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Vendas no varejo: o que é? Como funciona? 5 Ações para aumentar lucros

30 de novembro de 2022

O varejo é um dos maiores dominadores de vendas dentro do comércio brasileiro, onde no mês de janeiro de 2022 representou a segundo maior alta no indicador, crescendo 2,1%, segundo dados do IBGE.

 

Você já tem essa atuação em suas vendas, comandante? Se não, pode ser o momento de começar a inserir dentro do planejamento de sua empresa e verificar os primeiros resultados o quanto antes.

 

Confira abaixo um guia completo para iniciar essa ação dentro de sua companhia e veja os resultados aparecerem o quanto menos esperar!

 

O que significa vendas no varejo?

O que significa vendas no varejo?

A venda no varejo é um modo de venda em que as empresas realizam transações de maneira direta para o cliente, onde pode ser via loja ou e-commerce.

 

A outra forma mais comum de venda é o atacado, onde as transações acontecem de empresa para empresa.

 

Como funciona venda em varejo?

A venda em varejo possui algumas especificações únicas, são elas:

 

Produto

O produto é o foco dessa transação, assim, pode ser desde alimentação, cosméticos, roupas e muito mais.

 

Esses itens são divididos entre duráveis e não duráveis:

  • Duráveis: tem tempo de usabilidade maior, como é o caso de celulares e livros;
  • Não duráveis: aqui o exemplo pode ser a alimentação, onde deixará de existir depois de certo tempo.

Valor

É preciso saber precificar da maneira correta para que não fique muito caro e nem muito barato, por isso, é necessário uma avaliação completa de custos e de despesas de forma prévia.

 

Um mesmo produto pode ter custos diferentes para cada empresa, por isso, o preço final será diferente na maioria dos casos.

 

Local de venda

O ponto de venda também tem interferência no valor que será aplicado, isso porque aquele item que é vendido na zona mais nobre da cidade, provavelmente será mais caro do que no local mais popular.

 

Isso acontece para que atinja uma margem de lucro satisfatória para o vendedor e também o fornecedor.

 

Apresentação do produto

A forma que o produto é vendido também importa, afinal, é preciso encantar o consumidor para que tenha interesse em comprar e até mesmo fazer propaganda para outros potenciais compradores.

 

Nesse caso, se for um produto, é preciso que tenha uma embalagem bonita, uma cor chamativa e claro, que o item tenha qualidade.

 

No caso do oferecimento de serviço, o ambiente deve estar favorável a compra, o som agradável, os atendentes comunicativos e que tudo esteja propício para que a venda seja incentivada e concluída.

 

Comunicação

Aqui o marketing e o alinhamento da equipe são peças chave para que o cliente sinta-se convencido e finalize a compra.

 

Nesse caso, vale a pena investir em redes sociais, estratégias de publicidade e claro, em pessoas que realmente sejam encantadas pelo o que está sendo oferecido.

 

Faça a capacitação da sua equipe de vendas para que preste o melhor atendimento para o público-alvo.

 

O que um vendedor do varejo faz?

Primeiramente, é preciso saber o que é CHA, que é a sigla para “Conhecimentos, Habilidades e Atitudes”, o que um profissional deve ter para executar certa ação ou função.

 

Geralmente isso é definido por cada equipe de uma empresa, assim, é preciso que:

 

Conhecimentos

  • O vendedor deve saber a história da empresa;
  • Saber quais são os valores, metas e objetivos traçados;
  • Compreender informações completas sobre serviços e produtos que oferecerá;
  • Entender mais sobre seus concorrentes e como está o mercado de atuação.

Habilidades

  • Deve ter uma alta capacidade de organização;
  • Prestar um bom atendimento ao público;
  • Identificar o cliente e o atendimento propício para cada um;
  • Entender sobre as melhores técnicas de venda;
  • Saber lidar com situações difíceis.

Atitudes

  • Lidar com confiança com as situações do dia a dia;
  • Prospectar novos clientes;
  • Tomar a iniciativa em várias decisões;
  • Observar a cartela de clientes – ativos ou não;
  • Saber efetuar o fechamento no momento certo.

É preciso que ele tenha várias dessas características para que sua empresa tenha o melhor atendimento e consequentemente, as maiores quantidades de vendas!

 

Como alavancar as vendas no varejo?

Quer saber como vender melhor no varejo? Confira abaixo algumas dicas exclusivas do entrevistado especial, Dino Gueno, no podcast abaixo e comece a aplicar dentro de seu negócio o quanto antes.

 

Dino é empreendedor, palestrante e especialista em vendas no varejo, onde por meio de seus ensinamentos, já ajudou vários comandantes a venderem mais de R$4 bilhões por meio de seu método especial, Redes Milionárias.

 

Esse método também inspirou com que escrevesse o livro “A Loja que Vende”, outro sucesso de vendas e que deve estar na sua lista de livros para ler e aplicar dentro de seu negócio. Saiba mais abaixo!

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1 – Posicionamento milionário

Aqui, é preciso que você pense em como você deseja que sua empresa seja lembrada pelos seus consumidores ou potenciais compradores.

 

É com esse parâmetro que você consegue comprar e fornecer o melhor para seu cliente, reduzindo assim itens encalhados, baixa no faturamento e no lucro, por exemplo.

 

No final, tudo isso vai te proporcionar uma melhor conversão de interessados e compradores efetivos de seu negócio.

 

2 – Time milionário

De nada adianta ter um super posicionamento, um planejamento estratégico específico e bem traçado, porém, não ter as pessoas certas para executarem o que está sendo ali aplicado.

 

Por isso, você deve ter os colaboradores mais precisos para que sua empresa saia do comum e consiga vender cada vez mais, sempre prestando o melhor atendimento, acompanhamento e pós venda do negócio.

 

3 – Calendário milionário

Mesmo que seu negócio seja de âmbito nacional, é preciso que você pense de forma regional em suas ações, traçando assim estratégias específicas para o ponto de atuação.

 

Muitas empresas possuem filiais em vários cantos do país, assim, é preciso que você pense no linguajar local, nos eventos que movem a cidade e também as pessoas que ali vivem, direcionando seu atendimento e marketing aplicado.

 

4 – Alcance milionário

Como sua marca está entregando os serviços para os potenciais compradores?

 

Esse é um dos primeiros pontos para que consiga atingir cada vez mais um alcance único e que se destaque por entre seu nicho de atuação.

 

5 – Sortimento milionário

Por fim, aqui é um resultado de todas as ações anteriormente executadas, onde você aprende a comprar com mais sabedoria, expor seu produto com mais direcionamento, assim como realizar a propaganda correta.

 

Somente quem compra bem, vende bem, assim, é preciso ter certeza do que terá mais saída dentro de certo período, quais são as ações que mais funcionam naquela estação, qual o atendimento que melhor funciona.

 

Tudo isso será primordial para que você tenha bons resultados e um ótimo retorno dentro de sua companhia.

 

5 ações para aumentar as vendas no varejo 

Você sabe quais são as ações mais indicadas para conseguir aumentar as vendas dentro do varejo? Um dos primeiros passos é compreender a necessidade do marketing de varejo e como aplicá-lo corretamente.

 

Veja abaixo algumas estratégias de vendas para o varejo e aplique sem seu negócio hoje mesmo!

 

1. Ter um sistema que gere dados automáticos

Um dos primeiros passos é conseguir captar a emoção das pessoas, compreendendo assim:

  • Quais são os produtos que mais vendem;
  • Se são suscetíveis a sazonalidade ou não;
  • Quais são os insights preciso para ativar o poder de compra do cliente.

Ao entender mais a fundo o sentimento de compra do consumidor, você tem muito mais potencialidade de venda e também de conversão.

 

2. Aplicar os conceitos de comunicação visual

Você está trabalhando o seu marketing visual da maneira mais precisa e direcionada?

 

A publicidade e a boa venda dentro de seu negócio são uns dos primeiros passos para que consiga chamar a atenção do seu cliente, despertando assim o interesse dele de compra.

 

Por isso, vale a pena focar em:

  • Uma logo interessante;
  • Uma identidade visual condizente a marca;
  • Estratégia de envolvimento e sedução do cliente que destaque essas informações.

Lembre-se que você deseja deixar a marca em destaque para que o consumidor tenha essa memória pronta no caso de definir que efetuará a compra.

 

3. Usar a Programação Neurolinguistica  

Você sabe o que é programação neurolinguística? Ela nada mais é do que um estudo do cliente para que a venda possa ser mais direcionada e se tornar efetiva.

 

Nesse caso, você deve observar:

  • Como o cliente se comporta com sua venda;
  • Quais são as expressões faciais;
  • O que ele está falando e informando seja pela comunicação, pelo posicionamento do corpo ou demais detalhes;
  • Se o corpo da pessoa está possibilitando o direcionamento de sua venda.

Tudo isso pode te ajudar a saber qual é o momento de compra do cliente e até quando não é uma boa ideia tentar realizar esse processo, portanto, tenha cuidado e saiba entender mais sobre o indivíduo.

 

4. Usar a estratégia pregão de guerra

Você já ouviu falar no método Pregão de Guerra?

 

Essa é uma forma de venda desenvolvida pelo especialista Alexandre Jacques, onde todas as pessoas de sua equipe, até aquelas que não são vendedoras, são colocadas no processo de atendimento ao cliente e de angariação de novos compradores.

 

O método promete a venda de um mês de faturamento em apenas uma semana! Você tem resultados surpreendentes e únicos.

 

5. Fazer gestão à vista

Por fim, realizar a gestão à vista é outro processo primordial para que seu time fique cada vez mais engajado e a par de tudo que está acontecendo.

 

Essa ação nada mais é do que deixar todos os números, dados e questões sobre suas vendas dispostas para os participantes de sua equipe, assim, sabem exatamente o que precisa ser feito para atingir as metas traçadas.

 

Quer saber mais sobre as vendas dentro do comércio de varejo? Confira abaixo no podcast EAG dicas do especialista Felipe Noronha e fique ligado!

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Quer começar a ter uma empresa cada vez mais autogerenciável e que bate metas cada vez mais surpreendentes?

 

Pode ser a hora de fazer o programa EAG, onde por meio de 6 pilares únicos, você vai decolar suas vendas dentro do comércio de varejo.

 

Nosso programa já atendeu a milhares de comandantes, ajudando com que o faturamento dobrasse e facilitando a abertura de novas filiais graças a esse método.

 

Converse com nossos especialistas e comece o quanto antes!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério