3 de março de 2020
Tem muita gente que ignora o processo de contratação, mas o que poucas pessoas sabem é que na realidade é ele que vai determinar o rumo da sua empresa. E saber contratar diz muito sobre o seu tipo de liderança. E se você não sabe o porquê, é possível que você esteja contratando errado e colocando a sua gestão empresarial e o seu negócio em risco.
Se esse for o seu caso, eu, Marcelo Germano, fundador do EAG – Empresa Autogerenciável, preparei este texto com 3 motivos pelos quais você precisa prestar atenção na contratação e como isso fazer toda a diferença no crescimento dela.
Boa leitura e mãos à obra!
Quando você contrata um novo funcionário para o seu time, essa é uma forma de reforçar que aquela pessoa, a partir de agora, é tão parte da empresa quanto você e o restante da equipe. E é muito mais fácil de esse novo funcionário desempenhar um bom trabalho e entregar resultados se ele estiver alinhado com os propósitos da sua empresa.
Pode ser que ele se identifique com a sua cultura organizacional, ou que ele já tenha uma mentalidade de dono, enxergando o sucesso da empresa como um interesse de todas as partes. O importante é que ele se identifique com o jeito do seu negócio funcionar, porque o seu trabalho será positivo para ambas as partes.
E pode ter certeza, Comandante: o sonho de qualquer dono de empresa é ter um time alinhado às suas expectativas, porque eles acreditam no seu sonho tanto quanto você e, por isso, sabem o que precisa ser feito para colaborar no crescimento desse negócio.
Mas como encontrar esse funcionário alinhado com os propósitos da empresa? A partir de um processo seletivo bem estruturado, em que você:
Seguindo esses passos, as chances de você encontrar alguém alinhado às expectativas e à cultura do seu negócio são muito maiores. E quem reúne a equipe certa já está com metade da batalha ganha.
Comandante, talvez você nunca tenha parado para pensar sobre, mas você tem um grande papel durante a contratação.
Quando você procura por pessoas que façam a diferença no seu time, você demonstra que está preocupado em fazer o seu negócio crescer e isso reforça o seu papel como gestor e como dono de empresa.
Em outras palavras, esse tipo de comportamento demonstra que você está executando uma gestão empresarial 100% alinhada a um bom trabalho estratégico, visando o futuro e os resultados do seu negócio.
Por isso, não subestime a sua função diante das contratações que você faz para a sua equipe. Você, mais do que ninguém, precisa saber qual é o tipo de funcionário que quer ter no dia a dia da sua empresa e na prospecção de resultados.
Ser o dono de uma empresa não significa que você deve fazer tudo sozinho, acumular funções e trabalhar na parte operacional do negócio. Muito pelo contrário! Esse tipo de gestão só traz problema, dor de cabeça e vários incêndios para apagar.
Você, como dono de empresa, precisa trabalhar na parte estratégica, ou seja, focar em fazer o seu negócio crescer. As suas tarefas devem estar relacionadas ao desenvolvimento da equipe, a olhar os indicadores, a buscar parcerias, entre várias outras que visam deslanchar a sua empresa.
Por outro lado, alguém precisa fazer o trabalho de rotina, que é o responsável pelo desenvolvimento da empresa, e ele deve ser delegado para os seus funcionários.
Entendeu por que a contratação é essencial para o sucesso da sua empresa? Dessa forma, cada um assume a sua verdadeira função e, assim, unindo as suas forças para buscarem, juntos, por resultados.
Contratar bem é a palavra-chave para reforçar a sua gestão empresarial e fazer o seu negócio crescer. Por isso, não subestime essa parte tão essencial para o seu negócio, e procure por colaboradores que entreguem resultados, que sejam proativos e que estejam alinhados à sua cultura organizacional.
Não tem jeito, Comandante: a única bala de prata da sua empresa é você. Sendo assim, presta atenção nos pontos que fazem o seu negócio se desenvolver, não há nenhuma outra bala de prata que dê o resultado essencial que a sua empresa precisa.
O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para te ajudar a acabar com o caos da sua empresa e a construir uma equipe autogerenciável que funcione sem depender de você.