EAG – Empresa Autogerenciável

li#menu-item-362 { margin-left: 10px; }

Como liderar com os 5 sentidos do corpo humano

2 de setembro de 2017


O líder empresarial, é  um indivíduo que proporciona a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e que proporciona os meios necessários para a execução do plano de ação; é alguém que apoia a sua equipe para atingir os resultados através da sua capacidade de questionar os vários modelos mentais (crenças e padrões de comportamento), de forma a maximizar os recursos de cada um e desmistificando algumas crenças que possam levar a estados mentais menos produtivos; e, é alguém que promove o desenvolvimento pessoal como forma de aumentar a adaptabilidade e a resiliência (capacidade de lidar com a adversidade). É alguém que apoia, provoca e conduz a equipe para superação, maximizando os recursos individuais para o resultado de um time.
Liderar é mergulhar com todo seu corpo naquilo que você acredita, de tal forma que outros passem a sentir o que você esta sentindo.
Através de experiência própria e observando diversos líderes, contatei que devemos usar todos os nossos sentidos ao liderar. Tato, audição, olfato, paladar e visão. Com esses sentidos, o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos e podem ser ferramentas indispensáveis na liderança.

O tato

Sentido responsável por permitir a percepção de texturas, dor, temperatura e pressão. Essa é um sentido que um líder atento poderá explorar, para melhor interagir com sua equipe e sabendo como tocar em cada pessoa no momento correto. O braço sobre o ombro no momento certo. A mão oferecida na hora exata na qual o subordinado mais precisava dela. Uma comemoração onde o abraço forte é bem-vindo no grupo. São gestos que fazem parte dos rituais de convivência dentro de uma boa cultura organizacional.

A audição

Responsáveis pelo relacionamento do homem com o ambiente, através da captação e percepção das ondas sonoras, talvez seja esse o sentido mais sinérgico, eis que ao usá-lo bem, necessariamente todos os outros sentidos terão que estar envolvidos.
O líder que expandir este sentido tem a possibilidade de desenvolver a escuta-ativa, ou seja uma escuta voltada para o outro individuo sem julgamentos e com a neutralidade para de fato exercer a capacidade de empatia e rapport. Não se escuta só com os ouvidos. Ouvir exige a atenção do corpo inteiro.

O Olfato

O olfato é o único dos sentidos que não passa pela triagem da razão e vai direto para o berço das emoções do nosso cérebro. Porém uma grande capacidade adaptativa, pois quando somos  expostos a um forte odor temos uma sensação olfativa bem intensa, mas depois de um minuto, a sensação já se tornou praticamente imperceptível, isto mostra como um líder pode usar esta conexão com emoção do outro e desenvolver a sua ação assertiva quando perceber logo um odor  de conflito ou insatisfação

Paladar

Sentido relacionado com a percepção dos sabores dos alimentos. O líder atento aos seus sentidos também precisa estar com o paladar acurado para se alimentar, prazerosamente, das ações que ele e a equipe deverão realizar para que as entreguem “mastigadas” ao cliente. Companheiros são aqueles com quem se partilha o pão.

Visão

Sentido relacionado com a captação de luz e a formação de imagens, somos os únicos animais que distinguem a mudança de cor relacionada à emoção: ruborizamos de vergonha ou empalidecemos de medo, por exemplo O Líder tal qual o Poeta, deve SONHAR – São sonhos que movem o espírito a superar desafios e criam a visão, tão clara e nítida que pode ser vista por todos ainda que, no primeiro momento, só seja enxergada por ele. A VISÃO é catalisadora de mudanças.
Um líder que usá-los de forma equilibrada acabará potencializando a sua competência, uma vez que o corpo e o meio emitem constantemente sinais que precisam ser decodificados para perceber qual direção tomar. Para uma decodificação segura é necessário que os sentidos estejam treinados e expandidos rumo ao objetivo de ser líder.
 
Artigo escrito pela Coach do EAG Carolina Linhares]]>

Compartilhe

Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério