4 de julho de 2022
O processo de vendas é parte primordial de empresas que querem ter uma alta conversão de seus produtos e serviços oferecidos, afinal, é preciso uma cadeia bem estabelecida de processos para que aconteça essa continuidade. Não sabe bem ao certo qual é o melhor procedimento para adotar em sua companhia? Confira aqui em nosso post como funciona, porque é importância estabelecer essa ação e muito mais.
O processo de vendas é estabelecido por meio de várias etapas tanto do setor comercial quanto do representante em si, onde há uma larga pesquisa de mercado até mais informações sobre o fechamento da venda. Essa quantidade de passos pode ser variável de acordo com cada companhia, além de qual item é comercializado.
O processo de vendas é importante por muitos motivos além da efetividade de vendas, mas também:
Por isso, que tal começar a entender de vez como aplicar esse procedimento em seu dia a dia? Confira mais abaixo da justificativa do por que ter um processo de vendas em sua organização e entenda melhor!
Quer saber exatamente quais são as etapas de venda contidas dentro de um processo de vendas correto e bem estabelecido? Confira abaixo!
Primeiramente, é preciso entender que não existe venda sem conexão! Seja a conexão com o produto, com o serviço oferecido, com a história apresentada, solução de problema e até mesmo com o próprio vendedor, é preciso criar essa ligação. Quantos produtos você já comprou que muitas das vezes, não tinha nenhuma necessidade, porém, foi convencido por um ótimo comerciante?
Outro ponto que deve fazer parte do dia a dia do setor comercial é ter conhecimento sobre o mercado em que a empresa está inserida e quais são as tendências que o permeiam. É preciso estar constantemente atualizado sobre o comércio, sobre bolsa de valores, sobre negócios relacionados, sobre marketing digital… estar por dentro das novidades de tudo que te rodeia é um processo primordial! O vendedor deve ter entendimento da “dor” do potencial cliente, do porque ele quer adquirir aquele item em específico, conversando de igual para igual e assim, convencendo-o de quem realmente essa é a solução.
O comerciante deve ter um script de vendas pronto para não somente apresentar o produto em questão para o comprador, mas também, para combater e driblar as objeções que serão realizadas. O bom script é aquele composto para sanar demais dúvidas e questionamentos do indivíduo, convencendo o mais ainda de realizar a compra e reforçando a qualidade e missão do serviço oferecido. Esse “roteiro” de vendas é essencial para que compras consistentes aconteçam dentro da empresa, afinal, a parte comercial é sobre colocar o comprador no centro do problema e assim, lhe dar a solução. Clique no vídeo abaixo do podcast EAG e saiba mais detalhes sobre o processo de vendas, como funciona essa ação dentro do EAG e muito mais!
O fluxograma de vendas é um sistema designado para organizar as etapas de todo o processo de vendas. Dessa maneira, é possível visualizar todas as etapas comerciais desse procedimento: tarefas, pessoas responsáveis e atividades. Veja abaixo o que deve conter em um fluxograma de vendas e inspire-se:
Essas são algumas das principais ações que devem ser criadas em sua companhia para acelerar o processo de venda. Você também pode personalizá-la de acordo com os princípios de sua organização.
E claro, existem muitos erros que sua equipe pode estar cometendo dentro de sua empresa que podem estar impactando no processo de vendas. Confira quais são eles abaixo:
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