26 de julho de 2021
O processo de vendas em uma empresa é essencial, independentemente de você estar vendendo um produto ou um serviço.
E se o seu objetivo é alavancar seus lucros, você deve investir em um processo de vendas eficiente.
Como fazer isso?
Por onde começar?
Eu vou te explicar:
Antes de mais nada, defina seu objetivo como empresa.
Qual é a razão da sua empresa existir?
Quais são as necessidades que sua empresa supre?
E o mais importante:
Onde você quer chegar com a sua empresa?
Essas são perguntas que todo dono de empresa deve saber responder.
E se você não sabe as respostas, provavelmente ainda não tem um processo de vendas eficiente.
A próxima pergunta que você deve responder é:
Como sua empresa gera valor para o seu cliente?
Pense dessa maneira:
De um lado, existe um cliente triste.
Do outro lado, existe um cliente feliz.
E entre os clientes, está a sua empresa.
O que a sua empresa precisa oferecer para deixar o cliente triste feliz?
Ou seja, qual é a dor ou necessidade do cliente que a sua empresa resolve?
Porque todo cliente tem uma dor ou um desejo.
E o objetivo da sua empresa deve ser curar essa dor ou atender esse desejo.
Um processo de vendas é muito mais do que o momento que o vendedor e o cliente apertam as mãos.
Aliás, o processo precisa começar antes mesmo do cliente conhecer a sua empresa…
E, quando a compra for efetuada…
O processo deve continuar.
Por isso, fique atento às três etapas:
O primeiro passo é planejar como o cliente vai ficar sabendo da sua empresa…
E é aí que entra o marketing e todas as técnicas de tração que você pode utilizar para atrair seus clientes.
Enquanto a venda acontece, como será a experiência de compra do cliente?
Como os vendedores atendem esse cliente?
Nesse momento, você deve pensar no treinamento dos seus vendedores e na maneira como as necessidades do cliente vão ser atendidas.
A relação entre a empresa e o cliente não pode terminar…
Afinal, é muito mais fácil vender para quem já te conhece.
O processo de vendas deve continuar…
Porque é assim que você mantém a fidelidade dos seus clientes.
Se o cliente estiver feliz com a compra, é muito mais provável que ele volte a fazer negócios com a sua empresa.
Então invista sua energia e seu tempo em um processo de vendas eficiente.
Que cuide do seu cliente antes, durante e depois da compra.
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