11 de janeiro de 2021
Caro comandante,
Muitas vezes você, empresário, tem um funcionário que, de alguma forma, está insatisfeito e quer ser demitido.
E a partir de circunstâncias como essa, podem acontecer duas coisas:
I- Ele chega até você e abre o jogo, pedindo para que o mande embora, e nessa situação, você diz que se ele quer ir embora, ele quem tem que pedir as contas;
II- Ou ele nem irá chegar a você e abrir o jogo: simplesmente, começar a causar situações para que você o demita.
Nessas situações você acaba perdendo dos dois jeitos.
E muitas vezes, o funcionário não quer pedir as contas e quer que você o mande embora, por um simples motivo:
Ele não quer perder os direitos que a legislação oferece.
Quer receber o Fundo de Garantia, Seguro Desemprego…
E se ele pede para sair, perde tudo isso e tudo o mais que ele tem direito, ao ser mandado embora.
Apesar da nova legislação trabalhista permitir a condição de acordo entre o empresário e o funcionário, ele ainda assim perde o Seguro Desemprego.
E se você não o demite quando ele pede, vai começar a criar situações.
Essas situações te tiram do sério, detona a cultura da sua empresa, e joga a rotatividade lá pra cima.
Inclusive, você pode perder bons colaboradores, por conta de um que acabou contratando de forma errada.
E no momento que você o mande embora, como ele pediu, automaticamente estará mandando um recado para todo mundo da empresa:
Que é só pedir para mandar embora ou ameaçar a empresa, criando situações estressantes, que conseguirá o desejado.
E aí, meu amigo, se alguém receber uma oferta melhor, ou estiver precisando de dinheiro, já sabem exatamente o que fazer para sair do seu negócio.
Então, você se vê diante de uma encruzilhada.
Nesse contexto, o empresário tende a não mandar o funcionário em questão embora, e tenta vencê-lo no cansaço.
Mas o período que ele fica na empresa também é ruim.
Você poderá muito mais tempo para reparar os estragos que ele fez, durante o tempo em que tentou “cansar” ele.
E agora, o que eu faço, Marcelo?
Eu já passei por isso várias vezes, e sei exatamente o que está acontecendo.
Preparado, empresário?
Vamos lá!
Em uma das minhas estadias nos Estados Unidos, eu visitei uma empresa.
Vi todo o processo que eles colocavam em prática, e algo me chamou a atenção.
Quando eles estavam contratando a pessoa, logo de cara eles já davam uma opção à ela:
Se no período de experiência o novo contratado ver que não está gostando de algo na empresa, e até mesmo não se identificar com ela…
Eles pagam U$ 2.000,00 dólares para pedir para sair.
Parece estranho, né?
Mas há uma explicação.
Essa empresa acredita fortemente que é melhor o candidato sair logo no início, no período de experiência, do que não performar quando estiver trabalhando.
E aí, acaba diminuindo as chances de situações conflitantes, que alguém que não leva os valores e cultura da empresa a sério, pode causar.
E eu acredito que essa é uma mentalidade interessante para você, que é empresário.
Não que você vai disponibilizar U$2.000,00 dólares para o seu funcionário sair…
Mas sim, de trabalhar uma forte cultura organizacional e contratar a partir desse pilar.
E, só para lembrar:
Não existe contratação bala de prata. Não existe fórmula para contratar de forma tão certeira.
Eu falo mais sobre isso no post “Como Minimizar Os Erros Da Contratação Na Entrevista“.
E pode acreditar, empresário…
Se eu soubesse a fórmula da contratação, eu seria bilionário com B de bola.
Mas eu vou te mostrar o grande ponto, dessa minha reflexão, e o que eu passei a fazer nas minhas empresas.
Antes, todo mundo que minha empresa contratava, acabávamos efetivando.
E a sacada que eu repassei para o pessoal do RH e para os meus líderes, era a seguinte:
E para isso, é necessário ter um olhar crítico, para entender que:
– Você precisa fazer uma boa integração desse funcionário;
– Alinhar com ele os objetivos e metas que o cargo exige;
– Alinhar as condições necessárias para ele permanecer na empresa;
– Fazer avaliação de desempenho desse funcionário.
Ao passo que, com um olhar crítico para esses alinhamentos e acompanhamentos de todo o processo, você vai conseguindo saber com 30 dias, se o funcionário continua ou não, na sua empresa.
Quando percebi a importância e eficiência do olhar crítico nesse processo, eu cheguei à seguinte conclusão e a comuniquei com meus líderes:
Eu vou ficar muito feliz quando uma pessoa começar a trabalhar e, com uma semana…
Vocês conseguirem identificar que ela não se enquadra no jogo que a nossa empresa joga.
Seja porque não tem os nossos valores, não tem a nossa pegada…
Claro que não.
Só queria identificar quem se enquadrava no jogo que minha empresa jogava, e quem não se encaixava.
E um dia, isso aconteceu.
E não partiu dos líderes, essa identificação.
Partiu de um dos integrantes da equipe em que o novo contratado estava.
A equipe identificou que a pessoa não queria nada com nada, que não performava, e eles mesmo repeliram a pessoa que não tinha os mesmos valores.
Conversaram com o gerente, mostrando que a pessoa não jogava o mesmo jogo que a equipe.
E isso acabou acontecendo mais vezes nas minhas empresas.
Eu quero dizer que, para aprender a demitir rápido e contratar devagar…
Você precisa fazer algumas coisas na sua empresa agora, para ter mais efetividade lá na frente.
Então, comece trabalhando uma cultura forte e de alto desempenho, para atrair pessoas de alta performance que entregam resultados.
Outra coisa:
Pois se a sua empresa não gera oportunidades de crescimento, os seus funcionários não conseguem engajar no longo prazo.
E se a sua empresa pára de crescer…
Aquele funcionário que é bom e que sempre performou bem, vai perceber que não há crescimento na sua empresa.
Então, ele vai acabar desengajando, e podendo até criar algumas situações conflitantes.
Por essa e outras questões, você, empresário, tem que buscar constantemente o crescimento da tua empresa.
E para isso, você tem que estar em desenvolvimento contínuo.
Se você não iniciou seu desenvolvimento ainda, dê o primeiro passo aqui, assistindo aos nossos conteúdos!
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Você só precisa parar de dar desculpas a si mesmo e começar AGORA!
Vai lá!