a maioria das pessoas é líder.
O artigo citado acima aponta que há uma necessidade dos jogadores mais jovens darem “um passo à frente”, assim como uma necessidade de “continuar a estimular a próxima geração de jogadores que está chegando”.
O mesmo cenário existe em todas as organizações atualmente. Como garantir que seus “jogadores mais jovens” estejam prontos para dar um passo à frente e assumir a liderança de forma eficaz quando chegar a hora?
Traços dos líderes da próxima geração
Abaixo há uma lista de algumas coisas que pensamos e procuramos ao identificar potenciais talentos de liderança. Essa pessoa:
- Trabalha bem em equipe e com outros membros da equipe. Consegue tirar o melhor das pessoas;
- É inclusiva com as ideias e personalidades das outras pessoas;
- Responde bem a feedbacks;
- É capaz de aprender e ouvir as outras;
- Está disposta a ensinar as outras;
- É focada nas soluções e cria oportunidades de desafios;
- É capaz de resolver os problemas e reclamações dos clientes (de acordo com a sua função), procurando proativamente situações onde o problema pode não ser imediatamente evidente;
- Procura responsabilidades adicionais enquanto executa com excelência suas atribuições existentes;
- É capaz de trabalhar de forma eficaz em um ambiente multitarefado;
- É líder mesmo quando não foi atribuído o título ou a responsabilidade direta. As outras pessoas escolhem segui-la naturalmente.
Você mudaria ou acrescentaria algo a esta lista?
Lembre-se, a organização orientada por valores procura intencionalmente pessoas que apresentam comportamentos de liderança e cria um processo de desenvolvimento que imerge a próxima geração de líderes em uma cultura que reforça os valores e visão ao longo de toda sua carreira.
Artigo traduzido: http://www.inc.com/disneyinstitute/james/leaders-multiply.html
Mais conteúdos sobre liderança:
- 5 elementos de um forte pipeline de liderança
- 3 coisas que as empresas mais bem-sucedidas fazem direito
- 10 maneiras práticas para motivar os funcionários
- 5 habilidades que você deve adquirir antes de liderar
]]>