10 de março de 2021
Caro Comandante,
A maioria das pessoas sabem que é mais fácil vender para quem já é cliente…
Do que vender para quem não é cliente.
E é por isso, que muitos donos de pequena e média empresa, tem como preocupação primordial manter o cliente na base por muito mais tempo.
Mas para fazer isso acontecer, precisamos entender primeiro sobre LTV.
O LTV é uma sigla para Lifetime Value, que basicamente é o tempo que o seu cliente permanece na sua base.
Ou seja, é o tempo que o seu cliente continua comprando de você.
E este tempo que ele continua comprando de você, você calcula o quanto ele gasta com você.
Depois de fazer os cálculos necessários para saber qual o LTV, você saberá qual o valor do cliente no momento e com o tempo.
Daí, você terá uma estimativa de dados para saber quanto vale um cliente para você ao longo do tempo.
Isso é um Lifetime Value (LTV).
O que você precisa, é ter alguém na sua empresa para cuidar da trajetória dos clientes.
E, muito mais do que cuidar, também garantir o sucesso dos seus clientes.
O que estou falando, é que você precisa de um profissional chamado Customer Success (Sucesso do Cliente).
Esse profissional vai trazer novas ferramentas, novos indicadores, e uma nova abordagem de atendimento.
É dessa forma que ele vai buscar que o cliente fique mais tempo na sua empresa, comprando seus produtos e serviços – de preferência, infinitamente!
Porque vivemos em um momento onde a experiência do cliente é colocada como foco de sucesso.
Isso significa que você pode ter o melhor produto e serviço do mercado, mas se o consumidor não desfrutar de uma boa experiência…
Muito provavelmente ele não irá retornar.
Antigamente, só atender bem já bastava…
Hoje, atender bem não é mais suficiente: é necessário olhar os dados que os indicadores do Customer Success nos mostram.
E esses dados vai te dar o suporte para que você possa identificar algum problema e resolver antes de algum cliente reclamar.
Eu já tive mentores nessa minha trajetória, e um deles me falou uma coisa que eu nunca vou esquecer:
“a gente é responsável, no que a gente faz pelo sucesso do cliente. E se o cliente não tem sucesso, é problema seu sim.”
O que ele quer dizer é que se o usuário dos seus produtos ou serviços não tiver sucesso utilizando…
Você é responsável por isso.
Não cabe a nós, empresários, falar:
“eu fiz tudo o que podia, eu deixei tudo disponível, mas o cliente não conseguiu fazer ou não fez isso para alguma coisa.”
Porque, as pessoas precisam ter sucesso ao usarem seus produtos ou serviços.
E nós podemos sim, melhorar a experiência do usuário a partir dos dados que coletamos de indicadores.
E se você precisar de ajuda, basta clicar aqui para saber como eu posso te auxiliar nessa jornada.
Vou deixar também dois vídeos abaixo para esclarecer um pouco mais sobre esse tema.