6 de março de 2023
É natural que em algum momento do ano os funcionários estejam com o foco em outras coisas, pensando nas férias que vão tirar e também nos planos que tem para colocar em prática.
Mas, você, comandante, sabe identificar de forma certeira e direta o que é a falta de engajamento no trabalho? Esse pode ser um dos maiores problemas que sua empresa tem e você nem imagina!
Confira abaixo mais sobre o que é, como identificar e o que deve ser feito para que essa questão seja sanada ou reduzida no espaço de trabalho.
A falta de engajamento, de uma maneira geral, é quando o funcionário não tem mais capacidade – seja temporária ou definitiva -, de atuar com qualidade no espaço de trabalho e executar suas funções.
Assim, é possível identificar algumas características que são derivadas dessa questão, que são:
Pode ser que um desses pontos seja um cenário dentro de sua empresa, enquanto há a possibilidade de várias dessas características, portanto, vale a pena o cuidado e atenção!
Quer saber como identificar se há a falta de engajamento ativa dentro de sua empresa? Existem dois passos simples e fáceis que podem ser verificados!
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O seu funcionário possui o senso de dono? Esse sinal pode ser facilmente visto se ele pensa como o comandante da companhia, onde todas as suas ações são voltadas para os melhores resultados no negócio.
Aqui a atenção vai muito além dos resultados e metas que são geradas pela empresa, mas sim, por aquilo que pode ser melhorado e até o que não está sendo feito. Por exemplo:
Pode ser que toda sua equipe esteja contaminada, ou, apenas um funcionário em específico. Nesse caso, vale a atenção para identificar todas as possibilidades!
Quando o funcionário possui foco na experiência do cliente, ele sabe exatamente porque executa suas ações, o porque existe aquele processo dentro da companhia e como isso impacta no resultado final.
Ao perguntar para os seus funcionários – independente de qual seja o cargo ou atuação dentro da companhia -, ele saberá responder sobre qual o seu impacto de seu trabalho na vida dos outros?
Toda empresa, não importa qual é o segmento de atuação, possui uma razão para estar fazendo o que faz, é importante que isso fique claro para todos os colaboradores envolvidos nos processos.
Confira no vídeo abaixo mais sobre cada um dos pontos abordados acima e saiba mais sobre o que fazer em cada um dos casos!
Se você ainda não tem ideia de quais são os principais perigos de uma equipe desengajada, é preciso ter cuidado e observar os pontos negativos, que são:
Esses são apenas alguns dos principais resultados que podem acontecer com uma equipe desengajada, por isso, é preciso que o líder esteja sempre de olho nos sentimentos de cada um dos seus liderados.
Existem muitas razões que podem impactar nessa falta de engajamento dentro do ambiente de trabalho, porém, as maiores delas são:
Comandante, pode ser que esse seja o momento de fazer uma análise interna de sua empresa e procurar entender o que está ocasionando alguns problemas que já se tornaram parte da realidade do seu negócio.
Quer saber como melhorar o engajamento de seu time e evitar os problemas citados acima e muitos outros? Confira 12 passos para aumentar a interatividade e empenho das pessoas em sua equipe.
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