25 de setembro de 2022
O momento de conversar com o time exige atenção e ter todas as informações na ponta do lápis, afinal a pauta da reunião deve estar pronta para ser discutida e coordenada pelo líder da equipe. Quer saber mais sobre como montar a sua ata de reunião e trazer pontos importantes para todos os seus colaboradores? Confira abaixo mais sobre o que deve ser feito e veja nosso script!
Participar de reuniões nem sempre é algo muito bem visto por parte dos funcionários, principalmente porque muitos enxergam como uma grande perda de tempo. É fato de que quando não bem planejada e direta, pode realmente ser um desperdício de funções, porém, quando corretamente programada, é de muita serventia para todos os envolvidos. A pauta de reunião é um compilado de todos os tópicos que serão abordados durante essa reunião, o que serve como script e também para determinar o tempo esperado de discussão.
A pauta de reunião basicamente serve para:
Assim, com todas essas informações, fica muito mais simples e fácil de conseguir direcionar o que precisa ser feito e poupar o tempo de todos os envolvidos.
A importância de ter uma pauta de reunião bem definida e estruturada é primordial para quem quer ter um tempo proveitoso com todos os membros da equipe e na resolução das questões. Assim, todos esses encontros costumam ser mais produtivos, mais direcionados e os tópicos que são levantados realmente são explorados da maneira mais correta. Ademais, é comum que os colaboradores também se sintam mais engajados e sintam-se mais confortáveis para participarem de maneira mais ativa em todos os momentos.
Quer saber como montar uma pauta de reunião mais eficaz e mais direcionada? Confira abaixo um checklist e siga-o à risca!
O primeiro é passo é compreender o porque a reunião precisa ser feita, então, qual é o motivo para mobilizar sua equipe para esse momento? Muitas vezes algumas questões podem ser resolvidas facilmente com uma pessoa em específica, não precisando parar todo o time.
Aqui é o momento de visualizar tudo aquilo que precisa ser resolvido nessa reunião, dessa forma, você pode até mesmo discutir várias questões relacionadas e poupar tempo futuro. Nem sempre uma reunião será o suficiente para que todas as questões sejam solucionadas, dessa forma, defina uma segunda rodada e assim, separe por setores.
Se são vários tópicos que serão discutidos, vale a pena que trace um script que tenha um storytelling entre todas as questões, facilitando assim com que todas elas sejam destacadas e solucionadas. Lembre-se de tentar resolver todos os pontos que estão pendentes, do contrário, só terá retrabalho em seu time e tempo perdido de cada indivíduo.
Outro ponto que por vezes pode passar despercebido é sobre deixar alguns minutos finais para que dúvidas sejam solucionadas. Se sua equipe costuma ser bastante participativa e gosta de trazer muitas ideais, calcule o tempo esperado e esteja sempre direcionando e evitando divagações, o que pode gerar perda de tempo.
É primordial que você convide os participantes que precisam participar dessa call, seja de forma online ou física, envie os convites para os e-mails designados. Do contrário, você não poderá “cobrar” no caso de alguém não aparecer no horário ou local esperado.
É preciso definir com que uma pessoa seja a responsável pela ata da reunião, dessa maneira, você poderá discorrer e conduzir o tema definido, enquanto alguém estará apto a detalhar tudo o que for necessário.
Procure conduzir a reunião conforme o que foi acordado, não desviando do assunto ou permitindo com que divagações aconteçam. No caso de alguma das opções citadas anteriores, é seu dever como líder direcionar para o tema principal ou até mesmo marcar outra agenda para que novas questões sejam discutidas.
Depois que a reunião foi feita com todas as pessoas, as pautas foram discutidas e assim as questões levantadas com soluções e sugestões, é o momento de revisar tudo o que foi dito. Assim, você poderá traçar novos planos de acordo com o que foi levantado, revisar processos e implementar melhorias dentro da empresa!
Por fim, depois de todos os processos anteriores, é o momento de você compartilhar com todos os envolvidos a ata da reunião, com todas as informações e questões que foram levantadas. Ao fornecer o acesso para todos os colaboradores, você estará trabalhando no engajamento da equipe e principalmente abrindo mais oportunidades de ideias e sugestões. Uma equipe que é ouvida, se sente valorizada e estará sempre trabalhando para ir além do que já está sendo produzido, alcançando resultados e metas traçadas.
Quer criar um modelo de pauta de reunião próprio de sua empresa? Confira abaixo algumas dicas para padronizar essa ação em sua companhia:
Confira abaixo mais 3 dicas únicas para ter reuniões cada vez mais produtivas dentro de sua empresa e veja os resultados únicos e positivos.
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