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Responsabilidade chave da função (RCF): o que é? Saiba como fazer a descrição do cargo

3 de agosto de 2022

Na hora de contratar um funcionário, é comum descrever qual será a função exercida, suas atividades e o que é esperado. Porém, nem sempre há um documento para que isso seja registrado e possa ser consultado por demais indivíduos. É justamente essa a função do RCF (Responsabilidade Chave da Função).

 

Você ainda não usa RCF no processo de contratação dos seus funcionários? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final para aprender como essa ferramenta pode te ajudar a transformar o seu time numa equipe de alta performance!

 

O que é RCF responsabilidade chave da função?

O que é RCF responsabilidade chave da função?

O RCF é um documento que explica qual é a missão daquela função.

 

Por exemplo, qual é o objetivo de um “contas a pagar” dentro de uma empresa?

  • Garantir a lucratividade da empresa;
  • Que a empresa tenha caixa para pagar todas as contas.

Além disso, é preciso descrever qual é a meta dessa pessoa – que pode ser tanto individual ou em equipe -, além da inserção dos indicadores que serão usados para avaliação do que está sendo feito.

 

Depois disso, é determinado quais são as atividades que devem ser executadas para garantir esses objetivos, como:

  • Lançar os boletos no contas a pagar;
  • Clareza na distribuição de informações do caixa.

E muito mais. Assim, o colaborador sabe exatamente o que é esperado dele no trabalho.

 

Clique no podcast abaixo e saiba mais sobre como definir a missão do cargo dos seus colaboradores.

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Importância do RCF

Mas, porque aplicar o RCF em sua empresa, visto que o funcionário deve saber o que precisa ser feito?

 

Bom, é simples: a entrega pode ser comprometida, assim como a execução das atividades com excelência!

 

Assim, a empresa terá resultados negativos, performando mal, o que significa que:

  • Não baterá metas;
  • Não atinge resultados;
  • A empresa não cresce e fica estagnada;
  • O dono da empresa terceiriza a atividade dele.

No final das contas, ninguém trabalhará da forma correta para resolver os demais problemas apresentados.

 

Como definir a responsabilidade chave da função?

Quer saber como criar o RCF e assim, ter cada vez mais uma empresa autogerenciável? Acompanhe abaixo o checklist do que deve ser feito:

  • Defina um organograma: descreva todas as funções do colaborador e o que é esperado dele;
  • Aplique a missão do cargo: aqui, é importante entender que muitas das ações podem ser modificadas, porém, o objetivo é sempre o mesmo;
  • Missão é diferente de função: as funções são o meio do caminho até o objetivo final da empresa, ou seja, devem ser bem explicadas e definidas por parte do negócio.

Depois disso, você, comandante, deve acompanhar o aprendizado do colaborador, tirar eventuais dúvidas e assim, delegar as tarefas necessárias para que os resultados de sua empresa sejam únicos!

 

Confira abaixo mais sobre como definir o RCF e os benefícios dessa aplicação dentro de seu negócio.

Passo a passo de como fazer o RCF de um funcionário

Veja abaixo o passo a passo de como criar o RFC ideal para que corresponda as necessidades de sua empresa e assim, esteja sempre pronta para atingir as metas traçadas para o negócio:

  1. Trace o objetivo da empresa: ao definir qual é a meta que deseja ser atingida, fica mais fácil de criar todos os demais passos e processos que serão aplicados;
  2. Aplique o organograma: você deve verificar quais são os cargos precisos para o desenvolvimento e funcionamento correto de sua companhia até que o objetivo traçado seja atingido;
  3. Crie indicadores: tenha em mente quais são as métricas que serão utilizadas para que possa medir o avanço ou retrocesso da equipe, além do desempenho individual;
  4. Pense no perfil dessa pessoa: aqui, devem ser levadas em considerações quais são as características marcantes desse colaborador, o que é tangível, intangível, como poderá influenciar os demais trabalhadores do mesmo setor e se está de acordo com a cultura organizacional do negócio;
  5. Defina as competências: é preciso também ter em mente quais serão as competências técnicas, profissionais e comportamentais que essa pessoa precisa ter para ocupar aquela posição com sucesso e disposição;
  6. Verifique o histórico e outras experiências: para compreender melhor se esse indivíduo possui as capacidades levantadas anteriormente, você deve observar as experiências passadas, o que foi aprendido, executado e o que costumava fazer diariamente;
  7. Explique o cargo: agora, é o momento de realizar a descrição das atribuição da função, ou seja, o que essa pessoa precisará fazer nessa função em que foi contratada e assim, quais são os objetivos e missões que precisa atingir com a empresa.

Agora que você sabe exatamente e como executar o RCF, não deixe de começar a aplicar o quanto antes dentro de sua empresa.

 

Com certeza você terá funcionários cada vez mais engajados com as metas, além de um clima organizacional muito mais alegre e saudável.

 

Quando definir a responsabilidade chave da função

É preciso definir o RCF logo no início do processo de contratação, assim, você terá uma procura mais objetiva sobre quem será a pessoa a ocupar o cargo, além das características e traços necessários.

 

Assim, o RH tem muito mais clareza e objetividade na hora de trazer o candidato ideal para o cargo, poupando o processo de escolha e reduzindo o número de turnover de sua equipe.

 

Têm-se uma melhoria clara:

  • Na busca pelo colaborador;
  • Nas características e conhecimento profissional necessários;
  • Na triagem dos candidatos;
  • Descrição do cargo em questão.

Tudo isso influenciará em uma contratação mais precisa, com mais sucesso e assertividade na execução das atividades designadas.

 

Confira abaixo sobre quais são as 3 iniciativas ESSENCIAIS para estruturar o setor de RH de sua companhia e ter cada vez mais sucesso!

Como comunicar a responsabilidade chave da função ao funcionário?

Para comunicar a responsabilidade chave da função do funcionário é muito simples:

  • Marque uma reunião individual: tire um tempo para apresentar o RCF a sós com o novo contratado;
  • Explique cada uma das ações: aqui você deve ler cada uma das funções que precisam ser executadas, além da missão do cargo, perguntando se existe alguma dúvida referente;
  • Esclarecer dúvidas: se surgirem questões relacionadas ao que está sendo apresentado, é de responsabilidade do líder do setor explicar todas elas quantas vezes for necessário;
  • Delegue as atividades: por fim, é o momento de delegar todas as atividades, realizar o acompanhamento, esclarecer novas dúvidas e garantir com que o trabalho seja autogerenciável.

Essas são algumas das funções que devem ser executadas para comunicar o RFC com clareza e objetividade.

 

Assista o episódio de podcast a seguir para conferir o guia completo de como contratar um funcionário com sucesso e assim, obter uma equipe que bate metas e atinge resultados antes do esperado!

Resumo

Neste conteúdo você aprendeu que o RCF é um documento essencial para o processo de contratação de uma empresa. É ele que irá garantir que todo colaborador que faz parte da sua equipe, bem como a própria empresa, saiba quais são as funções e propósito de cada pessoa na empresa.

 

pesquisas da Gallup que confirmam que o colaborador saber o que ele foi contratado para fazer é um dos 12 passos para o engajamento. Mais um motivo para você começar a trabalhar na responsabilidade chave da função dos seus funcionários hoje mesmo! Se ainda está preso no trabalho operacional e não puder realizar essa tarefa, delegue para o RH e compartilhe esse artigo para orientá-los na melhor maneira da produção do documento.

 

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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