25 de maio de 2022
A maturidade profissional é um compilado de características que determina quão experiente é uma pessoa profissionalmente. Ao contrário do que se possa pensar, nem sempre quem tem mais idade é mais maduro.
Na verdade, a maturidade dos colaboradores está mais associada às habilidades e autonomia que ele possui.
Toda empresa que queira ter uma equipe de alta performance precisa ter funcionários com alta maturidade profissional. O ideal, é que pelo menos 50% do time tenha um nível de autonomia de um líder – ou quase. Mas como fazer para medir o nível de maturidade de alguém? E porque essa avaliação é importante?
Aprenda a seguir tudo o que você precisa saber sobre as características de maturidade no trabalho e como usar isso a favor da sua equipe e empresa.
Segundo a reportagem da Exame, maturidade profissional é sobre o conhecimento e responsabilidade referente ao cargo em questão.
Já, segundo Marcelo Germano, a maturidade profissional mostra a evolução do funcionário quando este assume uma posição na empresa até ter plenas condições de ser auto gerenciável.
Assim, o indivíduo consegue fazer todas suas atividades sem a interferência ou ajuda externa, porém, é primordial entender que é preciso um processo até que se alcance esse ponto.
Entender a maturidade profissional é importante para conseguir liderar corretamente o novo colaborador. Aqueles que ainda estão nas escalas mais baixas precisam de uma maior atenção e cuidado por parte dos líderes, recebendo todo o desenvolvimento e aplicação correta para que se tornem autogerenciáveis.
Enquanto isso, aqueles que já estão nos níveis mais avançados, já não possuem a necessidade de tanta supervisão no direcionamento dos seus trabalhos, isso porque já são quase ou totalmente independentes uns dos outros para a execução de suas tarefas.
Ao saber disso, consegue-se administrar o tempo do líder para delegar tarefas para os funcionários conforme a maturidade profissional de cada um.
Com este conhecimento a empresa também pode criar um plano de desenvolvimento do colaborador, indicando cursos, treinamentos e auxiliando com feedbacks para que este alguém evolua profissionalmente.
Você sabia que existem 4 níveis de classificação da maturidade profissional?
Confira quais são eles abaixo e as principais características:
Chamada também de bebê, esse arquétipo reclama, faz barulho, chora e comete vários erros.
Aqui é importante destacar que isso não tem nada a ver com o conhecimento técnico e experiência do indivíduo. Mas, sim, sobre sua relação com a empresa nova e equipe que acabou de integrar, classificada assim como M1.
Características
Não sabe ao certo como funciona a cultura organizacional da empresa.,
Como lidar
Nesse caso, é responsabilidade do líder ou do supervisor direcionar o que esse colaborador deve fazer, da mesma forma que os pais realizam com bebês. Aqui é indicado:
Depois de compreender melhor os ensinamentos básicos da companhia, o funcionário M1 torna-se o M2, classificado assim como criança.
Nesse caso, ela costuma ser menos estressada, porém, ainda um pouco teimosa e com a necessidade de inclusão de regras.
Características
Como lidar
Aqui, é preciso continuar direcionando esse funcionário de acordo com as regras, cultura organizacional e cuidados necessários.
Mas, é interessante que nesse nível de maturidade, há maior abertura para a troca de ideias, porém, ainda é preciso impor qual é a posição da empresa e dos processos aplicados. Dessa forma, com o cuidado necessário e as indicações corretas, o próximo nível será alcançado com sucesso.
Por fim, esse é o funcionário que atinge o nível de maturidade máximo, chamado também de adulto.
Nesse caso, ele sabe exatamente como é o que deve ser executado, os índices de erro são reduzidos, além de ser capaz de delegar atividades para outros membros da mesma equipe.
Características
Como lidar
É nesse estágio que é possível classificar esse funcionário como autogerenciável, assim, a conversa é mais direcionada, com uma troca de ideias mais precisa e mais produtiva para a empresa.
Aqui o comandante deve ouvir quais são as inovações sugeridas e quais processos podem ser melhorados.
Ainda está com dúvidas? Clique no link abaixo e saiba mais sobre os 4 tipos de funcionários existentes em sua empresa e como identificá-los!
Para identificar o nível de maturidade profissional dos funcionários é preciso estar atento aos detalhes.
É por meio de uma visão mais próxima e do dia a dia que você poderá classificar e entender melhor em que posição o colaborador está. Destaque para a palavra “está”, onde o intuito é sempre de desenvolver e tornar o indivíduo em questão cada vez mais autogerenciável diante de seu cargo e suas funções.
Dessa maneira, vale a pena sempre observar:
É importante compreender que a idade do funcionário não tem nenhuma ligação com a maturidade profissional. Entenda que todos os funcionários novos em uma função, “estão” na condição de M1, desenvolvendo-se e assim, pulando para o próximo nível.
Assim como quando os colaboradores são promovidos, por exemplo: se um redator júnior M4 agora ocupa o cargo de redator sênior, ele se tornará um M1, visto que ainda não tem conhecimento sobre suas novas responsabilidades.
Dessa maneira, todas as pessoas podem se desenvolver e avançar na maturidade emocional, assim como podem retornar a condição de aprendiz conforme o avanço de sua carreira.
Ao deparar-se com um funcionário M1 e M2, é esperado que este vá galgando uma nova maturidade profissional. Mas, o que a empresa pode fazer para facilitar essa ação?
Veja algumas ações primordiais:
Desenvolver um plano de carreira para o cargo inicial é uma das ideias de motivar o colaborador em questão.
Assim, este tende a se esforçar cada vez mais, manter-se engajado com o time, procurar dar o seu melhor e compreender cada vez mais os processos internos e externos da empresa.
Lembre-se que o plano de carreira é um eterno ciclo, onde com o alcance de novos cargos, há o nascimento de um M1 e assim, o desenvolvimento do mesmo até atingir a condição de M4.
É de suma importância que a empresa promova treinamentos para todos os funcionários em todos os tipos de maturidade profissional, assim, poderá mantê-los sempre em constante desenvolvimento.
Seja sobre a função exercida ou sobre novas áreas destinadas a aumentar a atuação, esse é um ato que depende na maior parte das vezes do próprio indivíduo de ter aplicação, cuidado e dedicação.
O desenvolvimento de lideranças deve ser uma jornada contínua de aprendizado. Por isso, adotar dinâmicas no dia a dia da equipe é extremamente importante!
A Empresa Autogerenciável tem um treinamento especializado no desenvolvimento de lideranças: o líder M4.
Quem se inscreve no Programa EAG pode adicionar esse curso na jornada e, com isso, treinar líderes na equipe.
Por fim, o líder deve realizar de forma contínua feedbacks, assim, poderá demonstrar a opinião sobre o avanço do funcionário, o que pode ser melhorado e o que ainda falta para avançar cada vez mais na escala de maturidade.
Dessa forma, o colaborador também pode contar quais são suas dificuldades, suas impressões, sua opinião e até mesmo sugestões em casos específicos.
Não deixe de aplicar processos para todos os funcionários: mantenha sua empresa em movimento e crescimento!
A inteligência emocional está diretamente ligada a capacidade do indivíduo de:
Assim, ele saberá como lidar com seus próprios problemas e também de seus colegas. Mas, ter essa compreensão não é nem um pouco fácil. Por isso, para estimulá-la, é preciso:
Agora que você já sabe mais sobre como são os níveis de maturidade de sua equipe e como mapeá-la, continue acompanhando os conteúdos do blog do EAG para manter-se sempre atualizado.