13 de outubro de 2022
A venda para o comprador final pode ser a alegria de muitos, assim como o temor de outros, afinal, é preciso um trabalho de “formiguinha” para que aquele indivíduo sinta-se pronto para comprar seu produto ou serviço.
Mas, você sabe exatamente como acompanhar o crescimento de sua empresa? É preciso utilizar os indicadores de vendas no varejo.
Quer começar a aplicar essas métricas dentro de sua companhia, porém, não sabe muito bem por onde e como começar? Confira abaixo dicas preciosas para mudar o cenário de sua empresa!
Os indicadores são quem trazem as principais questões para os colaboradores, assim como para os comandantes e os gestores de uma empresa.
Nesse caso, demonstram quais são os próximos passos que precisam ser tomados dentro de uma empresa, quais são aqueles que devem ser evitados, o que pode ser aplicado na questão profissional dos vendedores e mais.
Mais precisamente, para os líderes de um time ou de uma empresa, eles são usados para:
Quer saber mais? Confira no vídeo abaixo quais são as melhores técnicas utilizadas pelas empresas para adentrar dentro do comércio do varejo e reproduza-as o quanto antes!
Você sabia que existem alguns indicadores que são os mais utilizados dentro do comércio, especificamente para a venda no varejo?
Saiba mais sobre cada um deles abaixo:
Aqui são avaliadas quais foram as oportunidades que os vendedores tinham para abrir vendas, onde demais métricas são usadas para avaliar a questão.
Toda empresa tem a intenção de gerar mais oportunidades, sendo assim, essa questão é chamada de lead.
Nesse caso, é preciso medir quais são essas oportunidades por meio do histórico de conversões da empresa, quais são os potenciais erros que estão sendo ocasionados e como modificar essa questão.
Ainda seguindo a questão anterior, é preciso saber qual é o número de oportunidades finalizadas de acordo com aquelas que foram geradas, ou seja, quantos se tornaram clientes.
Se o número está super baixo, pode ser que exista algum problema que está impedindo essa conversão, onde cabe uma análise mais completa para compreender o que a empresa está precisando.
É preciso um alinhamento por parte do setor de vendas, de marketing e atendimento para uma melhor compreensão do que está acontecendo.
Qual o tempo que sua empresa demora para converter um lead inicial em uma venda efetiva?
Quando esse indicador demonstra uma quantia muito grande, é uma sinalização de que é preciso atualizar os processos ou os leads que estão sendo qualificados.
É de responsabilidade do setor de marketing trabalhar para a redução desse tempo de compra, qualificando os leads para que entrem em contato com o comercial com muito mais direcionamento.
Aqui você deve compreender quais são os canais de venda que possuem mais chance de chamarem a atenção, assim como quais são os com maiores oportunidades de conversão.
Assim, você poderá verificar quais são aqueles que são mais eficientes e interessantes para o seu setor de vendas, aplicando estratégias mais efetivas e funcionais.
Ao invés de perder esforços e dinheiro com canais que possuem retorno, você pode direcionar para o local certo e ter muito mais retorno positivo.
A quantia do ticket médio mostra qual o valor em que cada cliente costuma gastar na empresa. Ele costuma ser utilizado em estratégias tanto de upsell quanto de cross selling.
Além disso, há a possibilidade de verificar o valor do ticket médio de acordo com cada vendedor em específico, entendendo assim porque alguns deles possuem resultados melhores do que outros.
É importante sempre compreender essa questão para alinhar o trabalho em equipe e não para tornar os colaboradores rivais! Você com certeza não vai querer isso dentro de seu time.
Você sabe exatamente qual é o valor gasto pela sua companhia para que consiga conquistar um cliente? É por meio do CAC que você sabe se essa ação retorna com lucro ou não!
Esse custo costuma ser ignorado, o que é um grande erro!
Para obter essa quantia é muito fácil: basta dividir a soma dos investimentos aplicados para conseguir um cliente pelo valor de pessoas conquistadas dentro de certo período.
Dentro desse cálculo, é preciso que tenha:
Por fim, quantas pessoas realmente finalizam a venda em sua empresa?
A conversão é o objetivo final dentro do setor comercial, assim, é preciso que tenha uma boa taxa dessa métrica para que possa ter sucesso.
Conhecido também como valor de tempo de vida do cliente, ele mede qual o valor do lucro que cada indivíduo gera para a empresa diante de certo período de tempo.
Para calcular esse valor, é muito simples:
Quando o valor do LTV é alto, a quantia de aquisição é compensada, assim, é comum que no começo de um negócio, o cliente não traga lucros para a companhia.
O pagamento começa a se tornar efetivo apenas após algum certo tempo, ampliando assim a necessidade de ser acompanhado.
Quer saber o que você precisa fazer para começar a implementar os indicadores de vendas o quanto antes dentro de sua empresa, especificamente para o setor de varejo?
Acompanhe algumas dicas abaixo e pense sobre como inseri-las no dia a dia de sua companhia:
Quer saber como implementar esses processos empresariais com mais cuidados e precisão dentro de sua empresa? Confira abaixo mais no podcast de Marcelo Germano com o entrevistado Thiago Cardoso da Brains.
Agora que você realizou a aplicação dos indicadores de vendas dentro do setor de sua empresa, é preciso realizar o acompanhamento dos mesmos com cuidado e precisão para que não sejam em vão!
Nesse caso:
Quer saber como aumentar as vendas dentro do varejo de sua empresa? Confira mais abaixo no podcast EAG e saiba como vender milhões rapidamente!
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