Vendas no varejo: o que é? Como funciona? 5 Ações para aumentar lucros
30.11.2022 O varejo é um dos maiores dominadores de vendas dentro do comércio brasileiro, onde no mês de janeiro de 2022 representou a segundo maior alta no indicador, crescendo 2,1%, segundo dados do IBGE.
Você já tem essa atuação em suas vendas, comandante? Se não, pode ser o momento de começar a inserir dentro do planejamento de sua empresa e verificar os primeiros resultados o quanto antes.
Confira abaixo um guia completo para iniciar essa ação dentro de sua companhia e veja os resultados aparecerem o quanto menos esperar!
O que significa vendas no varejo?
A venda no varejo é um modo de venda em que as empresas realizam transações de maneira direta para o cliente, onde pode ser via loja ou e-commerce. A outra forma mais comum de venda é o atacado, onde as transações acontecem de empresa para empresa.Como funciona venda em varejo?
A venda em varejo possui algumas especificações únicas, são elas:Produto
O produto é o foco dessa transação, assim, pode ser desde alimentação, cosméticos, roupas e muito mais. Esses itens são divididos entre duráveis e não duráveis:- Duráveis: tem tempo de usabilidade maior, como é o caso de celulares e livros;
- Não duráveis: aqui o exemplo pode ser a alimentação, onde deixará de existir depois de certo tempo.
Valor
É preciso saber precificar da maneira correta para que não fique muito caro e nem muito barato, por isso, é necessário uma avaliação completa de custos e de despesas de forma prévia. Um mesmo produto pode ter custos diferentes para cada empresa, por isso, o preço final será diferente na maioria dos casos.Local de venda
O ponto de venda também tem interferência no valor que será aplicado, isso porque aquele item que é vendido na zona mais nobre da cidade, provavelmente será mais caro do que no local mais popular. Isso acontece para que atinja uma margem de lucro satisfatória para o vendedor e também o fornecedor.Apresentação do produto
A forma que o produto é vendido também importa, afinal, é preciso encantar o consumidor para que tenha interesse em comprar e até mesmo fazer propaganda para outros potenciais compradores. Nesse caso, se for um produto, é preciso que tenha uma embalagem bonita, uma cor chamativa e claro, que o item tenha qualidade. No caso do oferecimento de serviço, o ambiente deve estar favorável a compra, o som agradável, os atendentes comunicativos e que tudo esteja propício para que a venda seja incentivada e concluída.Comunicação
Aqui o marketing e o alinhamento da equipe são peças chave para que o cliente sinta-se convencido e finalize a compra. Nesse caso, vale a pena investir em redes sociais, estratégias de publicidade e claro, em pessoas que realmente sejam encantadas pelo o que está sendo oferecido. Faça a capacitação da sua equipe de vendas para que preste o melhor atendimento para o público-alvo.O que um vendedor do varejo faz?
Primeiramente, é preciso saber o que é CHA, que é a sigla para "Conhecimentos, Habilidades e Atitudes", o que um profissional deve ter para executar certa ação ou função. Geralmente isso é definido por cada equipe de uma empresa, assim, é preciso que:Conhecimentos
- O vendedor deve saber a história da empresa;
- Saber quais são os valores, metas e objetivos traçados;
- Compreender informações completas sobre serviços e produtos que oferecerá;
- Entender mais sobre seus concorrentes e como está o mercado de atuação.
Habilidades
- Deve ter uma alta capacidade de organização;
- Prestar um bom atendimento ao público;
- Identificar o cliente e o atendimento propício para cada um;
- Entender sobre as melhores técnicas de venda;
- Saber lidar com situações difíceis.
Atitudes
- Lidar com confiança com as situações do dia a dia;
- Prospectar novos clientes;
- Tomar a iniciativa em várias decisões;
- Observar a cartela de clientes - ativos ou não;
- Saber efetuar o fechamento no momento certo.
Como alavancar as vendas no varejo?
Quer saber como vender melhor no varejo? Confira abaixo algumas dicas exclusivas do entrevistado especial, Dino Gueno, no podcast abaixo e comece a aplicar dentro de seu negócio o quanto antes. Dino é empreendedor, palestrante e especialista em vendas no varejo, onde por meio de seus ensinamentos, já ajudou vários comandantes a venderem mais de R$4 bilhões por meio de seu método especial, Redes Milionárias. Esse método também inspirou com que escrevesse o livro "A Loja que Vende", outro sucesso de vendas e que deve estar na sua lista de livros para ler e aplicar dentro de seu negócio. Saiba mais abaixo! https://youtu.be/dds4ezWgNPw [su_button url="https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1" target="blank" style="glass" background="#ec0025" color="#ffffff" size="8" center="yes" radius="round" icon="icon: youtube-play"]Inscreva-se no canal[/su_button]1 - Posicionamento milionário
Aqui, é preciso que você pense em como você deseja que sua empresa seja lembrada pelos seus consumidores ou potenciais compradores. É com esse parâmetro que você consegue comprar e fornecer o melhor para seu cliente, reduzindo assim itens encalhados, baixa no faturamento e no lucro, por exemplo. No final, tudo isso vai te proporcionar uma melhor conversão de interessados e compradores efetivos de seu negócio.2 - Time milionário
De nada adianta ter um super posicionamento, um planejamento estratégico específico e bem traçado, porém, não ter as pessoas certas para executarem o que está sendo ali aplicado. Por isso, você deve ter os colaboradores mais precisos para que sua empresa saia do comum e consiga vender cada vez mais, sempre prestando o melhor atendimento, acompanhamento e pós venda do negócio.3 - Calendário milionário
Mesmo que seu negócio seja de âmbito nacional, é preciso que você pense de forma regional em suas ações, traçando assim estratégias específicas para o ponto de atuação. Muitas empresas possuem filiais em vários cantos do país, assim, é preciso que você pense no linguajar local, nos eventos que movem a cidade e também as pessoas que ali vivem, direcionando seu atendimento e marketing aplicado.4 - Alcance milionário
Como sua marca está entregando os serviços para os potenciais compradores? Esse é um dos primeiros pontos para que consiga atingir cada vez mais um alcance único e que se destaque por entre seu nicho de atuação.5 - Sortimento milionário
Por fim, aqui é um resultado de todas as ações anteriormente executadas, onde você aprende a comprar com mais sabedoria, expor seu produto com mais direcionamento, assim como realizar a propaganda correta. Somente quem compra bem, vende bem, assim, é preciso ter certeza do que terá mais saída dentro de certo período, quais são as ações que mais funcionam naquela estação, qual o atendimento que melhor funciona. Tudo isso será primordial para que você tenha bons resultados e um ótimo retorno dentro de sua companhia.5 ações para aumentar as vendas no varejo
Você sabe quais são as ações mais indicadas para conseguir aumentar as vendas dentro do varejo? Um dos primeiros passos é compreender a necessidade do marketing de varejo e como aplicá-lo corretamente. Veja abaixo algumas estratégias de vendas para o varejo e aplique sem seu negócio hoje mesmo!1. Ter um sistema que gere dados automáticos
Um dos primeiros passos é conseguir captar a emoção das pessoas, compreendendo assim:- Quais são os produtos que mais vendem;
- Se são suscetíveis a sazonalidade ou não;
- Quais são os insights preciso para ativar o poder de compra do cliente.
2. Aplicar os conceitos de comunicação visual
Você está trabalhando o seu marketing visual da maneira mais precisa e direcionada? A publicidade e a boa venda dentro de seu negócio são uns dos primeiros passos para que consiga chamar a atenção do seu cliente, despertando assim o interesse dele de compra. Por isso, vale a pena focar em:- Uma logo interessante;
- Uma identidade visual condizente a marca;
- Estratégia de envolvimento e sedução do cliente que destaque essas informações.
3. Usar a Programação Neurolinguistica
Você sabe o que é programação neurolinguística? Ela nada mais é do que um estudo do cliente para que a venda possa ser mais direcionada e se tornar efetiva. Nesse caso, você deve observar:- Como o cliente se comporta com sua venda;
- Quais são as expressões faciais;
- O que ele está falando e informando seja pela comunicação, pelo posicionamento do corpo ou demais detalhes;
- Se o corpo da pessoa está possibilitando o direcionamento de sua venda.
4. Usar a estratégia pregão de guerra
Você já ouviu falar no método Pregão de Guerra? Essa é uma forma de venda desenvolvida pelo especialista Alexandre Jacques, onde todas as pessoas de sua equipe, até aquelas que não são vendedoras, são colocadas no processo de atendimento ao cliente e de angariação de novos compradores. O método promete a venda de um mês de faturamento em apenas uma semana! Você tem resultados surpreendentes e únicos.5. Fazer gestão à vista
Por fim, realizar a gestão à vista é outro processo primordial para que seu time fique cada vez mais engajado e a par de tudo que está acontecendo. Essa ação nada mais é do que deixar todos os números, dados e questões sobre suas vendas dispostas para os participantes de sua equipe, assim, sabem exatamente o que precisa ser feito para atingir as metas traçadas. Quer saber mais sobre as vendas dentro do comércio de varejo? Confira abaixo no podcast EAG dicas do especialista Felipe Noronha e fique ligado! https://youtu.be/Cynk6LweWa4 [su_button url="https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1" target="blank" style="glass" background="#ec0025" color="#ffffff" size="8" center="yes" radius="round" icon="icon: youtube-play"]Inscreva-se no canal[/su_button] Quer começar a ter uma empresa cada vez mais autogerenciável e que bate metas cada vez mais surpreendentes? Pode ser a hora de fazer o programa EAG, onde por meio de 6 pilares únicos, você vai decolar suas vendas dentro do comércio de varejo. Nosso programa já atendeu a milhares de comandantes, ajudando com que o faturamento dobrasse e facilitando a abertura de novas filiais graças a esse método. Converse com nossos especialistas e comece o quanto antes!QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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