24 de maio de 2021
Você tem um funcionário que é muito bom, tecnicamente falando…
Mas não vai bem, quando o assunto é comportamento?
Ele chega atrasado constantemente?
Esse funcionário, apesar de produzir bastante, contamina a sua cultura e as pessoas?
Calma, que nem tudo está perdido.
Com esses 3 passos, aquele funcionário que não vai bem, pode ter salvação.
Às vezes, para aquele funcionário que não vai bem, pode estar faltando clareza:
Do seu papel na empresa;
Da missão que ele tem, ao assumir o cargo que atua;
E do que se é esperado dele, além de produzir o que precisa ser produzido.
Então, nessa primeira etapa, é preciso conversar com ele.
Você pode fazer uma reunião de um a um, e alinhar as expectativas que você e a empresa esperam dele.
Aqui, vale pontuar o que ele tem feito de positivo, e que poderá continuar fazendo…
Mostrar onde ele está indo mal e o que precisa melhorar…
E, por fim, apontar o que quer que aconteça, que seja diferente.
Pode até mostrar qual o caminho que ele precisa seguir.
Dessa forma, além do funcionário ter mais clareza sobre o seu papel na empresa…
Você terá subsídios para a próxima etapa.
Nessa etapa, o funcionário que não vai bem precisará saber:
O que acontece se fizer o que se é esperado dele;
E também, o que acontece se ele não fizer o que se é esperado.
Então, após ter a conversa de alinhamento de expectativa…
É necessário acompanhar o funcionário que não vai bem, para que ele saiba se está no caminho certo.
Para acompanhá-lo, você precisará observar o trabalho dele, e acompanhar o andamento das ações que ele precisa fazer.
Esse acompanhamento é necessário para dar feedbacks.
Fazendo isso, você entrará na terceira etapa, que vai te auxiliar no processo de acompanhamento.
Dar feedbacks quando o funcionário não vai bem é necessário.
Mas também é necessário reconhecer quando ele acerta, ou vai bem em algo.
Afinal, a melhor maneira de motivar uma pessoa, é através do reconhecimento.
Seja reconhecendo o bom trabalho que o funcionário está fazendo…
Ou quando ele, a partir da conversa de alinhamento, está demonstrando que está buscando seguir o caminho certo.
Lembre-se: o reconhecimento é um dos melhores, se não o melhor, método de reforçar positivamente um comportamento desejado.
Se, mesmo seguindo esses passos, o funcionário continua não indo bem…
Mesmo dando feedbacks pontuais de acordo com as ações dele…
E ainda assim, ele não ajustar o comportamento de acordo com as conversas e feedbacks…
Você precisa fazer o papel de dono e mandar esse funcionário embora.
Acredite em mim, quando eu digo que não vale a pena manter uma pessoa que produz bem, mas que o comportamento não é coerente com a cultura e os valores da sua empresa.
Porque no longo prazo, manter esse funcionário que não vai bem, quando se fala em comportamento…
Custa não só o seu bem-estar.
Custa, também, as outras pessoas que são contaminadas, estraga a cultura da empresa, estraga os valores…
Ou seja, o prejuízo financeiro será o menor dos seus problemas.
E uma empresa que não tem uma cultura forte…
Está fadada a desaparecer.
Se você quiser saber mais como fortalecer a cultura da sua empresa, é só clicar aqui.
Saiba mais: como dispensar um funcionário