5 de maio de 2020
Todo gestor quer exercer a sua liderança, bater metas e conquistar grandes resultados. Mas o que nem todos eles sabem é que as pequenas vitórias que acontecem durante a jornada são uma grande forma de desenvolver o trabalho deles e da empresa.
Eu chamo essas metas (que podem ser lucro, número de clientes etc) de ativos tangíveis e as pequenas vitórias de ativos intangíveis. É claro que uma meta precisa ser batida, mas tudo o que está sendo conquistado ao redor vai dar um “gás” para que os resultados apareçam.
Quer entender melhor esse assunto importantíssimo para a vida da sua empresa? Então continue lendo e veja o que eu, Marcelo Germano, fundador do EAG – Empresa Autogerenciável, entendo como resultados tangíveis, intangíveis e como a junção deles é capaz de impactar o crescimento da sua empresa.
Boa leitura!
Os resultados tangíveis são aqueles que geram indicadores e mostram fatores mensuráveis, ou seja, você consegue literalmente visualizar o que está dando certo. Já os resultados intangíveis são aqueles que dependem dos valores, dos comportamentos e do posicionamento da sua empresa. Eu falo mais sobre essa diferença neste vídeo:
O que muita gente não sabe é que, por muitas vezes, o resultado tangível de uma empresa está muito ligado às coisas intangíveis que são construídas ao longo do tempo.
Vou dar um exemplo: imagina se eu, Marcelo, comprasse a Coca-Cola, mudasse o nome da marca para Marcelo-Cola e quisesse os mesmos resultados que a Coca-Cola teve nos últimos anos. Eu determinaria que teríamos as mesmas fábricas, colaboradores, verba de publicidade, entre vários outros fatores tangíveis. Apenas o nome, que é intangível, mudaria.
Só que, muito provavelmente, essa única mudança de nome causaria grandes transtornos na performance e nos resultados da empresa. Portanto, existem vários casos em que as metas intangíveis valem muito mais do que as tangíveis.
Muitas vezes, os clientes têm resultados tangíveis, mas não vêem os intangíveis. Pois é, Comandante: talvez você nunca tenha se dado conta, mas os ativos intangíveis são tão essenciais quanto os tangíveis para ajudar você a exercer a sua liderança, e a sua empresa a bater resultados e obter lucro.
Quer saber como fazer isso? Continue lendo e veja 3 maneiras!
A reputação de uma empresa é um ativo intangível. Ela possui extremo valor, porque traz confiança para a sua marca e, a longo prazo, será responsável por fazer que os demais ativos tangíveis tenham resultados eficientes.
E quer ver só como os ativos intangíveis podem se sobressair completamente aos tangíveis? Vou contar uma história: eu frequentava um restaurante que tinha uma ótima comida, uma vista linda, mas um atendimento péssimo. O resultado? Ele não sobreviveu e fechou, apesar de ter todos os recursos tangíveis para prosperar e dar certo.
As experiências proporcionadas também são ativos intangíveis que melhoram os resultados tangíveis, e elas estão muito ligadas à reputação. Quando a sua empresa constrói e estabelece uma boa reputação no mercado, muito provavelmente ela vai promover boas experiências e sensações para os seus clientes.
Por exemplo: pense em uma pessoa que tem o poder aquisitivo para comprar uma bolsa de grife. Se ela optar por comprar essa bolsa, ela não está preocupada em saber o valor dela, mas sim em ter aquele produto para sentir a sensação de pertencimento e de merecimento que ele traz.
Essa experiência positiva é, portanto, uma sensação intangível, que está associada à reputação que essa marca de grife conquistou ao longo do tempo.
Sim, Comandante: a felicidade é intangível e pode dar lucro! Certa vez, eu li que as empresas que têm um índice de felicidade alto têm um lucro 31% maior do que o das empresas com funcionários infelizes. O lucro é tangível, então, isso prova mais uma vez que os resultados intangíveis impactam os tangíveis.
Conciliar ativos tangíveis com intangíveis ao longo da sua jornada é a melhor forma de conseguir alcançar resultados surpreendentes para o seu negócio. E para você fazer isso com maestria, a cultura da sua empresa precisa ser intangível e gerar valor e resultado para ela.
Por exemplo: se ninguém dá feedback na sua empresa, isso significa que a sua cultura não é de execução. Ela acaba se tornando um ativo intangível, porque ninguém a vê literalmente, mas todos precisam seguir. Mas seguir exatamente o que? O que deu certo? O que precisa ser ajustado no processo?
Portanto, preste atenção, Comandante: se você focar só no tangível e esquecer do intangível, você pode estar deixando muito dinheiro na mesa e trabalhando em baixa performance.
O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para te ajudar a acabar com o caos da sua empresa e a construir uma equipe autogerenciável que funcione sem depender de você.