9 de junho de 2021
Implantar processos é essencial para que possamos repetir resultados extraordinários.
No entanto, muitas empresas cometem um grande erro:
Burocratizam demais os processos, as vezes no intuito de evitar erros.
E isso faz com que os processo se tornem difíceis de ser aplicados, o que os tornam ineficientes.
Então, se você quer e precisa implantar processos extraordinários para ter uma cultura de resultados…
Trabalhe uma cultura de confiança na sua empresa, e mantenha os processos o mais simples possível.
Antes de mais nada, você sabe o por quê é ideal implantar processos simples?
É porque você lida com pessoas diferentes.
Portanto, a curva de aprendizado não é a mesma, por exemplo.
Quando você implanta processos simples…
As chances são de que qualquer pessoa, ao replicar o processo, obtenham o mesmo resultado ou resultado semelhante.
Basicamente, você garante que os seus colaboradores repliquem um passo a passo que já foi validado…
E que dará resultados extraordinários.
Então, o que são processos simples?
São processos que tem um passo a passo claro, objetivo e que qualquer pessoa possa executar.
Lembre-se sempre de que, se não for possível qualquer pessoa replicar…
Então o seu processo está burocrático.
Por isso, é interessante que você faça o teste, antes de definir e implantar o processo.
Antes de desenhar ou escrever os processos, você precisa ir ao campo de batalha.
Ou seja, onde o processo vai ser executado.
Ao chegar no local, você irá observar o que as pessoas que vão executar os processos estão fazendo.
Nessa etapa de observação, é importante você anotar cada passo que a pessoa executa.
Após observar, chegou a hora de desenhar ou escrever o passo a passo que você observou.
O ideal é que você faça isso em um papel grande, como uma cartolina, por exemplo.
Escreva o passo a passo que você observou.
Depois, é só colocar em uma parede visível para que as pessoas possam ver.
Daí, é só fazer o seguinte:
Chame as pessoas que vão executar o processo;
Entregue post-it para cada uma delas;
E fale o seguinte:
“Pessoal, esse é o processo das atividades que vocês estão fazendo.”
“Então, se alguém tiver alguma sugestão de melhoria…
É só anotar no post-it e colar nesse processo.
Daqui uma semana eu vou voltar e recolher suas sugestões para melhorar o processo.”
E assim, você testa as sugestões para tornar o processo mais eficiente.
Porque quando você coloca as pessoas que executam os processos pra dar opiniões…
Você está trabalhando uma cultura de confiança, na sua empresa.
Então, você coloca as pessoas para participarem da melhoria contínua para implantar processos.
Afinal de contas, quem pode melhorar o processo, é quem executa o processo.
E ao colocar em execução as sugestões do seu time…
Você valida em campo o que deu certo, o que não deu certo, e se essas sugestões tornaram o processo mais eficiente.
Se sim, você continua replicando esse novo desenho dos processos.
E quando precisar implantar processo novo ou melhorá-lo…
Já sabe como fazer, certo?
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