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Comunicação visual na empresa: importância e exemplos de como usar

12 de junho de 2022

A comunicação visual na empresa é uma das melhores oportunidades de investimento, isso porque por meio dela, há uma divulgação mais robusta do produto ou serviço vendido, além de várias estratégias relacionadas.

 

Não sabe bem ao certo como começar esse processo de investimento de publicidade? Continue lendo esse artigo e veja mais, além de começar a aplicá-la o quanto antes em sua companhia.

 

O que é a comunicação visual de uma empresa?

Comunicação visual são todos os processos que englobam as informações repassadas pela empresa via recursos visuais.

 

Mesmo que seja utilizada em conjunto com a escrita ou de forma sonora, ela não possui a necessidade de constar nenhum texto ou outros meios para repassar a mensagem.

 

Ela geralmente utiliza-se de alguns artifícios, como:

  • Cores;
  • Imagens;
  • Formas;
  • Ilustrações;
  • Linguagem visual;
  • Signos;
  • Vetores.

A comunicação visual está em todos os cantos, até mesmo quando não se está prestando atenção, como por exemplo: a cor do salgadinho que você compra, a forma da garrafinha de água que você prioriza e tantas outras possibilidades.

 

Os recursos visuais tem a capacidade de transmitir mais informações, indo além daquilo que é repassado pelas palavras ou por textos.

 

Importância da comunicação visual na empresa

Importância da comunicação visual na empresa

São vários os pontos muito importantes de investir na comunicação visual de sua empresa. Veja alguns deles abaixo:

 

Gerar maior engajamento da audiência

Mesmo que um texto ou sons consigam encantar o cliente, nada é mais atrativo do que belas imagens, assim, a comunicação visual é capaz de encantar cada vez mais o seu cliente.

 

As imagens estabelecem conexões mais fortes com as emoções das pessoas, assim, vão até o inconsciente, marcando e atuando como influenciadoras.

 

Reforçar a marca

Por meio de imagens e fotos é possível inserir informações subjetivas, das quais exploram maior percepção do que seria possível com as palavras.

 

Assim, essa é uma das melhores formas de conseguir reforçar a marca da empresa, os valores aplicados e princípios do dia a dia.

 

Dessa forma, pensar nos anúncios, postagens em redes sociais e embalagens é o primeiro passo para que o branding da marca seja absorvido com sucesso pelo consumidor.

 

Informar de maneira clara

Com a internet, a informação é muito mais rápida do que era antigamente, por isso usá-la como forma de impactar clientes é essencial.

 

As artes criadas conseguem transmitir uma mensagem de maneira rápida. Conforme os neurocientistas do MIT, o cérebro humano consegue processar imagens em simples 13 milissegundos, o que é muito mais eficiente e rápido do que em um texto.

 

Assim, investir em conteúdo visual para assuntos mais complexos são uma boa pedida, criando uma conexão instantânea com o interessado.

 

Clique abaixo e escute o podcast do EAG, onde Marcelo Germano e Judah Adonai conversam mais sobre os segredos da comunicação visual em uma empresa e surpreenda-se!

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Tipos de comunicação visual na empresa

Você sabia que existem vários tipos de comunicação visual que podem ser aplicados em sua empresa?

 

Confira abaixo como funciona cada uma delas dentro de cada setor em específico e planeje-se melhor para a organização das mesmas.

 

Comunicação visual no marketing

A comunicação visual no marketing possui alguns pontos específicos que podem ser destacados, como:

  • Mantenha seus clientes informados: seja perfeccionista na hora de repassar a informação para os indivíduos, então, o máximo que puder facilitar o processo, faça-o, deixando-as mais acessíveis do que nunca;
  • Use as redes sociais a seu favor: essa é uma maneira acessível e muito rápida de conseguir criar mais conexão com os clientes, isso porque podem-se utilizar histórias e atrações visuais para criar cada vez mais conexão com o público alvo;
  • Crie newsletter atraente: uma ótima maneira de gerar lead e depois converter em vendas, a newsletter deve oferecer um conteúdo interessante, com boas imagens e assuntos variados, que seja relevante e que seduza o cliente cada vez mais para a compra final do produto;
  • Use e abuse dos vídeos: por meio desse formato visual, é possível mostrar mais sobre o dia a dia da empresa, produtos, ações e até mesmo abrir a possibilidade de perguntas e respostas, aproximando mais ainda os interessados no assunto;
  • Conte casos reais: a veracidade é primordial para que sua empresa tenha sucesso, assim, aposte em contar histórias de quem já usou o item ou o serviço, quais foram os impactos e mudanças no dia a dia, etc.

Por meio dessas aplicações no cotidiano de sua empresa, você consegue fortalecer ainda mais o marketing por meio da comunicação visual.

 

Comunicação visual interna

Uma empresa bem sinalizada e com integração entre todos os ambientes é muito positiva, principalmente pelo seu impacto nos colaboradores e assim, os efeitos surtidos nos clientes.

 

Nesse caso, alguns fatores de destaque são:

  • Produtos bem desenhados;
  • Serviços corretamente explicados;
  • Sinalização interna entre setores, salas e ambientações;
  • Uniforme alinhado com as áreas de atuação;
  • Papelaria de acordo com as cores e temáticas designadas.

Quando alguns desses itens não estão bem sólidos, têm-se a impressão de falta de profissionalismo e amadorismo, gerando grande desconfiança para o público.

 

Comunicação visual externa

A comunicação visual externa de sua empresa também é importante! Por isso, não menospreze o poder de uma fachada bem executada e de um bom visual.

 

É por meio dela que é possível atrair clientes, sejam aqueles que já estão indo diretamente ao estabelecimento ou aqueles que estão passando na frente do local.

 

Por isso, obter o destaque correto é o primeiro passo para que você tenha um maior potencial de atrair novos compradores.

 

É preciso foco em alguns pontos específicos, como:

  • Iluminação;
  • Decoração;
  • Logomarca e design;
  • Mostruário;
  • Letreiro personalizado.

Assim, o investimento com esses itens é de suma importância para tornar sua companhia mais atrativa e interessante para o público alvo e potenciais compradores.

 

Elementos da comunicação visual

Existem alguns elementos únicos da comunicação visual que devem ser observados em sua empresa. Veja quais são eles abaixo e tenha atenção:

 

Identidade visual

A identidade visual é um dos pontos crucias para a construção de sua empresa. Ela é um conjunto de vários elementos gráficos que criam a imagem da empresa, os valores e acentuam como os clientes a enxergam.

 

Para que uma empresa tenha mais sucesso e seja reconhecida de forma singular, é preciso destacar as melhores qualidade e assim, trabalhar em cima delas para que torne-se cada vez mais interessante.

 

É como se fosse a personalidade de sua empresa, assim, deve ser constantemente lapidada para que obtenha sucesso e fortaleça-se dentro do mercado atuante.

 

Algumas empresas que possuem suas identidades visuais únicas, são:

  • Coca-cola;
  • McDonalds;
  • Mastercard;
  • Disney.

Lembre-se que nenhuma empresa existe sem uma boa identidade visual traçada, por isso, é preciso constância e investimento para que marque presença na vida dos consumidores.

 

Branding

Um pouco diferente do conceito citado acima, branding é um conjunto de ações que são executadas de acordo com o alinhamento, posicionamento, valores e propósitos designados pela marca.

 

O principal objetivo é o de gerar uma maior conexão – seja de forma consciente ou inconsciente -, essencial para que o cliente tenha mais certeza de que está efetuando a compra do produto ou serviço correto.

 

A meta do branding é de construir sensações e afetividade entre o cliente e a marca, o que influenciará com que esse indivíduo volte a fazer negócio com você ao invés do potencial concorrente.

 

Nesse caso, é preciso atenção em alguns detalhes cruciais, como:

  • Logotipo designado;
  • Fonte escolhida;
  • Tom de voz usado;
  • Valores da empresa;
  • Pessoas e colaboradores da companhia.

Tudo isso auxilia na criação de valor do produto, tornando-o único.

 

Conforme dados da pesquisa realizada por Ana Couto Branding, cerca de 67% das pessoas preferem comprar um produto de marcas que sintam-se conectados, pagando até mais do que nos concorrentes.

 

Conceito

O conceito da marca é sobre como ela será percebida pelos clientes e interessados no produto, por isso, ter uma marca fortalecida é primordial para qualquer negócio.

 

O consumidor decidirá entre o produto do qual tenha mais notoriedade, que mais lhe impressione, mas, que também tenha um branding único.

 

São por meio das práticas de marketing que se obtém um conceito de sucesso, sendo assim, é preciso criar um bom planejamento estratégico dentro do setor de atuação.

 

Alguns pontos que devem ser preenchidos para a criação de um bom conceito de marca, são:

  • Especificidade: seja específico e claro no que sua marca pretende apresentar ou vender para o cliente final;
  • Objetividade: com brevidade e propriedade, sua marca poderá traçar o objetivo desejado, além de adotar essa propriedade nas publicações e meios de contato com o cliente;
  • Honestidade: não simule situações ou produtos dos quais sua companhia não possui, apenas aquilo que está realmente pronto para ser comprado.

Storytelling

A palavra storytelling é derivada do inglês e quer dizer “story” de história e “telling” de contar.

 

Ou seja, é nada mais nada menos do que usar de uma boa narrativa, tudo isso por meio de técnicas específicas para transmitir a mensagem de uma forma única.

 

É preciso trabalhar com uma escrita cativante, encontrar um tom que toque seus potenciais compradores, encantando-os e persuadindo-os a comprar mais de seu negócio.

 

Com o uso de um bom storytelling, têm-se:

  • Mais identificação do comprador;
  • Despertar de emoções;
  • Maior sedução do público.

Como usar comunicação visual na empresa

Como usar comunicação visual na empresa

Quer saber como conseguir utilizar a comunicação visual dentro de suas empresas? Veja abaixo mais sobre os meios mais utilizados e comece a implementar o quanto antes dentro de sua companhia.

 

Redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas das empresas, sejam elas pequenas ou grandes.

 

É por meio delas que a divulgação acontece, tanto por meio de vídeos, banners, anúncios e tantas outras possibilidades especialmente pensadas para o público alvo.

 

Além disso, por meio desse contato direto com o cliente há uma maior abertura para falar mais da companhia, quais são os valores aplicados, missões e ensinamentos cobrados no cotidiano.

 

Isso tudo contribui para um melhor conexão com potenciais usuários, além de angariar novos clientes por meio de publicações patrocinadas e anúncios bem designados.

 

Website

Por meio do website você tem a possibilidade de incluir todas as potencialidades, demonstrativos dos serviços, especificidades e todos os detalhes completos sobre sua companhia.

 

Lembre que quanto mais informações específicas, com todos os pontos cruciais para o potencial comprador e tudo aquilo que o seu cliente quer saber, só aumenta as chances de efetivamente se tornar uma compra.

 

Por isso, investir em um site de qualidade, do qual tenha um bom servidor, uma boa plataforma e uma boa assistência para o cliente, é com certeza o primeiro passo para o sucesso de seu negócio.

 

UX design

Investir em um UX Design é essencial para que sua empresa tenha uma melhor comunicação visual com o cliente ou potencial comprador.

 

A abreviação de UX significa User Experience, assim, de maneira literal quer dizer “Design de Experiência do Usuário”.

 

Portanto, o principal intuito é o de garantir a melhor experiência do uso em relação ao seu produto ou serviço oferecido.

 

O UX Design realiza vários processos dos quais compreendem quais são as necessidades do usuário, quais são os objetivos e possíveis limitações existentes.

 

Ademais, há o alinhamento de objetivos da empresa, onde desenvolve-se o que está sendo oferecido para que atenda tanto a necessidade da companhia, quanto do consumidor.

 

Por fim, o UX Design trabalha com toda a experiência do cliente, contemplando as seguintes áreas:

  • Design de interação;
  • Arquitetura da informação;
  • Design visual;
  • Psicologia;
  • Design thinking;
  • Storytelling.

Material de divulgação

O material de divulgação, por mais que pareça ultrapassado, ainda deve ser usado e aplicado para atingir públicos que não tem tanta habilidade com as tecnologias como internet ou smartphone.

 

Que tal investir em um banner chamativo na região de sua companhia? Flyers também são boas opções para disseminar seu item em sua cidade. São muitas as opções para explorar.

 

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Apostilas;
  • Livros;
  • Catálogo;
  • E-mail marketing ou newsletter;
  • Cartão de visita;
  • Adesivos
  • Calendários.

Fachada

Investir em uma boa fachada para seu negócio é essencial para conseguir converter potenciais clientes em compradores.

 

Lembre-se que essa é a primeira visão que o indivíduo tem de sua empresa, podendo levá-lo a conhecer mais sobre o item ou afastá-lo do ponto final de compra.

 

As vantagens inseridas em ter uma fachada chamativa e de qualidade, são:

  • Maior destaque de empresa no mercado;
  • Maior potencialidade de atrair clientes;
  • Maior chances de converter em vendas;
  • Maior retorno monetário;
  • Maior chamariz visual.

Ambientes internos

Pense em uma loja que você gosta muito.

 

Agora, pense em como é o visual interno desse local. É bem provável que exista uma cor predominante, móveis específicos ou algo que seja muito marcante.

 

Esses meios de comunicação encantam os clientes, seja pela memória afetiva, pela experiência adquirida ou por tantos fatores que podem ser variáveis de acordo com cada indivíduo.

 

Ambientes externos

A implementação dos ambientes externos parece não ter tanto impacto diante dos clientes, porém, ledo engano.

 

Com uma boa arquitetura traçada e um layout agradável, têm-se uma grande influencia direta no colaborador, consequentemente, há maior rendimento de trabalho e assim, maior conversão de vendas.

 

Além disso, você consegue passar uma imagem positiva sobre a organização, que é diferente de tantas outras, fortalecendo cada vez mais o branding.

 

Comunicação institucional

A comunicação institucional tem ligação direta com a identidade visual clara e bem estabelecida de uma empresa.

 

Indo muito além de uma visão bonita, é ela que explicará o que a empresa quer comunicar, transformando o que é abstrato em execução no dia a dia.

 

Assim, há um estudo detalhado sobre cores, fontes e ideias das quais podem ser usadas e aplicadas para que a empresa tenha uma maior conversão e aceitação do público.

 

Documentos, planilhas e dashboards

Quem disse que o dia a dia de sua empresa precisa ser sem graça?

 

Que tal inserir um padrão para apresentações, planilhas e até mesmo a dashboard de sua companhia?

 

Seja no fator interno ou externo, isso trará um padrão de qualidade e visual do qual deve estar sempre em ordem para que assim, fortaleça a imagem da empresa na visão do consumidor e dos colaboradores.

 

Por isso, trace quais são as colorações de sua empresa, tenha uma logo condizente, siga postagens padrões e veja seu negócio se fortalecer cada vez mais.

 

Exemplos de uso de comunicação visual na empresa

Veja abaixo alguns exemplos de comunicação visual bem aplicada em empresas de renome ao redor do mundo e inspire-se!

 

Red Bull

Exemplo de comunicação visual do red bull

A marca preocupou-se em reforçar as sensações únicas e a identidade de pessoas apaixonadas por aventura, associando assim os esportes radicais em toda a comunicação da marca.

 

Essa instalação é possível de visualizar tanto nas redes sociais, nas publicidades, nos banners e quaisquer meios de divulgação utilizados pela companhia, engrandecendo cada vez mais o branding escolhido.

 

É interessante destacar que a Red Bull possui tanta relevância no assunto que hoje tornou-se produtora de conteúdo: seja de eventos, documentários ou celebridades, ela sempre está presente de maneira pertinente.

 

Nubank

Exemplo de comunicação viusual do Nubank

O banco não usou somente de sua inovação tecnológica e propriedade nas questões financeiras, mas também de sua comunicação inovadora.

 

O banco possui conceitos aplicados de modernidade e revolução, dos quais são vistos e efetivados no dia a dia tanto do usuário, quanto dos colaboradores da companhia.

 

Com seu atendimento impecável ao cliente, ele é conhecido pela facilidade e experiência singular, o que é disseminado e reforçado pela comunicação visual.

 

Dove

Exemplo de comunicação visual da Dove

Com uma mudança de posicionamento executada com o passar dos anos, a Dove trouxe grandes questionamentos e a quebra do padrão de beleza ao redor do mundo.

 

As campanhas antigas eram focadas na hidratação do sabonete, um grande diferencial em relação aos concorrentes.

 

Porém, com o passar dos anos, adotou uma comunicação mais afetiva e empática, abrindo novas discussões sobre o que é beleza, acolhendo imperfeições e a “mulher normal”.

 

Assim, nos dias atuais, toda a comunicação e publicidade da marca gira em torno desse posicionamento, o que pode ser visto nas mulheres das propagandas, das quais são não modelos, mas sim, pessoas comuns e diferentes entre si.

 

A marca também investiu na ação Movement for Self-Esteem, programa que visa fortalecer a auto estima de crianças e adolescentes, atuando nas novas gerações.

 

Devo contratar uma empresa de comunicação visual? Como escolher?

Uma das dúvidas mais comuns por parte dos empreendedores é se é uma boa ideia realizar a contratação de uma empresa de comunicação visual ou tentar realizar por outros meios.

 

É importante compreender que é preciso uma equipe especializada no assunto, seja interna ou externa, existem profissionais altamente capacitados para desenvolver as melhores estratégias para seu negócio.

 

Se caso você tem a intenção de se aprimorar no assunto, é preciso estudar bastante, ter uma visão de negócio e desenvolver um planejamento estratégico condizente com os objetivos de seu negócio.

 

A comunicação visual é parte essencial para que sua empresa possua boas conversões, um bom fortalecimento de marca – tanto interno, quanto externo -, e bom posicionamento em relação aos concorrentes.

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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